Casual

A favorita ou a zebra? França e Croácia fazem final inesperada no Luzhniki

É a primeira decisão de Mundial sem Brasil, Alemanha, Itália, Argentina ou Holanda

Luka Modric em ação com o inglês Jordan Henderson no Estádio Luzhniki, Moscou: coroa ficará com a França ou com a Croácia (Carl Recine/File Photo/Reuters)

Luka Modric em ação com o inglês Jordan Henderson no Estádio Luzhniki, Moscou: coroa ficará com a França ou com a Croácia (Carl Recine/File Photo/Reuters)

E

EFE

Publicado em 14 de julho de 2018 às 11h28.

Moscou - O estádio Luzhniki, em Moscou, será palco neste domingo de uma inesperada final de Copa do Mundo, entre a França, que costumava figurar na lista de favoritas ao título, mas nunca foi uma unanimidade, e a Croácia, uma das maiores surpresas de toda a história da competição.

Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar chegaram à Rússia como os grandes astros e ansiosos para conquistarem o título inédito em suas carreiras. As seleções brasileira e alemã eram apontadas como as principais candidatas ao título, mas os pentacampeões caíram nas quartas frente à "ótima geração belga", enquanto a ainda atual campeã ficou pelo caminho ainda na fase de grupos, na lanterna de uma chave que ainda tinha Suécia, México e Coreia do Sul.

É a primeira decisão de Mundial sem Brasil, Alemanha, Itália, Argentina ou Holanda. A coroa ficará com a França, única a alcançar a última partida três vezes nos últimos 20 anos e que sonha com o bi, ou com a Croácia, país que se tornou independente há apenas 26 anos e que nunca foi vista como grande potência.

Só essas duas equipes conseguiram progredir até a hora da verdade, cada uma com o seu estilo, com as suas armas. Os 'Bleus' mostram um futebol muito eficiente e rápido, mas nem por isso pragmático, enquanto a seleção dos Bálcãs é marcada pela entrega e o toque de bola.

O técnico Didier Deschamps conseguiu fazer uma equipe muito a imagem e semelhança da de 1998, que conquistou o troféu para a França em casa e da qual era o capitão. Na ocasião, o time dirigido por Aimé Jacquet deixou os croatas pelo caminho nas semifinais, com uma vitória por 2 a 1 de virada.

A Croácia teve mais a comemorar que a lamentar naquela Copa, já que logo em sua primeira participação obteve o terceiro lugar. O feito de Davor Suker, Zvonimir Boban, Robert Prosinecki, Robert Jarni, Slaven Bilic e Igor Stimac, entre outros, não tinha sido superado ou mesmo repetido até agora.

Os 'Bleus' souberam encontrar uma fórmula que mistura a sobriedade e a firmeza da defesa com a qualidade de Antoine Griezmann e a velocidade de Kylian Mbapppé. Ambos se postulam a derrubar a dicotomia de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi e ficar com o prêmio The Best da Fifa.

Quem também aparece como forte candidato à honraria é Luka Modric, capitão e referência técnica desta Croácia, com Ivan Rakitic como auxiliar de luxo. Jogadores de Real Madrid e Barcelona, respectivamente, eles se acostumaram a rivalizar nos últimos anos, mas formam juntos uma grande dupla, a base do futebol proposto por Zlatko Dalic.

Taticamente, se apresenta um final muito interessante, mas é preciso ver como a Croácia se recuperou de uma maratona de três prorrogações seguidas, com duas disputas de pênalti no período, o que representa, em minutos em campo, que a equipe do leste europeu jogou uma partida a mais que a adversária.

Deschamps não tem qualquer problema para a partida decisiva. Já pela Croácia, o atacante Perisic sentiu dores na coxa depois do triunfo sobre a Inglaterra na última quarta, mas dificilmente ficará de fora. Dessa forma, o mais provável é que os dois treinadores repitam as equipes das semifinais.

Prováveis escalações:

França: Lloris; Pavard, Varane, Umtiti e Hernández; Kanté, Pogba e Matuidi; Griezmann, Mbappé e Giroud. Técnico: Didier Deschamps.

Croácia: Subasic; Vrsaljko, Lovren, Vida e Strinic (ou Pivaric); Brozovic, Modric e Rakitic; Rebic, Perisic e Mandzukic. Técnico: Zlatko Dalic.

Árbitro: Néstor Pitana (Argentina), Hernán Maidana e Juan Pablo Belatti.

Estádio: Luzhniki, em Moscou.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoCroáciaFrança

Mais de Casual

Vão Livre do Masp ganha nova vida com atividades esportivas gratuitas

Conheça os detalhes da nova fábrica de joias da Bvlgari inaugurada na Lombardia

Quanto custa viajar para Milão?

Exclusivo: em 'O Contador 2', Ben Affleck reflete sobre empatia, masculinidade e solidão