Casual

7 passos para uma alimentação equilibrada

Uma alimentação errada pode sabotar seu rendimento esportivo e, principalmente, sua saúde

Não siga modas, de preferência para os produtos da estação (Dan Jaeger Vendruscolo/SXC)

Não siga modas, de preferência para os produtos da estação (Dan Jaeger Vendruscolo/SXC)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2011 às 11h02.

São Paulo - Cada ano surgem novas modas e gurus de academia, com dietas quase milagrosas. Para perder peso, ganhar músculo, definir a barriga, ganhar força, etc. Antes de seguir as modas, informe-se bem e não se deixe levar pelos resultados de seu companheiro de treino.

Quando perguntam qual é a melhor dieta, sempre se diz que só há uma forma de alimentar-se corretamente, seja qual  for sua condição ou seu problema: utilize a inteligência na hora de sentar-se à mesa. Aqui você encontra os truques para seguir uma alimentação adequada para a sua vida esportiva.

1 Variedade

Não se esqueça de incluir em sua dieta todos os grupos de alimentos, assim você garante a vantagem de casa um e aproveita todos os nutrientes.

2 Comida da temporada

Como no mundo da moda, o mercado ou a feira mudam a cada estação do ano. Aproveite os produtos de cada estação. A natureza lhe proporciona, em época do ano, o que seu corpo necessita.

3 Não confie nas modas nutricionais

 Recorde o que já aconteceu com o vinho, o chocolate e o azeite de oliva, que no passado foram quase proibidos mas são alimentos benéficos à saúde sempre que consumidos em pequenas quantidades.
 

4 Coma normalmente

Não se torne um esportista antissocial, que não pode sair com os amigos para jantar por causa de suas ´manias’. Os extremos nunca são a solução, pelo contrário, podem causar problemas. Por mais que o frango, o atum, a clara de ovo, a soja, etc sejam alimentos saudáveis, ninguém pode sobreviver apenas comendo dessa maneira todos os dias de sua vida, sem variar ou liberar alguns prazeres.

5 Coma de tudo, em poucas quantidades

 Assim você chegará a viver mais de 100 anos, sem faltar ao treino de cada dia.

6. Siga seus instintos

 Quando o corpo lhe pede um determinado alimento, deve haver algum sentido nisso (a menos que seu organismo sempre queira um hambúrguer gigante). Pequenas deficiências de sódio costumam produzir vontade de comer aperitivos salgados. A falta de vitamina B12 ou de ferro se associa com o desejo de comer bife de fígado, por exemplo. Inclusive a gana de comer doce pode estar relacionada com a queda do nível de glicose no sangue. Racionalize suas vontades. 

Tente ser natural

 Os alimentos atuais são muito manipulados e processados. Para fugir disso, escolha sempre produtos frescos e de origem biológica. Ao prepara-los prefira os métodos simpes de cozinhar, como ao vapor, na grelha, forno ou micro-ondas.

Acompanhe tudo sobre:Bem-estarBoa formaExercícios FísicosSaúde e boa forma

Mais de Casual

O prédio mais caro de São Paulo e com a assinatura de Alex Allard será erguido na Oscar Freire

A cidade (nada óbvia) que conquista o título de melhor destino cultural na Europa

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana

Bar flutuante da Heineken chega a Curitiba após sucesso em São Paulo