Casual

Academia de Gravação dos EUA anuncia indicados ao Grammy

Além dos indicados, Lady Gaga, Rihanna, Sugarland, Ludacris, Jason Aldean e Lupe Fiasco serão alguns dos encarregados pela trilha sonora do evento

A britânica Adele é a favorita entre as indicações ao Grammy musical (Christopher Polk/Getty Images)

A britânica Adele é a favorita entre as indicações ao Grammy musical (Christopher Polk/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de novembro de 2011 às 06h23.

Los Angeles - A Academia de Gravação dos Estados Unidos divulgará na próxima noite em Los Angeles os nomes dos artistas indicados à 54ª edição do Grammy de música, enquanto já soa como favorita a cantora britânica Adele.

O evento começará às 19h desta quarta-feira pelo horário local (1h de quinta-feira pelo horário de Brasília) no teatro Nokia de Los Angeles.

Lady Gaga, Rihanna, Sugarland, Ludacris, Jason Aldean e Lupe Fiasco serão alguns dos encarregados pela trilha sonora do evento, que terá como mestre de cerimônias o rapper LL Cool J. Durante a noite, será anunciado o retorno de uma banda, cujo nome não foi divulgado pela organização.

Os analistas coincidiram em apontar Adele como a grande protagonista da noite graças a seu disco '21' e a músicas de sucesso como 'Rolling in the Deep'.

Em um segundo plano parecem estar o rapper Kayne West, que pode ser indicado pelos álbuns 'Watch the Throne' (que gravou com Jay-Z) e 'My Beautiful Dark Twisted Fantasy'. Grande vencedora do American Music Awards, a cantora Taylor Swift é outra que aparece bem cotada, com 'Speak Now'.

Outros possíveis candidatos em alguma das categorias principais (melhor álbum, melhor letra e melhor canção) são Lady Gaga com seu disco 'Born This Way' e músicas como 'You and I', Tony Bennett por 'Duets II' e 'The Lady Is a Tramp', além de Bruno Mars, Paul Simon, Lady Antebellum e Rihanna.

Tudo parece indicar que, na disputa de melhor música do ano, podem ficar Katy Perry com 'Firework', Foster The People com 'Pumped Up Kicks' e Nicki Minaj com 'Super Bass'. Estes dois últimos são uma aposta clara para a categoria de artista revelação junto a The Band Perry.

Na categoria latina, é de se esperar que o grupo Calle 13, grande vencedor da última edição do Grammy Latino, concorra ao prêmio de melhor álbum pop, rock e urbano, com 'Entren los que quieran'. Shakira ('Sale el sol'), Jennifer López ('Love?') e Pit Bull ('Planet Pit') são alguns dos possíveis rivais.


Nesta ocasião, a organização decidiu reduzir de 109 para 78 o número de categorias. Entre os prejudicados por esta diminuição estão os artistas latinos, que viram a unificação dos prêmios de melhor álbum pop e melhor álbum de rock e música urbana em uma só categoria.

Também se fundiram os prêmios de melhor álbum de música regional mexicana com o de melhor álbum texano e o de melhor álbum de música de banda com melhor álbum de música nortista. Já a categoria de melhor álbum tropical latino se manteve como estava.

A cerimônia de entrega do Grammy será no dia 12 de fevereiro no pavilhão Staples Center de Los Angeles, com transmissão da rede americana 'CBS', que também oferecerá ao vivo a cerimônia de indicações.

Acompanhe tudo sobre:ArteEntretenimentoGrammyIndústria da músicaMúsicaMúsica pop

Mais de Casual

Preta Gil para além da música: os impactos da cantora no mercado publicitário

A natureza como a grande inspiração para as joalherias em 2025

Do encontro entre três premiados cantores brasileiros nasceu um dos álbuns mais escutados do ano

Cooperativa de crédito instala bar dentro de agência em Curitiba e transforma cofre em adega