(Belchonock/Thinkstock)
Daniela Barbosa
Publicado em 11 de julho de 2016 às 12h38.
Última atualização em 23 de agosto de 2022 às 17h38.
Os atrativos do óleo de coco para saúde são incontáveis e não só quando consumido como alimento, mas também quando usado diretamente na pele e nos cabelos. E a nutricionista Diana Zaidan, da Clínica LV Cirurgia Plástica, listou alguns dos principais benefícios deste poderoso alimento.
VEJA TAMBÉM
Síndrome de Burnout: o que é, quais são os sintomas e como tratar?
De acordo com a especialista, é importante lembrar que óleo de coco deve ser extra virgem, prensado a frio e, de preferência, orgânico. “Nada valerá o seu uso se não for aliado a uma alimentação saudável e à pratica de atividade física”, afirma a nutricionista. Entenda como o óleo de coco pode melhorar a sua saúde.
De acordo com Diana Zaidan, oóleo de coco é um alimento funcional formado por triglicerídeos de cadeia média, que em contato com o estômago se transformam em monolaurina - um potente antibactericida, antifúngico e antiviral, ou seja, age diretamente na imunidade.
Ele também é rico em vitaminas lipossolúveis (A,D,E e K), que controlam o colesterol, aumentam o HDL (gordura boa) e reduzem o LDL (gordura ruim), por isso o óleo de coco tem efeito anti-inflamatório e antitrombótico.
Por ter um sabor neutro, o óleo de coco pode ser acrescentado na preparação de diversos tipos de alimentos. Segundo a nutricionista, uma excelente opção é usá-lo para temperar as saladas e verduras ou refogar os legumes, arroz e proteínas por exemplo.
Já na sua forma crua, ele pode acompanhar saladas de frutas, vitaminas, café e outros alimentos. “O importante é deixar a criatividade expandir, já que é um óleo resistente ao calor e, por isso nos possibilita várias possibilidades de uso”, afirma especialista.
Antes de introduzir o óleo de coco na alimentação, é sempre importante consultar um profissional para que ele possa auxiliar a forma de consumo e a quantidade necessária diária. Diana Zaidan, no entanto, ressalta que não há contraindicação, uma vez que é um alimento saudável e rico em nutrientes.
O óleo de coco é o óleo mais indicado para cozinhar, pois, por ser um triglicerídeo de cadeia meia, consegue atingir altas temperaturas sem oxidar e sem alterar suas propriedades nutricionais. “Em contato com o calor, ele não vira gordura trans, diferentemente dos óleos vegetais como o óleo de soja, milho, canola”, explica Diana Zaidan.
O óleo de coco é um triglicerídeo de cadeia media, ou seja, é facilmente absorvido e transformado em energia no fígado, não se acumulando em forma de gordura nos adipócitos. Ele também acelera o metabolismo, favorecendo assim a queima de gordura.
O óleo de coco traz excelentes resultados para os cabelos e a pele, não só pelo uso oral, mas também no uso tópico. De acordo com a nutricionista, ele pode ser passado no cabelo antes de dormir, que o resulta em fios com mais brilho e menor queda. “O potente óleo inibe a ação da enzima 5-alfa-redutase, o que evita a queda de cabelo, se o caso claro for alopecia idiopática”, afirma Diana Zaidan.
O óleo de coco fornece energia rápida para executar o treino com maior disposição, acelerando o metabolismo. Ou seja, possui efeito emagrecedor, promovendo sensação de saciedade, o que pode inibir a fome durante o treino.
De acordo com Diana Zaidan, combinado com o café - que estimula o sistema nervoso central, melhora o estado de alerta e também o desempenho em exercícios de força e aeróbicos -, o óleo de coco vira um excelente termogênico que pode ser consumido antes do treino.