Casual

Famoso designer da Globo propõe nova bandeira para o Brasil

Hans Donner quer colocar cores do símbolo nacional em degradê e acrescentar a palavra "amor" antes do lema "Ordem e Progresso"

Bandeira Nacional modificada por Hans Donner (Petição Hans Donner/Avaaz/Reprodução)

Bandeira Nacional modificada por Hans Donner (Petição Hans Donner/Avaaz/Reprodução)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 10 de novembro de 2017 às 10h47.

Última atualização em 10 de novembro de 2017 às 11h15.

São Paulo - O alemão naturalizado brasileiro Hans Donner, o famoso criador das aberturas das novelas da Globo, como "Tieta" e "Rainha da sucata", está empenhado em modificar a bandeira do Brasil. Sua proposta, que está disponível para votação pública em uma campanha virtual, quer aplicar os tons de amarelo e verde do símbolo nacional em degradê, além de acrescentar a palavra "amor" antes do lema "Ordem e Progresso". A ideia inclui ainda alterar o sentido da faixa branca.

O projeto idealizado por Donner, e encabeçado pelo Fórum do Amanhã, evento que reúne intelectuais e populares para discutir problemas brasileiros e apontar soluções para o futuro, em Tiradentes (MG), deve ser enviado em breve para o Congresso Nacional para votação. "Estamos unidos pelo propósito de alterar a bandeira brasileira, conforme a sugestão visual de Hans Donner. Se você concorda com esse ponto de vista, junte-se a nós", diz o Fórum no site oficial da petição.

Em 2003, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) já propôs, por meio de um Projeto de Lei (PL 2179/2003), a inclusão da palavra "amor" na bandeira nacional. A iniciativa, no entanto, está parada na Câmara dos Deputados, aguardando aprovação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

De acordo com os organizadores, o movimento é civil e não tem participação nem de partidos, nem de ideologias. "Queremos atualizar a nossa bandeira para que reflita uma nova visão de país e a crença num futuro melhor. Para gerar um sentimento mais positivo", diz a entidade. A expectativa é conseguir 100 mil assinaturas para convencer o Congresso a implementar a proposta.

Símbolo nacional

A atual bandeira do Brasil existe desde novembro de 1989 e foi idealizada para ser o símbolo positivista do país, após a Proclamação da República. Durante esses quase trinta anos, nunca sofreu alterações significativas, a não ser pela inserção de seis novas estrelas, que representam os estados criados após esse período. 

Repercussão na internet

A nova proposta foi apresentada ontem no 2º Fórum do Amanhã, pelo próprio design. Assim que a notícia foi divulgada, diversos internautas demonstraram suas opiniões nas redes sociais.

Acompanhe tudo sobre:BrasilCongressoMinas GeraisTwitter

Mais de Casual

Honda City: novas versões apresentam design mais sofisticado

Semana Internacional do Café em Belo Horizonte debate clima, ciência e futuro do setor cafeeiro

Personalização e exclusividade: o futuro da experiência de compra no Brasil

A aposta do momento do grupo LVMH: o segmento de relojoaria de luxo