Relógio: o cobre é relativamente mole e amassa facilmente, enquanto o estanho é quebradiço e se rompe (WatchTime Brasil/Divulgação)
Da Redação
Publicado em 23 de fevereiro de 2017 às 17h49.
Não é só de modelos Vintage que a relojoaria vem vivendo. Além dos traços de anos atrás, algumas marcas resolveram resgatar materiais usados há algum tempo.
Um deles, bastante específico e especial, é o bronze. Marcas como IWC, Panerai, Zenith, U-Boat, Anonimo, Aquadive, Bulgari e, mais recentemente, Tudor têm apresentado relógios em bronze.
O material é usado especialmente em peças de mergulho por conta de sua identidade com equipamentos para este fim, mas também existem marcas que o usam apenas por sua aparência: uma tonalidade que passa a impressão de vintage, além de conquistar uma pátina única, que varia de acordo com o uso, o ambiente e até mesmo o perfil de pele do usuário.
O bronze pode ser considerado qualquer liga que seja composta por, pelo menos, 60% de cobre, mas o termo se refere, mais comumente, à mistura de cobre com estanho.
O cobre é relativamente mole e amassa facilmente, enquanto o estanho é quebradiço e se rompe. Quando combinados, os dois materiais resistem ao desgaste, mantêm sua forma e são antimagnéticos. E, mais importante, é resistir à corrosão com a água salgada.
No entanto, o bronze é raramente composto apenas de cobre e estanho. A adição de outros materiais cria ligas com propriedades específicas.
Fósforo e estanho são adicionados para ligas trabalhadas; ainda há a opção de adição de metais como chumbo, níquel e ferro. Essas misturas são conhecidas como “bronze multi-liga”.
Se estas ligas possuem pouco ou nenhum estanho, eles são chamados de “bronzes especiais” e sua nomenclatura á adicionada com o nome do material, como “bronze alumínio”, etc.
Veja, abaixo, uma seleção com 8 relógios que possuem suas caixas elaboradas em bronze:
Anonimo Militare
O modelo da relojoaria Anonimo usa liga de bronze alumínio. A peça possui caixa composta por 84% de cobre e 11,5% de alumínio. A composição ainda conta com quantidades pequenas de níquel, magnésio, ferro, zinco, estanho e chumbo.
Uma fina película externa de alumínio resulta num material extremamente resistente a água salgada. Toda série que a marca oferece inclui, ao menos, uma peça com caixa em alumínio, usado desde 1997 pela maison.
Bulgari Gefica BiRetro Safari
O renomado designer de relógios Gérald Genta desenhou o modelo Gefica em 1988 para um caçador, que desejava um relógio com acabamento fosco que não fosse espantar sua presa com o reflexo do sol.
O modelo possui uma caixa de bronze composta por mais de 90% de cobre. A companhia de Genta foi adquirida pela Bulgari em 2000 e, em 2007, uma versão atualizada de Gefica foi apresentada.
Panerai Luminor Submersible 1950 3 Days Power Reserve Automatic Bronzo – 47 mm
A Panerai usa a liga CuSn8, que combina 92% de cobre e 8% de estanho. O modelo apresenta um mostrador esverdeado como uma referência ao fornecimento de relógios de mergulho para a Marinha italiana.
A peça possui um indicador de reserva de energia. Um modelo apresentado em 2011 não possui esta última complicação.
IWC Aquatimer Chronograph Edition “Expedition Charles Darwin”
A IWC usou o bronze para o modelo Aquatimer Chronograph Edition “Expedition Charles Darwin”. O modelo, apresentado em 2014, foi o primeiro da relojoaria apresentado neste metal e é uma homenagem ao navio HMS Beagle, que levou Cherles Darwin em sua expedição pelas ilhas Galápagos.
Montblanc 1858 Chronograph Tachymeter Limited Edition 100
O modelo foi apresentado oficialmente em janeiro de 2017 e conta com uma caixa de 44 mm elaborada essencialmente em bronze acetinado.
Apenas 100 unidades do modelo serão produzidas. Cada uma dela sé equipada com o movimento Minerva MB M16.29 de corda manual, que entrega horas e minutos centrais, pequenos segundos na posição de 9 horas e função cronógrafo com contador de segundos central e acumulador de 30 minutos às 3 horas.
A ativação, pausa e reinício do cronógrafo ocorre por um único botão. O movimento pode ser observado através de um cristal de safira posicionado no verso da caixa.
Ele possui roda de coluna, embreagem vertical, ponte do cronógrafo em formato de “V” e realiza sua operação a 18.800 vph, além de entregar uma autonomia de energia de até 50 horas.
Tudor Heritage Black Bay
Este foi o primeiro relógio da companhia a contar com uma caixa elaborada em bronze alumínio, que a marca afirma ser de alta performance.
O verso da caixa é elaborado em alumínio, mas conta com um revestimento em PVD da cor broze. O acabamento escovado da caixa garante que o modelo terá uma pátina uniforme no futuro.
U-Boat Chimera e Aquadive Bathyscaphe 100 Bronze
As empresas U-Boat e Aquadive inspiram todos os seus lançamentos no universo marinho e oferecem relógios em edição limitadas feitos do metal. Aquadive Bathyscaphe 100 Bronze possui uma caixa recortada a partir de um bloco sólido de bronze; o verso da caixa é elaborado do mesmo material.
U-Boat Chimera Bronze 43 possui caixa, verso, parafusos, protetor de coroa e placa com número de série elaborados em bronze.
Zenith Pilot Type 20 Extra Special
No último ano, a Zenith apresentou o modelo Pilot Type 20 Extra Special Bronze, com 45 mm de caixa. O movimento, Zenith 3000, é automático. A companhia escolheu este material para a peça por conta de seu apelo vintage.