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1. O Nascimento de Vênus, de Sérgio Botticelli (original)
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1/16 (Anna Utopia Giordano / Reprodução)
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2. O Nascimento de Vênus, de Sérgio Botticelli (editado)
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2/16 (Anna Utopia Giordano / Reprodução)
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3. Vênus, de Francesco Hayez
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3/16 (Anna Utopia Giordano / Reprodução)
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4. O Poder de Vênus, de Westal Richard (original)
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4/16 (Anna Utopia Giordano / Reprodução)
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5. O Poder de Vênus, de Westal Richard (editada)
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5/16 (Anna Utopia Giordano / Reprodução)
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6. Vênus Olhando-se Ao Espelho, de Diego Velázquez (original)
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6/16 (Anna Utopia Giordano / Reprodução)
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7. Vênus Olhando-se Ao Espelho, de Diego Velázquez (editada)
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7/16 (Anna Utopia Giordano / Reprodução)
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8. Alegoria do Triunfo de Vênus, de Agnolo Bronzino
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8/16 (Anna Utopia Giordano / Reprodução)
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9. Vênus de Urbino, de Ticiano Vecellio (original)
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9/16 (Anna Utopia Giordano / Reprodução)
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10. Vênus de Urbino, de Ticiano Vecellio (editada)
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10/16 (Anna Utopia Giordano / Reprodução)
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11. Vênus Anadiômena, de Jean Auguste Dominique Ingres
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11/16 (Anna Utopia Giordano / Reprodução)
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12. O Nascimento de Vênus, de Alexandre Cabanel (original)
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12/16 (Anna Utopia Giordano / Reprodução)
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13. O Nascimento de Venus, de Alexandre Cabanel (editada)
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13/16 (Anna Utopia Giordano / Reprodução)
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14. O Nascimento de Vênus, de William-Adolphe Bouguereau
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14/16 (Anna Utopia Giordano / Reprodução)
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15. Vênus Dormindo, de Artemisia Gentileschi (original)
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15/16 (Anna Utopia Giordano / Reprodução)
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16. Vênus Dormindo, de Artemisia Gentileschi (editada)
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16/16 (Anna Utopia Giordano / Reprodução)
São Paulo – O conceito de beleza não é estático. Para ver isso, basta olhar para o quadro “O Nascimento de Vênus”, de Sandro Botticelli.
Se comparada com os padrões atuais, a deusa que figura no centro da pintura do século 15 estaria alguns quilos acima do peso ideal. Com a ajuda do Photoshop, a artista italiana Anna Utopia Giordano resolveu o “problema”.
No trabalho intitulado “Vênus”, ela fez uma lipoaspiração gráfica nessa e em outras nove musas criadas por pintores da arte Renascentista. Ao adaptar a beleza mais rechonchuda das deusas para uma versão mais enxuta, Anna quis refletir a sociedade contemporânea, a urgência de ser aceito e a transformação da aparência em ser.
O resultado são imagens de mulheres com barrigas retas, coxas bem menos grossas, quadris menos largos e cinturas mais finas. Imagens bem diferentes daquelas que, alguns séculos atrás, eram consideradas símbolos da beleza ideal.
Confira ao lado as imagens de antes e depois da edição.