Casual

Apartamento expansível em Paraisópolis

São Paulo - Esse projeto ao lado é assinado pelo premiado arquiteto chileno Alejandro Aravena e as obras para levantá-lo devem começar no mês de agosto. Ele faz parte da revitalização da favela de Paraisópolis, a segunda maior na cidade de São Paulo. O destaque está nas consequências sociais desse projeto: Aravena quer que o […]

paraisopolis-elemental-divulgacao-2-jpg.jpg

paraisopolis-elemental-divulgacao-2-jpg.jpg

Diogo Max

Diogo Max

Publicado em 24 de junho de 2011 às 14h39.

Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 09h34.

São Paulo - Esse projeto ao lado é assinado pelo premiado arquiteto chileno Alejandro Aravena e as obras para levantá-lo devem começar no mês de agosto. Ele faz parte da revitalização da favela de Paraisópolis, a segunda maior na cidade de São Paulo. O destaque está nas consequências sociais desse projeto: Aravena quer que o imóvel para as pessoas de baixa renda, feitos pelo governo, se torne um investimento rentável e valorizado ao longo dos anos.  
 
Esse projeto, além de querer manter as redes sociais existentes dentro da comunidade, conta com apartamentos duplex e triplex, construídos "pela metade". Ou seja, a área inicial de cada um deles é de 55 metros quadrados, mas a família pode utilizar o dinheiro da poupança e expandi-lo para 65 metros quadrados - para evitar desorganização, o projeto final de crescimento do apartamento está definido previamente.
 
Apesar do baixo custo, esses imóveis têm vocação para ser de classe média. E aqui a arquitetura se funde ao panorama econômico do Brasil, em que mais pessoas se tornam parte desse novo estrato social. Por isso, na planta, o apartamento tem o banheiro distante da sala de estar e as salas contam com sacada e a cozinha, com uma área de serviço.

Acompanhe tudo sobre:DesignHabitação no BrasilInovação

Mais de Casual

O único restaurante japonês a ter 2 estrelas Michelin em São Paulo volta com tudo

Quanto custa viajar para Santiago, no Chile?

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores