-
1. Inspirações
zoom_out_map
1/49 (ThinkStock)
São Paulo - Caprichar na decoração do lavabo é um sinal de hospitalidade. O banheiro, que é preparado para as visitas, deve ser acolhedor, mesmo com pouca metragem. Confira nas imagens a seleção de 47 ideias para decorar o lavabo.
-
2. Inusitado
zoom_out_map
2/49 (Evelyn Müller/Casa.com.br)
Revestimento inusitado, o vidro argentato bronze valoriza a parede da bancada no lavabo projetado pelo arquiteto Maurício Queiroz. Ele optou por materiais alinhados à personalidade sóbria do morador, por isso adotou também a cuba de Corian branco esculpido e a porta de pau-ferro (Marcenaria Lisboa). Dois pendentes direcionam sua luz difusa para o tampo, o que minimiza o ofuscamento.
-
3. Com porta de cobre
zoom_out_map
3/49 (Evelyn Müller/Casa.com.br)
Atrás da chamativa porta de correr revestida de cobre (N. Didini), revela-se o lavabo tranquilo, quase todo tingido de azul (ref. Diesel*, da Suvinil). Aqui, a arquiteta Gabriela Müller tirou proveito do contraste entre vibração e leveza – essa última reforçada pela pia de Silestone branco em formato de coluna, desenhada pela profissional. A torneira e a válvula de descarga (Deca), de linhas discretas, também não pesam no décor. O piso é de cumaru de demolição (Indusparquet).
-
4. Com papel de parede
zoom_out_map
4/49 (Marco Antonio/ Salvador Cordaro/Casa.com.br)
Depois de uma grande reforma em sua casa, em São Paulo, a empresária Fernanda Assunção resolveu ela mesma encarregar-se da revitalização do lavabo. Pediu algumas indicações à designer de interiores Luciana Penna e fez mudanças pontuais que renderam grande resultado. “Comecei trocando a porta de lugar: antes voltada para a sala, fcou na direção do hall”, conta. Simples, a alteração ajudou a reorganizar o pequeno espaço para o qual ela encomendou a pia de mármore travertino. Na lateral, um aparador do mesmo material serve de apoio para toalha e produtos de higiene. Por sugestão da designer de interiores Luciana Penna, as paredes ganharam o papel de parede com círculos azuis sobre fundo preto, da Wallquest (Celina Dias), que trouxe um ar divertido ao ambiente.
-
5. Com bancada de vidro
zoom_out_map
5/49 (Marco Antonio/ Salvador Cordaro/Casa.com.br)
Misturas na dose certa neste lavabo. No apartamento da galerista Mariana Moura, em frente à praia de Boa Viagem, no Recife, o lavabo ocupa um lugar estratégico, ao lado da sala de música. “Essa sala é o espaço que mais usamos no dia a dia e quando recebemos amigos”, conta Mariana. Por isso, ela se esmerou na junção de elementos marcantes para criar um lavabo acolhedor. De visual limpo, a bancada de vidro faz contraponto à cuba de madeira e ao cesto trazido da Amazônia. Mais rebuscados, o espelho com moldura dourada e o papel de parede (Habitare) se unem ao pendente amarelo para construir uma atmosfera calorosa.
-
6. Requintado
zoom_out_map
6/49 (Luís Gomes/Casa.com.br)
Neste lavabo, a arquiteta Zize Zink usou diversos recursos para trazer requinte, a começar pelo limestone bege kepia (Mont Blanc), escolhido para compor bancada, piso e rodapé alto. O restante da parede ganhou papel com estampa de conchinhas (Orlean), sobre a qual se destaca o trio de fotos (Galeria Lume). Acima da cuba, outro elemento para assegurar o glamour: o antigo espelho veneziano, garimpado na Itália e aplicado na placa espelhada. Metais da Deca.
-
7. Com espelho para ampliar o ambiente
zoom_out_map
7/49 (Marco Antonio/ Salvador Cordaro/Casa.com.br)
Espelho amplia a área deste lavabo. Para criar a sensação de profundidade no lavabo de um apartamento paulistano, o decorador Beto Galvez e a arquiteta Nórea De Vitto utilizaram um truque infalível: quem abre a porta do ambiente, de 3 m², visualiza um painel de espelho de 1,50 x 2,40 m (Galeria D’Quadros). Até a saia da bancada é espelhada, um ótimo jeito de ocultar o sifão. O brilho do material ainda ajuda a iluminar o ambiente, que segue a mesma linguagem de revestimentos sóbrios do restante do projeto. A cuba é escavada na placa de mármore travertino navona bruto, rocha que também dá forma ao frontão. Metais e louças da Deca. Tinta acetinada chocolate (Suvinil, ref. 169*) recobre as paredes do ambiente, acompanhando as tonalidades dos demais espaços do apartamento, cuja paleta combina marrom, cinza e preto.
-
8. Sem excessos
zoom_out_map
8/49 (Marco Antonio/Casa.com.br)
Um visual uniforme e sem excessos – essa foi a proposta seguida pelo designer de interiores Francisco Cálio na reforma do lavabo. Daí o predomínio do concreto e das formas retas. A bancada é uma caixa feita do material, que abriga contêineres de acrílico, empregados para guardar revistas e toalhas. Louças e metais da Deca. “A iluminação, indireta e lateral, produzida com as arandelas (Via Manzoni), evita o surgimento de sombras no rosto de quem se mira no espelho”, diz.
-
9. Com madeira de demolição
zoom_out_map
9/49 (Marco Antonio/Casa.com.br)
A bancada de madeira de demolição, as paredes brancas e a decoração com poucos elementos deram o tom despretensioso ao lavabo da casa do galerista Fábio Gerevine, próxima de Florianópolis. Isso não quer dizer que falte graça ao espaço – ela é garantida com acessórios garimpados mundo afora, como os vidros de perfume e o espelho veneziano (Mercato Art), que reflete a tela de Lula Cardoso Ayres, artista plástico recifense. A forma ovalada da cuba (Deca) ajuda a trazer suavidade.
-
10. Chique
zoom_out_map
10/49 (Salvador Cordaro)
Com farta iluminação natural e paredes revestidas de seixos pretos (Villa della Pietra), este lavabo serve de apoio à área gourmet de uma casa. A ideia das arquitetas Fernanda Negrelli e Andrea Teixeira foi criar um espaço de tonalidades neutras, porém repleto de relevos atraentes. “Além das pedras, a madeira cumpre o papel de agradar o tato: a porta exibe, no lado de dentro, carvalho escovado e, na parte externa, madeira de demolição”, conta Fernanda. Na bancada, o mármore travertino nero completa o clima rústico chique.
-
11. Com espaços abertos
zoom_out_map
11/49 (Marco Antonio/ Salvador Cordaro/Casa.com.br)
Os moradores desejavam ter espaços abertos para a natureza nesta casa, em um condomínio vizinho a Belo Horizonte. “Eles me pediram para evocar o clima de Trancoso, na Bahia”, explica o arquiteto Carlos Alexandre Dumont, o Carico. No lavabo, ele recorreu a painéis de vidro voltados para o jardim interno e materiais com tratamento rústico, como o concreto da parede, para obter o efeito pretendido. A bancada, de mármore travertino bruto, economiza espaço graças ao corte triangular e só fica mais profunda na extremidade que recebe a cuba (Vallvé). Fixado por uma estrutura metálica, o espelho parece solto no ar.
-
12. Surpreendente
zoom_out_map
12/49 (Casa Claudia)
Para facilitar a circulação no lavabo de apenas 1,60 m2, as arquitetas Carmen Zaccaro e Marise Kessel desenharam uma bancada de apoio lateral com 20 cm de profundidade, mais estreita que a cuba de 40 cm de profundidade. Feitas de mármore pigués, as duas peças foram executadas pela Marmoraria Colonial. Um mosaico de fragmentos de imbuia (Oca Brasil) confere textura à parede de fundo. Os metais são da Deca. Preste atenção: sob a cuba, há um nicho que permite o acesso ao sifão. Na parede da pia, revestida de cimento, o espelho fica afastado 5 cm e esconde a iluminação indireta. Um ponto de luz no teto valoriza o mosaico de madeira.
-
13. Com economia de espaço
zoom_out_map
13/49 (Marco Antonio/ Salvador Cordaro/Casa.com.br)
Economia de espaço neste lavabo. Com apenas 3 m², o lavabo deste apartamento, em São Paulo, pedia soluções enxutas. As designers de interiores Andréa Bugarib, Betina Barcellos e Karina Salgado, da Inhouse, optaram por uma cuba redonda (Interbagno) apoiada na bancada de madeira de demolição (35 cm de profundidade). “Já o espelho toma toda a largura da parede para ampliar o espaço”, explica Andréa. Uma arandela embutida na parede lateral e LEDs atrás do espelho garantem a luz indireta. Nas paredes, a textura imita o cimento queimado (Bricolagem Luzes e Cores). “É uma solução de baixo custo e se combina muito bem com a madeira. ” Como fica entre o estar e o home theater, o lavabo ganhou uma porta pivotante forrada da mesma madeira de demolição que reveste a parede desses ambientes, integrando-os. Quando fechada, parece ser parte do painel.
-
14. Impactante
zoom_out_map
14/49 (Casa Claudia)
"Este lavabo foi concebido para ser elegante e impactante", revela a decoradora Adriana Penteado. Isso porque o morador, que adora receber, queria um ambiente com clima noturno e festivo. Para alcançar esse efeito, a profissional optou por um papel de parede marrom com padrão azul-metalizado (Wallcovering), cores afinadas com a paleta do restante do apartamento. A iluminação difusa de leds realça o revestimento. Preste atenção: a cuba de limestone cinza, desenhada pela decoradora, oferece uma área de apoio para o vaso com flores. Sob a peça, uma caixa de madeira funciona como compartimento para as toalhas.
-
15. Com personalidade
zoom_out_map
15/49 (Casa Claudia)
A cor azul é uma presença constante no apartamento da estilista Helena Buon. No lavabo, um tom clarinho de turquesa cobre a moldura do espelho (que traz pinceladas de dourado) e surge de forma pontual na jarra com flores (arranjo da Bothanica Paulista). Já as paredes receberam um rosa-antigo, que serve de fundo para o pôster preto-e-branco, com personalidades retratadas pelo fotógrafo francês Félix Nadar (1820-1910). Preste atenção: a moradora optou por uma pia de estilo antigo, que conta com estrutura de ferro para o apoio da cuba e funciona como toalheiro. A maçaneta original foi trocada por um modelo de bronze, trazido de uma viagem a Buenos Aires.
-
16. Claro
zoom_out_map
16/49 (Marco Antonio/ Salvador Cordaro/Casa.com.br)
Claridade valorizada neste lavabo. Jovem empresária do ramo da moda, a dona deste apartamento no Recife encomendou aos arquitetos Zezinho e Turíbio Santos uma decoração atual e estilosa. Apaixonada pelas padronagens têxteis, ela foi contemplada com um detalhe inusitado no lavabo: um tecido estampado (Maria Casa) forra o teto. “Ele foi aplicado sobre uma placa de compensado e pode ser facilmente trocado por outro, ao sabor das tendências”, diz Turíbio. A fim de colocar o forro ainda mais em evidência, o branco predomina na parede, no piso e na bancada de marmoglass (execução da Inpermal). Louças e metais da Deca. Uma caixa de madeira laqueada de branco foi providenciada para servir de moldura à cortina de tecido celular Carousel Suite, da Uniflex, e disfarçar as esquadrias escuras do edifício.
-
17. Funcional
zoom_out_map
17/49 (Casa Claudia)
Neste lavabo, o ponto principal foi a elaboração de uma grande bancada que pudesse otimizar o espaço reduzido, de 2 m2. "Criei uma peça que organiza o ambiente", conta o arquiteto Adriano Mascarenhas. Feita de mármore branco, ela tem 1,35 m de largura e conta com um recorte que define a área da pia e uma borda alta, que disfarça levemente o vaso com o bambu. A porta pivotante repete o modelo usado em todo o apartamento. Preste atenção: abaixo da bancada, o arquiteto instalou uma prancha com rodízios. Esta peça móvel ajuda na hora da limpeza e acomoda acessórios. O espelho, afastado da alvenaria por uma discreta moldura, tem 1,70 m de altura e alcança o forro.
