Casual

Abertura das Olimpíadas traz de Shakespeare a Mister Bean

Literatura, cinema e história britânicos deram brilho à cerimônia que abriu oficialmente a 30ª edição das Olimpíadas

Cerimônia de abertura das Olimpíadas de Londres (Getty Images)

Cerimônia de abertura das Olimpíadas de Londres (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de julho de 2012 às 20h29.

São Paulo - Do clássico à cultura pop: um panorama da identidade cultural britânica marcou o espetáculo que abriu oficialmente as Olimpíadas de Londres nesta sexta-feira, com cerimônia no Parque Olímpico da capital inglesa.

A festa transformou o estádio em palco para, com ajuda de dançarinos e atores, retratar a história do país. Com início focado na Inglaterra medieval de Shakespeare e na Revolução Industrial, não faltou espaço também para os símbolos pop do país - com direito a um James Bond escoltando a Rainha Elizabete 2ª (com direto a sósia de ambos pulando de pára-quedas no estádio da abertura), além de participação de personagens famosos da literatura, como a babá mágica inglesa Mary Poppins e o vilão Lord Voldemort, da série de livros “Harry Potter”.

O ator britânico Rowan Atkinson, famoso por interpretar o personagem Mr. Bean, foi o responsável pelo momento cômico da cerimônia. A lista de músicos e artistas também não foi econômica: Beatles, Rolling Stones, David Bowie, Queen, Prodigy, Amy Winehouse e Muse foram homenageados. A cerimônia terminou com o desfile das delegações dos países, com mais de 10 mil atletas.

Com (a maioria) dos detalhes mantidos em segredo de estado até o último minuto, o espetáculo foi visto de perto por 80 mil pessoas, e estima-se que um bilhão tenha assistido às transmissões da cerimônia. A direção ficou sob a responsabilidade do cineasta inglês Danny Boyle, do filme Quem Quer Ser um Bilionário.

Acompanhe tudo sobre:EsportesEsportistasOlimpíada de Londres 2012OlimpíadasSetor de esportes

Mais de Casual

Hyrox: a nova competição fitness que está conquistando o mundo

Heineken lança guia que dá match entre bares e clientes

Kobra transforma instituto e ateliê aberto ao público em inspiração para grafiteiros

O dia em que joguei tênis na casa do Ronaldo Fenômeno