Adidas Premium: a A-Type será apresentada primeiramente para clientes fiéis da marca e influenciadores, e não há previsão de vendas ao público geral (Jeremy Moeller/Getty Images)
Repórter de Casual
Publicado em 12 de fevereiro de 2025 às 10h35.
Última atualização em 12 de fevereiro de 2025 às 11h00.
Com sucesso de vendas com produtos como o tênis Samba, a Adidas anunciou a A-Type, uma linha dentro de sua tradicional etiqueta Originals, que reinterpretará itens clássicos da marca com materiais premium.
A primeira coleção terá novas versões do agasalho Firebird, shorts Sprinter e bolsa Airliner, que serão feitos em couro e produzidos por ateliês europeus. Também entram no portfólio camisetas de cashmere; e uma versão de luxo do tênis Superstar original. Lançado nos anos 1970 para ser usado em partidas de basquete, a versão de luxo será feita em couro italiano e terá cadarços de cashmere com ponteiras de prata. Não espere uma caixa de papelão, pois o calçado será embalado em uma caixa de madeira com luvas para manusear o item.
Assim como grifes que adicionam cosméticos e acessórios no portfólio para expandir o mercado consumidor, e consequentemente os lucros, a Adidas também incluirá joias no sortimento de produtos. A marca anunciou que terá brincos e correntes com o logo Trefoil fundido em prata. A previsão é que o tênis custe em torno de 800 dólares.
"Estamos vendo um grande ressurgimento dos nossos ícones, como Samba, Gazelle e Campus", disse Torben Schumacher, gerente-geral global da Adidas Originals. Sentimos que este é o momento ideal para contar a história dos nossos produtos mais icônicos”, gerente-geral global da Adidas Originals ao site Business of Fashion, referindo-se à popular linha de tênis retrô da marca”.
Esta parece ser uma estratégia para evitar a 'crise do Samba', já que no ano passado, analistas ouvidos pela Reuters acreditavam que as vendas de modelos icônicos passariam provavelmente a cair neste ano. Para superar isso, uma das estratégias seria "não forçar a barra" para continuar vendendo esse tipo de tênis. Isso quer dizer não lançar modelos a qualquer custo (na maioria das vezes collabs caros, chegando a custar 350 dólares.
Após intensificar a produção do modelo Samba, as vendas saltaram de algumas centenas de milhares de pares por mês no início de 2023 para milhões de pares mensais, segundo o CEO Bjorn Gulden.
Investidores e analistas estão atentos a sinais de que a Adidas poderia se tornar excessivamente dependente de tênis, com o fim abrupto do negócio altamente lucrativo da Yeezy. A Adidas teve prejuízo em 2023 pela primeira vez em 30 anos depois que seu rompimento com o rapper e produtor americano Kanye West pôs fim à linha de tênis.
A A-Type será apresentada primeiramente para clientes fiéis da marca e influenciadores, e não há previsão de vendas ao público geral. Os preços acompanham os insumos de alto valor, com peças variando entre 500 dólares e 3 mil dólares. "[Nós] definitivamente acreditamos haver um público para isso", diz Schumacher.
A moda esportiva está em alta até entre as grifes. Ontem, 11, a Miu Miu anunciou o lançamento da Miu Miu Gymnasium, uma seleção de itens para atividades físicas referentes à coleção de verão 2025. Sem se esquecer que a maior patrocinadora dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 foi a LVMH.