Casual

Academia dos EUA fará homenagem a espanhol Almodóvar

Retrospectiva do trabalho do cineasta será feita em 13 de dezembro, em Londres


	O diretor espanhol foi premiado com Oscars pelos filmes "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999) e "Fale com Ela" (2002).
 (Jerod Harris/Getty Images)

O diretor espanhol foi premiado com Oscars pelos filmes "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999) e "Fale com Ela" (2002). (Jerod Harris/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de dezembro de 2012 às 21h43.

Los Angeles - O premiado cineasta espanhol Pedro Almodóvar será homenageado com uma retrospectiva do seu trabalho em Londres, organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, afirmou a entidade nesta terça-feira.

O tributo, em 13 de dezembro, incluirá uma conversa de Almodóvar com o cineasta britânico Stephen Frears ("A Rainha"), com o dramaturgo britânico Peter Morgan ("Frost/Nixon") e com o estilista francês Jean Paul Gaultier.

Outros participantes incluem Agustín Almodóvar, irmão e produtor do cineasta, o compositor espanhol Alberto Iglesias e a diretora britânica Sally Potter.

Serão exibidos trechos dos filmes de Almodóvar, disse a Academia em nota.

Almodóvar, de 63 anos, é considerado um dos nomes mais significativos da abertura cultural espanhola que se seguiu à morte do ditador Francisco Franco, em 1975.

Ele despontou no cenário internacional com "Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos" (1988) e ganhou os Oscars de melhor filme estrangeiro com "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999) e de melhor roteiro original com "Fale com Ela" (2002).

Almodóvar é conhecido por retratar as emoções humanas e personagens femininos fortes, bem como por sua colaboração de longa data com a atriz espanhola Penélope Cruz.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)EuropaPiigsArteEntretenimentoCinemaEspanha

Mais de Casual

Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza 2026 será liderado por artistas mulheres

João Fonseca confirma participação no Rio Open 2026

Nobel de Literatura premia o autor húngaro László Krasznahorkai

Como a Itália está se preparando para os Jogos Olímpicos de Inverno Milano Cortina 2026?