-
18. Elegante
zoom_out_map
18/49 (Casa Claudia)
No ambiente de 3,30 m2, o mármore travertino é o grande responsável por criar uma atmosfera elegante. "Como essa não é uma área sujeita a tanta umidade, não foi preciso impermeabilizar a pedra, aplicada no piso e na parede", conta a arquiteta Paloma Yamagata. Apenas a bancada de peroba-do-campo, que oferece apoio à cuba, precisou de tratamento e recebeu verniz náutico. O misturador é do tipo cascata (Punto). Preste atenção: um espelho frontal e dois laterais, que vão da bancada ao teto, produzem um interessante jogo de reflexos e garantem amplitude. A cuba de apoio Ciottolo (Metalbagno), com 35,5 cm de altura, se transforma em atração do espaço.
-
19. Sofisticado
zoom_out_map
19/49 (Casa Claudia)
Um tecido que imita pele de cobra (Donatelli) reveste as paredes do lavabo do loft de 170 m2. "Eu queria um ambiente feminino e aconchegante", diz a proprietária, Isabella Bariani Tralli. O revestimento foi aplicado pelo estofador Joel Antônio da Silva, profissional indicado pelo designer Paulo Castellotti. O lustre de cristal (Cecilia Dale) reforça a aura de feminilidade do ambiente. Preste atenção: em contraste com o tecido e o espelho, os demais elementos do lavabo têm linhas contemporâneas. Caso da bancada retilínea de marmoglass (Tamboré Mármores), da cuba e dos metais (Deca).
-
20. Com moldura antiga
zoom_out_map
20/49 (Denilson Machado/Casa.com.br)
O arquiteto Paulo Alves renovou o visual deste ambiente com poucos elementos, como o tom azul-esverdeado das paredes (Anil Tintas, ref. SW-6947*), o espelho com moldura antiga, o pendente (Reka) e a prateleira de madeira sob a bancada original de mármore travertino. “Áreas pequenas, como esta, de 2,50 x 1,30 m, parecem maiores ao ganhar uma cor inesperada, que prende o olhar e afasta as paredes para longe”, afirma.
-
21. Divertido
zoom_out_map
21/49 (Deniolson Machado/Casa.com.br)
Causa impacto o papel de parede (Orlean) com nomes de cidades europeias neste lavabo de 2,35 x 1,45 m, reformado pelas arquitetas Roberta Moura, Paula Faria e Luciana Mambrini. “A moradora viaja muito e se identifcou com a ideia”, conta Luciana.
-
22. Rústico
zoom_out_map
22/49 (Marco Antonio/Casa.com.br)
Mix de rústico e moderno neste lavabo. “Esta parede de tijolos aparentes prolonga-se da sala de estar para o lavabo e, nos dois ambientes, expõe obras de arte”, diz a arquiteta Kika Camasmie, autora do projeto de reforma do lavabo de 1,30 m x 95 cm. A ideia de integração visual aparece ainda em detalhes, como a papeleira de madeira de demolição, material usado em todas as portas do apartamento. A bancada é de mármore crema marfil jateado. Luminária da La Lampe
-
23. Leve
zoom_out_map
23/49 (Célia Maris Weiss/Casa.com.br)
Lavabo elegante como uma sala. Em vez de bancada, o lavabo (1,60 x 1,50 m) ganhou uma mesa com tampo e cuba de Corian e pés com acabamento de laca acetinada, no projeto dos arquitetos Beatriz e Caio Andreazza Morbin. “Nossa ideia era criar uma atmosfera leve e chique”, diz Caio. O espaço traz também torneira desenhada por Philippe Starck (Vallvé), vaso da Olho Interni e bandeja de vidro com toalhinhas da Amma Boutique de Arquitetura.
-
24. Harmonioso
zoom_out_map
24/49 (Marco Antonio/Casa.com.br)
O tom único traz harmonia ao lavabo. Na reforma do apartamento, os arquitetos Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes criaram este lavabo, de 2 x 1,20 m, roubando um pedacinho do corredor entre a área de estar e as suítes. “As paredes foram pintadas com a mesma cor marcante do hall de entrada (Suvinil, ref. Ponte Pênsil*). Assim, o ambiente fca integrado à área social”, explica Junior. A bancada, feita sob medida, é de Silestone. Torneira da Deca.
