Cerimônia de abertura das Olimpíadas de Londres (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 29 de julho de 2012 às 20h29.
São Paulo - Do clássico à cultura pop: um panorama da identidade cultural britânica marcou o espetáculo que abriu oficialmente as Olimpíadas de Londres nesta sexta-feira, com cerimônia no Parque Olímpico da capital inglesa.
A festa transformou o estádio em palco para, com ajuda de dançarinos e atores, retratar a história do país. Com início focado na Inglaterra medieval de Shakespeare e na Revolução Industrial, não faltou espaço também para os símbolos pop do país - com direito a um James Bond escoltando a Rainha Elizabete 2ª (com direto a sósia de ambos pulando de pára-quedas no estádio da abertura), além de participação de personagens famosos da literatura, como a babá mágica inglesa Mary Poppins e o vilão Lord Voldemort, da série de livros “Harry Potter”.
O ator britânico Rowan Atkinson, famoso por interpretar o personagem Mr. Bean, foi o responsável pelo momento cômico da cerimônia. A lista de músicos e artistas também não foi econômica: Beatles, Rolling Stones, David Bowie, Queen, Prodigy, Amy Winehouse e Muse foram homenageados. A cerimônia terminou com o desfile das delegações dos países, com mais de 10 mil atletas.
Com (a maioria) dos detalhes mantidos em segredo de estado até o último minuto, o espetáculo foi visto de perto por 80 mil pessoas, e estima-se que um bilhão tenha assistido às transmissões da cerimônia. A direção ficou sob a responsabilidade do cineasta inglês Danny Boyle, do filme Quem Quer Ser um Bilionário.