Casual

Álcool inibe os benefícios do vinho tinto

Estudo feito na Espanha mostra que o álcool bloqueia a ação dos antioxidantes

Vinho tinto: para quem procura benefícios para o coração, os cientistas recomendam o consumo apenas do suco de uva (Joe Raedle/Getty Images)

Vinho tinto: para quem procura benefícios para o coração, os cientistas recomendam o consumo apenas do suco de uva (Joe Raedle/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2012 às 10h07.

São Paulo - Pesquisa feita no Hospital das Clínicas de Barcelona concluiu que beber uma taça de vinho não faz bem para o coração. Os cientistas descobriram: o álcool bloqueia a ação de antioxidantes, sobretudo dos polifenóis.

Os polifenóis são encontrados nas uvas e agem contra o envelhecimento do organismo. A substância reduz a oxidação de outras moléculas, diminuindo, por exemplo, a proporção de radicais livres.

Mas o estudo espanhol mostrou que a ação dos polifenóis do vinho é diminuída por causa do álcool. 67 voluntários beberam vinho e suco de uva, alternadamente. O suco foi associado com a redução da pressão arterial, com uma chance 14% menor de infarto e 20% menor de AVC. Os mesmos benefícios não foram observados com o vinho.

Para quem procura benefícios para o coração, os cientistas recomendam o consumo de suco de uva. O estudo completo pode ser visto no site da revista Circulation Research.

Acompanhe tudo sobre:bebidas-alcoolicasBem-estarcomida-e-bebidaSaúdeVinhos

Mais de Casual

Torra fresca: novidades para quem gosta de café

Leilão de relógios de luxo tem Rolex com lance a partir de R$ 50

O carro mais desejado do Brasil até R$ 150 mil, segundo ranking EXAME Casual

Vinícola chilena que iniciou projeto visionário 100% orgânico em 1998 é hoje a maior do mundo