Casual

Agnès Varda, influente cineasta francesa, morre em Paris aos 90 anos

A diretora francesa que participou do movimento da Nouvelle Vague, morreu por conta de um câncer de mama

Em fevereiro deste ano, Agnès Varda foi ao Festival de Berlim receber seu prêmio homenagem (Jörg Carstensen/Getty Images)

Em fevereiro deste ano, Agnès Varda foi ao Festival de Berlim receber seu prêmio homenagem (Jörg Carstensen/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 29 de março de 2019 às 10h22.

São Paulo — A influente diretora francesa Agnès Varda morreu na manhã desta sexta-feira, 29, aos 90 anos, em Paris. Associada ao movimento da Nouvelle Vague, a cineasta morreu por conta de um câncer de mama.

Em fevereiro deste ano, Agnès Varda foi ao Festival de Berlim receber seu prêmio homenagem e apresentar um novo filme, Varda par Agnès, tido pela crítica como seu testamento poético. Cansada de ministrar master classes, ela fez um filme que não deixa de seguir o formato.

Sua rica filmografia inclui obras como Cleo das 5 às 7, Os Renegados (pelo qual ela levou o Leão de Ouro de Berlim em 1985), Jacquot de Nantes e Os Catadores e Eu.

Por anos, ela foi presença garantida no Festival de Cannes, onde apresentou mais de uma dúzia de filmes entre 1958 e 2018. Agnès participou de dois júris do festival e recebeu a Palma de Ouro honorária, em 2015, por sua obra completa.

Acompanhe tudo sobre:CinemaFrança

Mais de Casual

Entenda de vez o Dry January, a moderação e o futuro do consumo de bebidas

Como combinar queijos e vinhos para criar harmonizações perfeitas

10 destinos imperdíveis para 2025 segundo especialista que já visitou 80 países

A marca de carro mais confiável do Brasil, segundo ranking EXAME Casual