Casual

A nova tendência de fazer pizza em casa com fornos especializados

Além do passatempo de fazer pães, muitas pessoas se dedicaram a assar pizzas durante a pandemia

Pizza napolitana em casa: fornos especializados garantem a massa perfeita (Mário Rodrigues/Divulgação)

Pizza napolitana em casa: fornos especializados garantem a massa perfeita (Mário Rodrigues/Divulgação)

Júlia Storch
Júlia Storch

Repórter de Casual

Publicado em 5 de junho de 2025 às 11h34.

O caminho mais fácil para comer uma pizza é abrir algum aplicativo de delivery do celular e pedir o prato, com poucos cliques e tempo de espera. O brasileiro adora essa comodidade: segundo dados do iFood, 35 milhões de pedidos foram registrados na plataforma nos cinco primeiros meses do ano, sendo 60% das encomendas feitas nos finais de semana. Os dados indicam que a pizza continua a ser um dos itens mais pedidos. Ainda assim, uma nova tendência parece ir na contramão dessa comodidade: fazer a própria pizza em casa, da massa ao molho e ao cozimento com fornos especiais para pizza.

“Por muito tempo você tinha duas opções: tentar assar a pizza no seu forno convencional — que ficava bem ruim, seca e achatada feito um pão pita ou ter um quintal grande o suficiente para ter aqueles forninhos a lenha que geralmente eram acoplados a uma churrasqueira, ambos de tijolinhos”, diz o chef André Mifano, do restaurante Donna, que adora assar pizzas em casa em seu forninho elétrico.

“Os fornos elétricos para pizza são ideias, pois têm o tamanho e formato de uma pizza, e podem ser tanto elétricos, como a gás ou à lenha”, diz Marcos Lee, sócio da Di Bari Mercato, empório especializado em insumos para quem quer fazer sua própria pizza em casa.

Nas duas unidades da loja, o cliente pode comprar a massa já fermentada, pronta para abrir e rechear. Para quem quer mais praticidade, o empório também vende a massa já assada, além de molhos, farinhas especiais para pizza, queijos, fornos e acessórios para se tornar um pizzaiolo caseiro.

“Os forninhos tendem a ser em formato de cúpula, para o calor reverberar de cima para baixo, como em um forno profissional”, diz Mifano que estudou bem as opções antes de adquirir o seu. Segundo Marcos Lee, tanto o forno elétrico como o forno a gás atendem bem o público que quer entrar nessa atividade, “porém o elétrico tem mais flexibilidade, trabalha desde temperaturas baixas para outras receitas até temperaturas maiores que 400 graus para assar uma pizza napolitana. Um dos fornos que indicamos é o da Fatto, um forno elétrico que custa a partir de R$ 4.500”.

Além do passatempo de fazer pães, muitas pessoas se dedicaram a assar pizzas durante a pandemia. Segundo Lee, as vendas dos fornos aumentaram em 500% de 2021 para este ano. “A Ooni chegou primeiro e logo na sequência, outros fabricantes também observaram que esse mercado era promissor. Hoje, o mercado tem várias opções e as pessoas amam porque podem carregar os fornos para a casa da praia, para a casa de campo. É muito prático”, diz.

Pedir delivery ou cozinhar em casa

Para o chef da A Pizza da Mooca, Fellipe Zanuto, assar as pizzas em casa pode ser comparado aos churrascos de domingo. “As pessoas perceberam que fazer pizza em casa é muito divertido. É consideravelmente fácil, dá para reunir as pessoas em um dia sem precisar muita organização prévia. E mais: agora com essa variedade de fornos de pizza portáteis, que tem para todos os bolsos, facilita ainda mais”, diz Zanuto.

Segundo o chef, os fornos performam muito bem, ao esquentarem o suficiente (acima de 450°C) deixando a borda estufada e com pequenos queimados, o que define a pizza napolitana.

Pizza em casa: vendas de fornos especializados para pizza aumentaram em 500% de 2021 para este ano (Filippo Bacci/Getty Images)

Como fazer sua própria pizza, segundo chefs e pizzaiolos

  1. Forno: é ideal que um forno portátil que atinja a temperatura de 450°C para que a massa tenha bordas altas e fique bem assada. Caso contrário, o ideal é comprar massas já assadas
  2.  Marcos Lee diz que para abrir a massa é preciso polvilhar uma superfície limpa com farinha de sêmola e abrir a massa com as mãos preservando as bordas. “Não é preciso abrir com rolo”, diz
  3. Quanto de cobertura usar? Marcos sugere que, para uma pizza de 30 cm, o ideal é usar entre 150 g a 200 g distribuídos entre os queijos, charcutaria e outros ingredientes. Já a quantidade de molho ideal é de 100 g por massa
  4. Antes de assar, certifique-se de que a massa esteja em temperatura ambiente para evitar que a base da pizza fique crua no forno
  5. Para Mifano, o ideal é usar bons ingredientes. “Cozinho sem regras. Para mim, a pizza é democrática. E por isso dá para ter uma infinidade de combinações".

Receita de massa caseira de Marcos Paulo, da La Braciera

Ingredientes da massa:

  • 600 ml de água (fria ou levemente gelada)
  • 1 quilo de farinha 00 (preferencialmente italiana, com W entre 240 e 280)
  • 40 g de sal
  • 20 ml de azeite extravirgem
  • 8 g de fermento biológico fresco (ou 4 g do seco)

Modo de Preparo:
Dissolva o fermento na água e deixe descansar por 5 minutos. Em outro recipiente, misture a farinha com o sal para evitar que este não entre em contato direto com o fermento. Adicione metade da farinha à água com fermento e misture até formar uma massa grudenta e homogênea. Acrescente o restante da farinha aos poucos, misturando sempre, e transfira para uma bancada enfarinhada quando começar a tomar forma.

Sove a massa por 10 a 15 minutos, até que fique lisa, elástica e levemente pegajosa. Incorpore o azeite e continue sovando até que o óleo seja completamente absorvido. Modele a massa, cubra com pano úmido ou plástico filme e deixe descansar por 30 minutos.

Divida em 6 partes iguais, boleie cada pedaço, coloque em recipiente untado com azeite, cubra e deixe fermentar por 6 a 8 horas em temperatura ambiente ou de 24 a 48 horas na geladeira, retirando 2 horas antes de usar.

Acompanhe tudo sobre:GastronomiaPizzariasRestaurantes

Mais de Casual

Preta Gil para além da música: os impactos da cantora no mercado publicitário

A natureza como a grande inspiração para as joalherias em 2025

Do encontro entre três premiados cantores brasileiros nasceu um dos álbuns mais escutados do ano

Cooperativa de crédito instala bar dentro de agência em Curitiba e transforma cofre em adega