Casual

A Escócia é aqui: uísque de Santa Catarina ganha prêmio internacional

O Blended Whisky, da destilaria Kalvelage, levou a medalha de ouro mais cobiçada do San Francisco World Spirits

Blended Whisky, da destilaria Kalvelage: ouro duplo em San Francisco  (Kalvelage/Divulgação)

Blended Whisky, da destilaria Kalvelage: ouro duplo em San Francisco (Kalvelage/Divulgação)

Ivan Padilla
Ivan Padilla

Editor de Casual e Especiais

Publicado em 29 de maio de 2023 às 06h30.

Última atualização em 29 de maio de 2023 às 08h32.

O San Francisco World Spirits Competition é a competição de destilados mais antiga dos Estados Unidos, datando de 1980, a segunda mais antiga do mundo e uma das mais prestigiadas. Na edição de 2023, que aconteceu nesta semana, foram mais de 5.500 inscrições divididas entre 31 categorias, como vodka, gin, cachaça, uísque, entre outras.

O prêmio mais cobiçado do concurso é o double gold, ou ouro duplo, que é quando todos os jurados da premiação premiam uma bebida com medalha de ouro. Este ano um uísque produzido no Brasil, mais precisamente em Santa Catarina, foi contemplado com esse prêmio.

O Blended Whisky, lançado pela destilaria Kalvelage no ano passado, conseguiu esse feito. Caracterizado por sua suavidade e maciez, possui notas frutadas e de especiarias, e é vendido em garrafas de 1 litro, com teor alcoólico de 40%.

Gin e vodkas da destilaria também premiadas

Os irmãos Maurício e Marcos Kalvelage, apaixonados por destilados, dedicaram anos de pesquisa e testes para criar um destilado brasileiro que se destacasse mundialmente.

Além do uísque ter sido premiado com double gold, todos os outros produtos da marca que também participaram do concurso levaram prêmios. O gin Kalvelage ganhou medalha de ouro, a vodka Kalvelage conquistou medalha de prata e a vodka Oak ganhou medalha de bronze.

Essa não é a primeira vez que a destilaria criada pelos irmãos em 2012 é premiada em um concurso internacional. A Kalvelage possui no total 28 prêmios internacionais.

Mercado de uísque cresce no Brasil

"Receber esse prêmio internacional é uma honra para nós”, diz Maurício Kalvelage, um dos fundadores da destilaria. “É o resultado de anos de trabalho árduo e paixão pela destilação. Estamos orgulhosos de levar o nome da Kalvelage Distillery ao mundo e mostrar que o Brasil também é capaz de produzir destilados de excelência."

Segundo a marca, o Blended Whisky Kalvelage está alinhado com as tendências internacionais de comportamento e consumo de uísque.

Brasil, Colômbia e México foram os países que apresentam maior aumento no consumo de uísque escocês, de acordo com dados do mercado. Entre os dez principais mercados de exportação, o Brasil é o quarto maior  do mundo. O uísque catarinense chega agora para desafiar essas estatísticas.

Acompanhe tudo sobre:UísqueSanta Catarina

Mais de Casual

A aposta do momento do grupo LVMH: o segmento de relojoaria de luxo

O que acontece com as cápsuals de café após o uso?

9 hotéis para aproveitar o último feriado prolongado de 2024

Concurso elege o melhor croissant do Brasil; veja ranking