Casual

Agenda cultural em São Paulo: shows, filmes e exposições para o fim de semana

A agenda para o fim de semana em São Paulo inclui lançamentos de filmes nacionais e internacionais nos cinemas, shows gratuitos no Parque Ibirapuera e exposições de arte

Criolo: show gratuito no Parque Ibirapuera (Redes Sociais/Divulgação)

Criolo: show gratuito no Parque Ibirapuera (Redes Sociais/Divulgação)

Júlia Storch
Júlia Storch

Repórter de Casual

Publicado em 11 de abril de 2025 às 15h28.

Última atualização em 11 de abril de 2025 às 15h50.

A agenda para o fim de semana em São Paulo inclui lançamentos de filmes nacionais e internacionais nos cinemas, shows gratuitos no Parque Ibirapuera e exposições de arte. Confira os eventos para o fim de semana na cidade.

Shows

TIM Music

Após edições no Rio de Janeiro, o TIM Music acontece pela primeira vez em São Paulo nos dias 12 e 13 de abril, no Parque Ibirapuera. No sábado, 12, Mano Brown abre a programação ao lado de Rashid, um dos principais nomes da nova geração do hip hop. Em seguida, Ludmilla sobe ao palco para apresentar seus maiores sucessos, e recebe o mestre Martinho da Vila para uma participação especial.

No domingo, 13, Ferrugem inicia a noite com um show ao lado de Criolo. Ivete Sangalo e IZA encerram o festival com uma apresentação criada para esta primeira edição do evento em São Paulo.

Serviço: Tim Music Festival, 12 e 13 de abril. Parque Ibirapuera. Ingressos: Retirada antecipada pelo site http://www.ingresse.com/tim-music-sp

Cinemas

Operação Vingança

Charlie Heller (Malek) é um brilhante, porém profundamente introvertido funcionário da CIA, que trabalha em um escritório subterrâneo na sede em Langley. Sua vida vira de cabeça para baixo quando sua esposa é morta em um ataque terrorista em Londres. Quando seus supervisores se recusam a agir, ele resolve o problema por conta própria, embarcando em uma perigosa jornada pelo mundo para rastrear os responsáveis, tendo sua inteligência como a arma definitiva para iludir seus perseguidores e alcançar sua vingança.

yt thumbnail

Malês

Malês é uma jornada de resistência e coragem, ambientada na vibrante Salvador de 1835. Durante seu casamento, dois jovens muçulmanos são arrancados de sua terra natal na África e escravizados no Brasil. Separados pelo destino cruel, ambos lutam para sobreviver e se reencontrar, enquanto se veem envolvidos na maior insurreição de escravizados da história do Brasil: a Revolta dos Malês. Com Rocco Pitanga, Antonio Pitanga, Camila Pitanga e Patricia Pillar.

yt thumbnail

Exposições

Museu Afro Brasil Emanoel Araujo

No sábado, 12, o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo inaugura três novas exposições. Entre os destaques está a exposição Proteção, da artista visual e fotógrafa Rafaela Kennedy. A partir de uma série de retratos íntimos e simbólicos, o projeto apresenta um olhar sensível e potente sobre as relações de cuidado, afeto e acolhimento dentro da comunidade trans e da espiritualidade afro-brasileira. Através da fotografia, a série ressignifica a presença de corpos travestis em espaços de benção e proteção, destacando as diferentes formas pelas quais mães, biológicas, de criação ou espirituais, ancoram e legitimam a existência de suas filhas.

Museu Afro Brasil Emanoel Araujo: mostra "Proteção", da artista visual e fotógrafa Rafaela Kennedy (Rafaela Kennedy/Divulgação)

No mesmo dia, será aberta ao público a mostra Acervo em Perspectiva: M’barek Bouhchichi, Nen Cardim, Washington Silvera, uma proposta que busca estabelecer conexões entre obras e artistas do acervo do Museu Afro Brasil. O programa expositivo propõe novos arranjos a partir das peças já presentes na coleção, incorporando também aquisições e doações recentes. Nesta edição, entram em diálogo os trabalhos de Washington Silvera, Nen e M’barek Bouhchichi, dois artistas brasileiros e um marroquino, que exploram materiais como madeira, vidro e terra, estabelecendo conexões entre matéria, território e experiência. Embora utilizem elementos semelhantes, cada artista imprime sua própria linguagem, atravessando as fronteiras entre escultura e instalação.

Serviço:  Museu Afro Brasil Emanoel Araujo. Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Portão 10. Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 17h (permanência até 18h). *Entrada gratuita no dia da abertura

Fortes D’Aloia & Gabriel

A galeria Fortes D’Aloia & Gabriel também apresenta duas novas mostras. Em Manifestação, a primeira exposição individual de Pélagie Gbaguidi em São Paulo. A artista beninense, nascida em Dakar e radicada em Bruxelas, exibe pinturas inéditas produzidas durante a sua residência no Pivô Salvador, de janeiro a fevereiro de 2025, além de obras que fundamentam a estrutura conceitual de seu corpo de trabalho mais recente.

Fortes D’Aloia & Gabriel: "Manifestação", a primeira exposição individual de Pélagie Gbaguidi (Divulgação/Divulgação)

Já a mostra Um lugar para a cabeça, exposição individual de Gokula Stoffel, reúne obras produzidas no último ano e marca a expansão das investigações da artista sobre a matéria pictórica e sua abordagem fragmentária da figuração.

Serviço: Rua James Holland, 71, Barra Funda, São Paulo. Até 15 de maio. Horários: Terça a sexta-feira das 10h às 19h, sábado das 10h às 18h. 

Acompanhe tudo sobre:Shows-de-músicaArteMúsicaCinemaFilmes

Mais de Casual

A costura criativa como o hobby de Dilma Campos, fundadora da Nossa Praia

'Um Simples Acidente', de Jafar Pahani, ganha Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2025

Kleber Mendonça Filho recebe prêmio de melhor direção em Cannes por 'O Agente Secreto'

Wagner Moura vence prêmio de Melhor Ator em Cannes por 'O Agente Secreto'