-
25. Poderoso
zoom_out_map
25/49 (Luís Gomes/Casa.com.br)
Bancada maciça e poderosa no lavabo. Para modernizar o lavabo, que já estava antiguinho (2 x 1,70 m), as designers de interiores Ana Claudia Costa e Bianca Notari desenharam esta bancada poderosa, feita de cumaru maciço. “Incluímos vários nichos na estrutura para acolher o toalheiro e o toque de frescor dos vasos com suculentas”, conta Bianca. Na parede, bica da Hansgrohe e espelho bisotado. Luminária da La Lampe.
-
26. Com desenho tribal
zoom_out_map
26/49 (Marco Antonio/Casa.com.br)
Com estampa que remete a um desenho tribal, o papel de parede de palha (Empório Beraldin) soma aconchego ao lavabo. No tampo da bancada, recortes acolhem vasos de plantas. Ambiente de Olivia Messa.
-
27. Básico
zoom_out_map
27/49 (Marco Antonio/Casa.com.br)
Básico, o visual do ambiente se enriquece com as peças de prata dispostas na área de apoio e os cestos altos de fibra (LB Home), que preenchem o vão sob a bancada.
-
28. Intenso
zoom_out_map
28/49 (Marco Antonio/Casa.com.br)
Intensa, a tonalidade escolhida conferiu unidade visual ao ambiente e cobriu ainda a bancada de apoio. A superfície recebeu um recorte para acompanhar o dente da parede.
-
29. Charmoso
zoom_out_map
29/49 (Marco Antonio/Casa.com.br)
Um totem de mármore travertino navona (40 x 40 cm, altura de 85 cm), mesmo material do piso, serve de cuba. A pedra foi mantida sem estuque para preservar seus veios.
-
30. Cheio de classe
zoom_out_map
30/49 (Marco Antonio/Casa.com.br)
Erguido com drywall, o nicho em que foi colocada a cuba é realçado pela luz cênica oferecida pelos dois pontos embutidos no alto, com lâmpadas dicroicas direcionáveis neste lavabo projetado por Guilherme Torres.
-
31. Colorido
zoom_out_map
31/49 (Marco Antonio/Casa.com.br)
O espelho ocupa toda a parede, inclusive a área abaixo da bancada de mármore crema marfil. “Isso garante profundidade ao espaço e faz com que a área de apoio pareça flutuar”, diz a arquiteta Maria Coelho.
-
32. Estiloso
zoom_out_map
32/49 (Zé Gabriel/Casa.com.br)
O designer de interiores Diego Ferreira optou por uma solução prática e original: fez os desenhos geométricos nas paredes e os pintou de três tons de látex cinza e um de verde-limão para contrastar.
-
33. Com jardim
zoom_out_map
33/49 (Victor Affaro/casa.com.br)
O pequeno jardim embeleza o lavabo na proposta do arquiteto Gui Mattos. Aberta, a área multiplica a claridade.
-
34. Em tom verde
zoom_out_map
34/49 (Victor Affaro/Casa.com.br)
Cada ambiente molhado deste apartamento recebeu uma tonalidade: no lavabo, nuances esverdeadas cobrem tanto o piso de rocha sintética (Silestone) quanto as paredes e a divisória de compensado naval, todas pintadas de tinta epóxi. “O reboco precisa estar perfeito para um visual uniforme”, recomenda Sarkis Semerdjian, do escritório Pascali Semerdjian Arquitetos.
-
35. Paredes com alto brilho
zoom_out_map
35/49 (Célia Maris Weiss/Casa.com.br)
O esmalte azul com alto brilho destaca as paredes na reforma capitaneada pelo escritório Lacaz & Broggin. O deck de cumaru, ao fundo, cobre uma antiga jardineira e serve de apoio.
-
36. Com bancada de concreto
zoom_out_map
36/49 (Eduardo Pozella/Casa.com.br)
A iluminação zenital realça a bancada de concreto e os ladrilhos hidráulicos (H&T Cerâmica) a proposta do escritório Triptyque.
-
37. De tijolinho
zoom_out_map
37/49 (Tuca Reinés/Casa.com.br)
Tijolinhos pintados, piso de cumaru e granito rústico (Pagliotto Pedras de Cantaria) dão charme envelhecido ao espaço elaborado pela arquiteta Sandra Sayeg Tranchesi.
-
38. Estilo industrial
zoom_out_map
38/49 (Felipe Cohen)
O estilo industrial marca o projeto da arquiteta Paula Mattar, que buscou alguns itens em lojas de materiais de construção – a exemplo da torneira de jardim e da bancada do tipo andaime.
