Casual

Análise: os pontos fundamentais para a vitória dos Warriors na NBA

Com 26 pontos e 13 rebotes, ala marcou o segundo duplo-duplo seguido na série contra Boston

 (Ezra Shaw/Getty Images)

(Ezra Shaw/Getty Images)

AO

Agência O Globo

Publicado em 14 de junho de 2022 às 08h41.

No mundo dos esportes, o ditado "o feitiço virou contra o feiticeiro" é utilizado, por exemplo, quando uma equipe vê algo em que ela é especialista sendo usada contra ela. Nesta segunda-feira, na vitória do Golden State Warriors por 104 a 94 contra o Boston Celtics pelo jogo cinco das finais da NBA, os Warriors mostraram grande maturidade quando viram duas de suas maiores armas sendo colocada contra o time.

Referência nas bolas de três desde o começo da parceria entre Stephen Curry e Klay Thompson, os Warriors tiveram aproveitamento de apenas 22,5% no perímetro (9/40, sendo cinco de Thompson e três de Jordan Poole).

Curry, considerado por muitos o maior arremessador da história da NBA, não marcou nenhuma bola de três. Foi a primeira vez que isso aconteceu desde 2018 em jogos gerais (233) e a primeira da carreira nos playoffs (132 partidas).

No lado dos Celtics, o aproveitamento foi melhor: 34,4% (11/32). Além disso, a franquia de Boston, numa noite de Warriors, foi a dona do "terceiro quarto da morte". Depois de ir para o intervalo com desvantagem de 12 pontos, com o placar em 51 a 39, o time de Ime Udoka anotou 35 pontos e saiu perdendo por apenas 75 a 74 — Jordan Poole marcou a cesta da virada num novo buzzer-beater do meio da quadra.

Mesmo assim, os Warriors, em grande noite de Andrew Wiggins (26 pontos, 13 rebotes, duas assistências, duas roubadas e nenhum turnover), conseguiram anestesiar as armas do Boston Celtics para sair com a vitória.

Com o triunfo, o Golden State está a apenas uma vitória de conquistar o sétimo titulo da franquia — quarto nos últimos oito anos — e se tornar a terceira com mais canecos de NBA. Na próxima quinta-feira, às 22h (horário de Brasília), em Boston, os Warriors terão a primeira chance de levantar o troféu. A partida terá transmissão da Band na TV aberta e da ESPN na TV fechada.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

Acompanhe tudo sobre:BasqueteNBA

Mais de Casual

A costura criativa como o hobby de Dilma Campos, fundadora da Nossa Praia

'Um Simples Acidente', de Jafar Pahani, ganha Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2025

Kleber Mendonça Filho recebe prêmio de melhor direção em Cannes por 'O Agente Secreto'

Wagner Moura vence prêmio de Melhor Ator em Cannes por 'O Agente Secreto'