São Paulo - O Salão Internacional de Alta Relojoaria (SIHH) é o espaço que as principais relojoarias do mundo têm para inovar. É comum, então, que cada uma delas inove, ou mesmo queira mostrar sua expertise nas áreas mais difíceis da relojoaria. Uma das mais importantes e complicadas “complicações” da relojoaria é a repetição de minutos. Algumas marcas, então, apresentaram seus repetidores durante o evento. Selecionamos quatro dos maiores destaques desta feira.
2. A. Lange & Sohne Zeitwerk Minute Repeaterzoom_out_map
2/6(Divulgação)
O modelo combina janelas de hora de alteração instantânea com um repetidor de minutos de 10 minutos (ao invés de quarto de horas). Como a indicação de horas e minutos é feita de maneira digital, o papel do usuário fica em apreciar as demais informações fornecidas pelo mostrador, principalmente os gongos do repetidor, posicionados na parte frontal, de maneira inversa às tradicionais: ele bate para o lado de dentro do relógio. Leia mais sobre ele aqui.
3. Audemars Piguet Royal Oak Concept RD#1zoom_out_map
3/6(Divulgação)
Uma parceria entre a Audemars Piguet e a École Polytechnique Federale de Lausanne, especialista no estudo de acústica, apresentou o que representa uma verdadeira revolução na emissão de sons de repetidores de minutos. Durante a coletiva de imprensa, uma demonstração do relógio foi feita e o resultado é de deixar boquiaberto. Era possível ouvir as batidas do repetidor de minutos a um volume perfeitamente audível a uma distância de quatro metros. Como o próprio nome diz, a peça, por enquanto, é apenas um conceito. Leia sobre o modelo aqui.
4. Cartier Rotonde de Cartier Grand Complicationzoom_out_map
4/6(Divulgação)
O relógio merece atenção por ser uma das peças que mais chamaram a atenção durante o SIHH deste ano. Sua grande complicação está inserida em uma caixa de apenas 12,6 mm de espessura enquanto o movimento 9406 MC de fabricação própria conta com apenas 5,49 mm de espessura. Além do repetidor de minutos, o relógio conta com calendário perpétuo e tem um turbilhão voador.
Com muitos repetidores de minutos em seu portfolio, é a primeira vez que a Jaeger-LeCoultre apresenta um modelo feminino. Seu nome, Ivy, significa Hera. Sobre seu mostrador azul, folhas de hera foram colocadas, preenchidas com diamantes em esquema flocos de neve, que simbolizam, de acordo com a marca, a noite da primeira geada do inverno no Vallée de Joux, onde a fábrica está localizada. Ao todo, o relógio conta com 548 diamantes. O calibre 942A permite que a repetição seja ativada por um botão, ao invés de uma alavanca.
6. Veja agora 5 relógios esqueletizados de destaquezoom_out_map
A Casa Valduga, localizada em Bento Gonçalves (RS), foi eleita a primeira vinícola do Brasil a figurar entre as 100 melhores do mundo, segundo o ranking do World’s Best Vineyards