Casual

5 alimentos saudáveis ideais para uma rotina apressada

A alimentação – e consequentemente a saúde – é um dos aspectos mais negligenciados em uma rotina corrida, mas não precisa ser assim


	Oleaginosas, como castanha-do-pará, nozes, amêndoa e castanha-de-caju, são boas opções de lanche rápido e saudável
 (Dercílio / Saúde)

Oleaginosas, como castanha-do-pará, nozes, amêndoa e castanha-de-caju, são boas opções de lanche rápido e saudável (Dercílio / Saúde)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2014 às 15h14.

São Paulo – Se o tempo é algo precioso, a saúde também é. Mas, em um dia cheio de compromissos e afazeres, uma das primeiras áreas da vida que ficam em segundo plano é a alimentação e, consequentemente, a própria saúde.

Numa rotina corrida, o café-da-manhã quase desaparece, o almoço vira um lanche rápido e o jantar, idem. De acordo com Gisele Rossi Gouveia, nutricionista e membro da Sociedade Brasileira de Diabetes, o hábito negativo mais comum adotado pelas pessoas que não têm muito tempo é a troca de refeições por lanches e salgados pouco nutritivos.

“Isso é prejudicial por serem, normalmente, opções ricas em gorduras e sódio e pobres em vitaminas e fibras”, afirma. Para quem não costuma ter opção de parar e comer com tranquilidade (o que é o ideal), ela indica algumas opções mais ágeis e que não causam tanto impacto negativo no organismo. Confira a seguir.

Lanches naturais (de verdade)

Se não é possível almoçar, um sanduíche natural pode ser a saída saudável. Mas é bom saber que nem todos os lanches ditos “naturais” são realmente bons para o corpo. Aqueles recheados com cremes ou patês devem ser evitados, pois contém muita gordura.

A melhor opção é aquela feita com pão integral (rico em fibras), recheios magros, como atum, ricota, queijo fresco e peito de peru, e hortaliças, como folhas, cenoura, beterraba e tomate. O complemento (ou sobremesa) fica por conta de uma fruta.

Frutas frescas e secas

Além de saborosas, as frutas são uma alternativa de lanche rápido para comer durante o dia. Se as versões in natura forem de difícil armazenamento e transporte, as secas resolvem esse problema. Damasco, passas, ameixa e figo são exemplos cheios de vitaminas, fibras e outras substâncias benéficas ao organismo.

Biscoitos e cereais integrais

Em vez do optar pelos biscoitos de farinha branca, o melhor é levar consigo aqueles fabricados com farinha e cereais integrais. Além de serem fonte de energia e fibras, eles possuem boas quantidades de proteínas, segundo a nutricionista.

Iogurtes desnatados, zero ou light

De acordo com Gisele, os iogurtes desnatados, zero ou light são boas alternativas para matar a fome rapidamente sem prejudicar o corpo, já que trazem menos gordura do que a versão original. Além disso, eles ajudam a regular o funcionamento dos intestinos e contêm cálcio e vitaminas (como A, B6 e B12).

Oleaginosas

Na hora de matar a fome, um lanche saboroso e nutritivo é uma porção de sementes e frutas oleaginosas, como castanhas, amêndoas, nozes e avelãs. Seu benefício está na riqueza em gorduras boas para o organismo e substâncias como vitamina E, B, magnésio e selênio (como na castanha-do-pará).

Acompanhe tudo sobre:TrigoAlimentaçãoAlimentosSaúdeSaúde e boa formaBoa formaAlimentos funcionais

Mais de Casual

Vinessence é a mais nova importadora-butique de vinhos no mercado

Udo Kier, ator de 'O Agente Secreto', morre aos 81 anos

CEO do Oscar vê na cinematografia brasileira um momento oportuno para prêmios

Salão do Automóvel de São Paulo hoje; conheça principais atrações