Casual

5 dicas para investir nos treinos

O investimento certo na corrida pode motivá-lo para novos desafios


	Pessoas correndo: investir seu dinheiro de forma inteligente no esporte pode ajudar a dar um incentivo a mais para os treinos
 (Sandra Mu/Getty Images)

Pessoas correndo: investir seu dinheiro de forma inteligente no esporte pode ajudar a dar um incentivo a mais para os treinos (Sandra Mu/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2013 às 10h57.

São Paulo - É fácil matar um treino quando você está cansado ou sem tempo, mesmo sabendo que isso vai lhe custar quilos na balança ou segundos na linha de chegada. Mas e se suas corridas perdidas impactassem sua conta bancária? Ainda que dinheiro não compre felicidade, investir na sua corrida pode incentivá-lo a levar os treinos mais a sério, como explica Darcy Strouse, consultora em psicologia do esporte e técnica em Maryland (EUA).

"Encontrar um jeito de 'se pagar' para correr é uma estratégia que recomendo para corredores que precisem de um impulso a mais para aderir às próprias metas ou de ajuda para ganhar autoconfiança", diz ela. "Trata-se basicamente de criar um contrato com você mesmo, e o fato de que seu dinheiro está na jogada consolida seu comprometimento com o contrato e o treinamento." Veja como investir seu dinheiro de forma inteligente.

Provas como recompensas

Inscrever-se para uma competição com meses de antecedência garante sua vaga, evita taxas extras e, o mais importante, cria um comprometimento porque você não vai querer perder a grana que gastou. "Esse investimento antecipado é uma motivação porque representa um passo concreto", diz Darcy. Além disso, participar de uma prova é mais do que simplesmente competir, segundo ela. "É um jeito de ajudar quem está começando a criar uma identidade como corredor, o que é uma motivação poderosa."

INVISTA - Cheque no site da prova as datas de início da inscrição. Eventos populares abrem e esgotam as vagas com uma velocidade assustadora.


Culpa pelo equipamento

Você provavelmente não vai deixar um par de tênis novinho juntar poeira. Gastar com roupas novas ou aquele relógio com GPS pode estimular seu treinamento não só porque você quer fazer seu dinheiro valer a pena, mas porque isso vai fazê-lo se sentir pertencente a um círculo de corredores "de verdade". Pode parecer bobagem, mas funciona. "Comprar tênis e equipamento de alta qualidade tende a deixá-lo mais autoconfiante e comprometido com o treino", diz Darcy. "O investimento pode ser visto como um contrato e dizer a você: 'Estou envolvido com o esporte, sou um atleta'."

INVISTA - Nas lojas especializadas em corrida, você tem a opinião de vendedores que entendem do que estão falando.

Segredos de treinamento

Para evoluir, procure ajuda de um especialista. Pode ser o treinador de uma assessoria esportiva, de uma equipe gratuita, o personal de uma academia ou até um treinador online — o segredo é encontrar alguém que combine com sua personalidade e necessidades.

Um bom profissional vai montar seu treino de acordo com seus pontos fortes e fracos, objetivos e agenda diária. O investimento (geralmente uma taxa mensal) vai desafiá-lo. Se você não quiser se comprometer a longo prazo, pode se matricular por períodos menores e predeterminados.

INVISTA - Antes de se inscrever em um grupo de corrida ou academia, visite, bata um papo com o treinador, faça uma aula-teste. E veja se ele é formado em educação física e, melhor, tem especialização em fisiologia do esporte.


Aposte para perder

Ter um incentivo financeiro para perder peso pode aumentar em cinco vezes suas chances de ter sucesso, de acordo com um estudo publicado no The Journal of the American Medical Association em 2008. Você pode apostar com seus amigos metas possíveis para emagrecer. Os prêmios — tanto em dinheiro como abster-se de pagar contas ou inscrições de provas — podem motivá-lo a vencer a aposta e ainda perder alguns quilinhos.

INVISTA - Crie um grupo fechado no Facebook para fazer as apostas. Vocês podem combinar que quem correr mais quilômetros não paga a conta no bar ou premiar quem não faltar aos treinos.

Pague adiantado

Dê a si mesmo uma recompensa em dinheiro para cada quilômetro que correr ou quando alcançar pequenas metas. "É motivador ver as mudanças acontecerem", diz Darcy. "É um sistema de recompensa pessoal imediata porque é definido, monitorado e entregue por você mesmo, o que o torna intrinsecamente gratificante."

INVISTA - Darcy Strouse sugere usar uma jarra de vidro e colocá-la em um lugar visível — no balcão da cozinha ou perto dos seus acessórios de corrida, onde você vai vê-la com frequência. Prometa gastar o dinheiro consigo mesmo. Sua "jarra de gorjetas" de corrida, ela diz, deve ser vista como uma recompensa pelos seus esforços.

Acompanhe tudo sobre:CorridaEsportesExercícios FísicosSaúde e boa forma

Mais de Casual

O dia em que joguei tênis na casa do Ronaldo Fenômeno

Torra fresca: novidades para quem gosta de café

Leilão de relógios de luxo tem Rolex com lance a partir de R$ 50

O carro mais desejado do Brasil até R$ 150 mil, segundo ranking EXAME Casual