Casual

Agência antidoping descredencia laboratório brasileiro

A Agência Mundial Antidoping (AMA) descredenciou o laboratório especializado do Rio de Janeiro, por considerar que não atende a seus padrões de qualidade


	Laboratório antidoping: o laboratório especializado do Rio "não será mais autorizado a realizar testes antidoping", segundo comunicado da AMA
 (Divulgação)

Laboratório antidoping: o laboratório especializado do Rio "não será mais autorizado a realizar testes antidoping", segundo comunicado da AMA (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2013 às 14h47.

Lausane - A Agência Mundial Antidoping (AMA) anunciou nesta terça-feira a retirada do credenciamento do laboratório especializado do Rio de Janeiro, por considerar que não atende a seus padrões de qualidade, a menos de um ano da Copa do Mundo e a três dos Jogos Olímpicos.

O comitê executivo da AMA decidiu revogar o credenciamento do laboratório brasileiro, que já estava suspenso desde o dia 8 de agosto.

"Esta revogação, que entrará em vigor em 25 de setembro, significa que o laboratório do Rio - cujas atividades estão suspensas - não será mais autorizado a realizar testes antidoping para a AMA ou para qualquer outra autoridade" fiscalizadora, indicou a AMA em um comunicado.

Esta decisão representa um duro golpe para o Brasil, que organiza a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

A Agência, único organismo que pode conceder esse credenciamento, realiza com regularidade controles de qualidade em seus trinta laboratórios espalhados pelo mundo para garantir que não haja falsos resultados positivos e que seja informado corretamente em caso de resultados anormais.

O laboratório brasileiro já havia tido problemas em 2012. A AMA manteve o seu credenciamento suspenso por nove meses, o que o impedia de realizar alguns tipos de testes antidoping.

O laboratório do Rio ainda conta com a possibilidade de apelar dessa decisão ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). Caso tenha seu descredenciamento confirmado, terá que apresentar uma nova candidatura para obter um novo credenciamento, tendo em vista os dois grandes eventos esportivos que serão realizados no país.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasCopa do MundoDopingEsportesFutebolLaboratóriosMetrópoles globaisOlimpíada 2016OlimpíadasRio de Janeiro

Mais de Casual

Vinícola chilena que iniciou projeto visionário 100% orgânico em 1998 é hoje a maior do mundo

Megane E-Tech: elétrico da Renault é eleito o carro mais bonito entre R$ 150 mil e R$ 300 mil

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana

5 perguntas essenciais para evitar problemas ao reservar acomodações online