-
39. Sob uma escada
zoom_out_map
39/49 (Evelyn Müller/Casa.com.br)
A pouca área disponível levou Gil Melo, do Galeria Arquitetos, a posicionar o lavabo de 0,85 x 2,20 m sob a escada em leque da casa. Para ganhar altura, rebaixou-o dois degraus em relação ao nível do térreo e usou bacia com saída de esgoto horizontal.
-
40. Elegante
zoom_out_map
40/49 (Cacá Bratke)
No lugar da maçaneta comum, a cava de aço corten inserida na porta de nogueira pivotante já revela o zelo da arquiteta Paula Bittar pelos detalhes. Na bancada e no piso, ela optou pelo limestone baiteg blue. “É bem decorativo, mas, como pede impermeabilização para evitar marcas de água, só uso em lavabos”, conta.
-
41. Com paredes de vidro
zoom_out_map
41/49 (Eduardo Pozella/Casa.com.br)
Dois painéis de vidro fixo, colocados em L, concedem luz natural e vista para o verde neste lavatório assinado pelo escritório Sidonio Porto Arquitetos Associados
-
42. De cimento queimado
zoom_out_map
42/49 (Maira Acayaba/Casa.com.br)
O cimento queimado contrasta com os metais contemporâneos e a cuba triangular (Deca), apoiada sobre a bancada de travertino romano bruto (Marmoraria Itapemirim). Além do design, a bacia sanitária suspensa foi escolhida para resolver a passagem do esgoto pela parede. Concepção do Bistrô de Reformas.
-
43. Divertido
zoom_out_map
43/49 (Zé Gabriel/Casa.com.br)
O estúdio Figueroa.arq transformou o antigo banheiro de empregada no divertido lavabo, com papel de parede e adesivo indicando a abertura da porta de correr.
-
44. Aconchegante
zoom_out_map
44/49 (CasaPRO/Casa.com.br)
A ideia das arquitetas Simone e Marina Brandt, da Brandt Arquitetura, era dar aconchego a este lavabo, por isso optaram por uma estampa florida e escura que realça a iluminação e a cuba embutida de mármore, peça favorita das profissionais. “Aproveite o lavabo, que é um ambiente pequeno e onde não se passa muito tempo, para sair do básico”, aconselham.
-
45. Com granito preto absoluto
zoom_out_map
45/49 (Zé Gabriel/Casa.com.br)
Na obra do escritório Messa Penna, o papel de parede geométrico (Wallpaper) destaca-se e combina com o vaso (Deca) e o lavatório de granito preto absoluto.
-
46. Neutro
zoom_out_map
46/49 (CasaPRO/Casa.com.br)
“Em banheiros normais é menos indicado o uso do papel de parede, pois a umidade pode danificar a maioria dos papéis do mercado”, explica a arquiteta Karen Pisacane, da Toda Arquitetura. Portanto, o uso está liberado nos lavabos já que não possuem a área molhada. Aqui, Karen apostou em um tom pastel para completar o ambiente com cores mais neutras. Por que optar pelo papel de parede? “Acredito que a principal vantagem é a facilidade de instalação, troca, e limpeza”, conclui.
-
47. Extravagante
zoom_out_map
47/49 (CasaPRO/Casa.com.br)
Para deixar o jogo de espelhos e os acessórios em evidência, as profissionais Izza Vieira e Isabelle Cavalcante Emery revestiram as paredes do lavabo feminino, exposto na Casa Cor Pernambuco, com papel escuro e com textura. Na hora de renovar um ambiente, a dica é sempre o uso do papel de parede: “Para evitar o quebra-quebra, é a melhor opção”.
-
48. Chique
zoom_out_map
48/49 (CasaPRO/Casa.com.br)
Em um escritório, o espaço limitado do lavabo (1,40 x 1,60 m) aproveitou a sensação de amplitude proporcionada pelo espelho, destacado pelo papel de parede cor nude com textura clássica escolhido pela arquiteta e urbanista Camila Tannous. Ela deixa a dica: “Aposte no uso de espelho, na iluminação, e nas texturas diferentes”.
-
49. Falando em decoração
zoom_out_map
49/49 (Divulgação)