Casual

Alta-costura e a gastronomia imortalizadas num museu de Berlim

Exposição 'Fashion Food' mostra roupas feitas de chocolates e tentáculos de polvos

Modelo exibe uma criação feita de algas e tentáculos de polvo, no Museu da Comunicação de Berlim (Odd Andersen/AFP)

Modelo exibe uma criação feita de algas e tentáculos de polvo, no Museu da Comunicação de Berlim (Odd Andersen/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2011 às 18h09.

Berlim - A alta-costura e a gastronomia se unem num museu de Berlim, que expõe, até o final de janeiro, fotos de manequins envoltas em túnicas confeccionadas com tentáculos de polvos, e usando minissaias de algas ou vestidos de chocolate.

O chefe austríaco Roland Trettl, detentor de inúmeras estrelas do Guia Michelin, transformou-se, também, em 'chef de cuisine" para misturar as fronteiras entre o prazer dos olhos e as papilas gustativas, em criações imortalizadas pelo compatriota, o fotógrafo Helge Kirchberger.

A exposição Fashion Food, que ficará no Museu de Comunicação de Berlim, até 29 de janeiro, questiona a noção preconcebida da estética sobre o "gosto", o consumismo e sobre o que seria desenvolvimento sustentável numa sociedade rica.

"As imagens não são lascivas ou pornográficas, mas têm um quê de erótico e de provocação", explica à AFP Lieselotte Kugler, diretora do museu.

"É também uma homenagem à nutrição. Quando pensamos em todos os alimentos jogados fora anualmente na Alemanha - entre eles 5.000 toneladas de pão -, todos devem refletir sobre a relação entre o que se come e sua industrialização crescente em nossa sociedade", acrescenta ela.

Embora o vestido confeccionado em carne crua de vaca, usado por Lady Gaga durante cerimônia de entrega de prêmios, ano passado, tenha deixado as pessoas perplexas, as criações reveladas na exposição berlinense parecem mais equilibradas.

A modelo "Russian Lardo" apresenta-se, por exemplo, vestindo uma pantalona costurada com bacon magro, acompanhada de uma echarpe de massa e uma peruca de alface frisado, com pimentas vermelhas e folhas de rabanete branco.


Os homens não ficam à margem, como o manequim vestido com uma túnica de descarregador de mercadoria decorada com salmão e usando pantalona de alface.

"A maior parte dos alimentos não é jogada fora", precisou Lieselotte Kugler. Após a seção de fotos, por exemplo, "os tentáculos do polvo são cozidos durante três ou quatro horas para torná-los bem tenros. Depois, todos se sentam para festejar".

Trettl e Kirchberger trabalham juntos há cerca de quatro anos, mas esta exposição é sua primeira realização maior, destinada ao grande público.

Eles publicaram, antes, um livro com boa parte das fotografias apresentadas e as receitas, com prefácio da estilista iconoclasta Vivienne Westwood.

Ela chegou a comparar os retratos com as criações do italiano Giuseppe Arcimboldo, que, no século XVI, pintava rostos feitos com frutas e legumes.

Entre as outras inspirações do chefe austríaco, está a criação "crépine de veau" - uma membrana gordurosa que envolve as vísceras - e que se transforma em elegante echarpe de malha, com um colar de ovos de codorna, ou chocolate, ou bijuterias em pérolas de açúcar prateado.

"Enfim, (...) é uma obra de arte única, composta de alimentos e do próprio modelo, do material e da forma", precisa-ela.

Acompanhe tudo sobre:Alemanhacomida-e-bebidaEuropaGastronomiaModaMuseusPaíses ricos

Mais de Casual

A aposta do momento do grupo LVMH: o segmento de relojoaria de luxo

O que acontece com as cápsuals de café após o uso?

9 hotéis para aproveitar o último feriado prolongado de 2024

Concurso elege o melhor croissant do Brasil; veja ranking