Casual

7 dicas para alcançar a simplicidade praiana na decoração

Cores claras, texturas naturais e poucos elementos ajudam a manter o clima das férias de verão ao longo de todo o ano

Ter plantas em casa nos conecta com o ritmo real dos ciclos da natureza. (Maura Mello/Divulgação)

Ter plantas em casa nos conecta com o ritmo real dos ciclos da natureza. (Maura Mello/Divulgação)

JS

Julia Storch

Publicado em 11 de fevereiro de 2023 às 08h00.

Última atualização em 14 de fevereiro de 2023 às 16h09.

Basta começar a temporada de calor que o pensamento se volta para dias perto do mar. Com um litoral vasto como o do Brasil, morar na praia se revela mais do que um sonho, um estilo de vida. Pensando nisso, fizemos uma seleção de ideias de decoração - válidas tanto para quem está no litoral quanto para moradores do interior - que automaticamente nos fazem pensar em sol, brisa fresca e dias de descanso.

1. Mantenha o verde por perto

Ter plantas em casa nos conecta com o ritmo real dos ciclos da natureza. Nesta varanda, elas ainda criam um muro verde que favorece a privacidade, aumentam a umidade do ar no entorno e estimulam até a audição, com o barulhinho de vento nas folhas. A mesa redonda com cadeiras da Ondo já virou o ponto mais concorrido da casa, junto ao pendente da Casa Mind e do centro de mesa do Estúdio Heloísa Galvão. O carrinho de chá vem da Arquivo Contemporaneo.

2. Invista numa paleta clara

(Maura Mello/Divulgação)

Não precisa ser tudo branco. Tons de bege, que remetem à areia, cumprem muito bem essa missão e mantêm a neutralidade em dia. Neste projeto que fizemos no Rio de Janeiro, cobrimos as paredes com a cor Bege Amuleto, da Tintas Coral. Lembre-se de evitar os cinzas, que transmitem ideia de urbanidade. O sofá branco é da Lider Interiores, com traço do Suite Arquitetos. As mesas de centro, do estudiobola. Tapete da Companhia das Fibras.

3. Priorize materiais naturais

(Maura Mello/Divulgação)

Criamos um mix de texturas na sala de jantar, todas naturais. O tapete de fibra de bananeira veio da Companhia das Fibras e casa bem com a madeira da mesa de jantar (Wooding) e das cadeiras (Wentz Design) com assento de palhinha. Na parede, as esculturas cerâmicas de Rosalva Siqueira adicionam mais uma camada visual, assim como o pendente de Mel Kawahara.

4. Encontre os poucos e bons

(Maura Mello/Divulgação)

Casa de veraneio tem que ser prática. E isso deveria ser levado para os lugares onde passamos a maior parte do ano também. Encontrar as poucas peças capazes de suprir as necessidades do ambiente sem deixá-lo entulhado é a grande sabedoria da decoração. A cabeceira suspensa da Wooding, por exemplo, facilita a limpeza da suíte. Enxoval de linho da Zara Home e bandeira de Camila Cherobin. Luminárias de piso e mesa, Wentz Design.

5. Acredite na mão de obra local

(André Klotz/Divulgação)

Muitas reformas em cidades do interior ganham charme extra com o trabalho de carpinteiros, azulejistas e pintores locais. Neste banheiro, espelho, arandela e torneira de cobre reafirmam o talento da produção local. O responsável é Nei Cobre, profissional de Trancoso. Cimento queimado resinado dá forma à bancada, pia e reveste todo o ambiente, criando uma atmosfera ao mesmo tempo rústica e elegante.

6. Valorize a beleza original

(André Klotz/Divulgação)

Ao fazer uma reforma, não é raro encontrar pequenas preciosidades que vale ser mantidas. Neste projeto em Trancoso, havia duas pinturas na parede do jardim de inverno que ganharam destaque com a parede toda caiada ao redor.

7. A ordem é reduzir, reaproveitar, reciclar

(André Klotz/Divulgação)

Difícil imaginar que a cabeceira desta cama já percorreu estradas Brasil afora, não? Pois a antiga carroceria de caminhão agora descansa na suíte desta casa em Trancoso. Descarte evitado e quarto mais divertido.

*A TODOS Arquitetura nasceu em São Paulo, em 1996. Os sócios Fábio Mota e Mauricio Arruda acreditam que a arquitetura é um meio capaz de emocionar, contar histórias e conectar pessoas e marcas. Ao longo dessa jornada, nas mais diversas tipologias de projeto, a dupla criou uma identidade própria que também se revela versátil. Valorizar o bom traço arquitetônico, o design nacional, materiais naturais e uma paleta cromática expressiva são premissas que se tornaram uma assinatura no trabalho do escritório.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

Acompanhe tudo sobre:ArquiteturaCasasDecoração

Mais de Casual

O dia em que joguei tênis na casa do Ronaldo Fenômeno

Torra fresca: novidades para quem gosta de café

Leilão de relógios de luxo tem Rolex com lance a partir de R$ 50

O carro mais desejado do Brasil até R$ 150 mil, segundo ranking EXAME Casual