O compositor Bruce Broughton (d), ao lado do também compositor Michael Giacchino: canção excluída é "Alone Yet Not Alone", do filme de mesmo título (Frazer Harrison/AFP)
Da Redação
Publicado em 30 de janeiro de 2014 às 08h21.
Los Angeles - A Academia das Artes e Ciências Cinematográficas cancelou nesta quarta-feira a indicação de um dos cinco temas na disputa pelo Oscar de melhor canção, alegando que seu autor promoveu a obra de forma "desleal", informou a instituição.
A canção excluída é "Alone Yet Not Alone", do filme de mesmo título. Ao contrário dos concorrentes, esse filme, um drama histórico que acontece na Grã-Bretanha no século XVIII, era totalmente desconhecido do público.
Os indicados foram anunciados em 16 de janeiro, em Los Angeles.
Nesta quarta, a Academia anunciou a retirada da lista de indicados da canção escrita por Bruce Broughton (música) e Dennis Spiegel (letra).
Broughton é um ex-governador da Academia e atual membro votante de seu comitê musical.
"A decisão (de revogar a indicação) se deve à descoberta de que Broughton (...) enviou e-mails aos membros de seu comitê para lhes informar, durante o período de votação aos indicados, que sua canção era candidata", explicou a Academia, em uma nota.
"Não importa se essa comunicação era bem intencionada, ou não", afirmou a presidente da Academia, Cheryl Boone Isaacs.
"Usar sua posição como ex-governador e atual membro-executivo do comitê para promover pessoalmente sua própria candidatura ao Oscar cria a aparência de uma vantagem desleal", justificou.
O comunicado acrescenta que uma nova canção não será incluída. Agora, os quatro temas musicais na disputa são "Happy", da animação "Meu vilão favorito 2"; "Let It Go", do sucesso da Disney "Frozen"; "The Moon Song", do filme de Spike Jonze "Her"; e "Ordinary Love", interpretado por U2 para o filme histórico "Mandela".
As estatuetas do Oscar serão entregues em uma festa em 2 de março, no teatro Dolby, em Hollywood.