Casual

Academia Brasileira de Letras elege Fernando Henrique

Ex-presidente foi escolhido com 34 votos para ocupar a cadeira 36 da instituição


	FHC foi presidente do Brasil entre 1994 e 2002
 (Reprodução/Observador Político)

FHC foi presidente do Brasil entre 1994 e 2002 (Reprodução/Observador Político)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2013 às 20h08.

São Paulo — A cadeira 36 da ABL (Acadêmia Brasileira de Letras) já tem um novo dono: Fernando Henrique Cardoso. O ex-presidente da república tornou-se imortal na tarde de hoje – obtendo 34 votos entre os integrantes da instituição. A eleição aconteceu no Petit Trianon, sede da ABL, no Centro do Rio.

A vaga agora ocupada por FHC estava aberta desde a morte do escritor e jornalista João de Scantimburgo – morto em 22 de março aos 97 anos. Outros 11 concorrentes disputavam a cadeira – entre eles, o poeta capixaba Eloi Ghio e o colunista social Jeff Thomas. No pleito, foram registradas 4 abstenções e uma falta.

"A grande obra de Fernando Henrique Cardoso de sociólogo e cientista dá ainda mais corpo à Academia", afirmou Marcos Vinicios Villaça, ex-presidente da ABL. Após a eleição, Fernando Henrique comemorou a escolha na Fundação Eva Klabin, na Lagoa (zona sul do Rio).

Vida e Obra

Fernando Henrique foi presidente do Brasil entre 1995 e 2002. Doutor em Sociologia e Professor Emérito da USP (Universidade de São Paulo), ele tem trabalhos nas áreas de sociologia, ciência política, economia e relações internacionais.

O sociólogo já lecionou nas universidades de Stanford (EUA), Cambridge (Reino Unido) e Paris-Nanterre (França) – entre outras. Ao todo, sua obra reúne 23 livros e mais de 100 artigos acadêmicos. Além de Fernando Henrique, outro ex-presidente faz parte hoje da ABL: o maranhense José Sarney.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilLiteraturaFernando Henrique Cardoso

Mais de Casual

Luis Fernando Verissimo morre em Porto Alegre, aos 88 anos

Tesla anuncia novo SUV elétrico na Europa com preço inicial de US$ 73,6 mil

Café: confira as novidades que vão encher a sua xícara

Os melhores bares de São Paulo, segundo ranking EXAME Casual 2025