Casual

Análise: com direito a recorde, trio brilha e carrega Boston Celtics para a vitória na NBA

Juntos, Tatum, Brown e Smart anotaram 77 dos 116 pontos dos Celtics no jogo quatro das finais

Jayson Tatum do Boston Celtics. (Ezra Shaw/Getty Images)

Jayson Tatum do Boston Celtics. (Ezra Shaw/Getty Images)

AO

Agência O Globo

Publicado em 9 de junho de 2022 às 11h09.

Embora se enfrentem a cada três dias, Boston Celtics e Golden State Warriors têm guardado diferentes histórias para cada jogo das finais da NBA. No primeiro, Al Horford e Derrick White decidiram no fim. No segundo, Stephen Curry e o "aprendiz" Jordan Poole resolveram para os Warriors.

Na noite desta quarta-feira, na primeira partida das finais no TD Garden, o trio dos Celtics, com direito a quebra de recorde, liderou a franquia de Boston para a vitória por 116 a 100 e o 2-1 na série.

Pela primeira vez desde o Los Angeles Lakers em 1984, três jogadores do mesmo time anotaram pelo menos 20 pontos, cinco rebotes e cinco assistências em um jogo de final de NBA. Foi a marca alcançada por Jayson Tatum, Jaylen Brown e Marcus Smart. Ao todo, o trio marcou 77 dos 116 pontos dos Celtics (Brown anotou 27 pontos, nove rebotes e cinco assistências; Tatum 26 pontos, seis rebotes e nove assistências e Smart 24 pontos, sete rebotes e cinco assistências.)

Maduro do início ao fim, o Celtics teve o controle de toda a partida, fato inédito na série. Após ótimo primeiro tempo, a franquia de Boston foi para o intervalo com 68 a 56 no placar.

No terceiro quarto, nem a mística do Golden State Warriors conseguiu derrubar a superioridade dos Celtics. Embora tenham vencido o placar parcial por 33 a 25, os Warriors continuaram atrás e não conseguiram cortar a vantagem até o fim da partida.

Para piorar a situação, Stephen Curry saiu de quadra machucado após disputa de bola no garrafão. Exames serão feitos para saber se a lesão preocupa para o jogo quatro, na próxima sexta-feira, às 22h, com transmissão da ESPN.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

Acompanhe tudo sobre:BasqueteEsportesNBA

Mais de Casual

Quanto custa viajar para Tóquio?

Emar Batalha e Giuliana Romano lançam coleção cápsula para o Dia das Mães com causa social

Os 39 melhores restaurantes de São Paulo segundo ranking EXAME Casual 2025

Com veterano da marinha, "Tempo de Guerra" revive momento trágico do conflito entre EUA e Iraque