Casual

3 lugares para visitar na terra do “Senhor dos Anéis”

Nova Zelândia é o cenário dos filmes que adaptaram a obra de J.R.R. Tolkien

O lugar onde foram feitas as imagens do filme foi a Nova Zelândia (Divulgacao)

O lugar onde foram feitas as imagens do filme foi a Nova Zelândia (Divulgacao)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2012 às 09h33.

Última atualização em 8 de fevereiro de 2019 às 16h40.

Imagine passar suas férias na Terra-média. Quem não conhece esse lugar provavelmente não é fã da trilogia “O Senhor dos Anéis”, do escritor J.R.R. Tolkien. A trama em que homens, hobbits, elfos, anões, orcs e outras criaturas fantásticas participam da Guerra do Anel conquistou o mundo há décadas. E ficou ainda mais conhecida depois que foi lançada nos cinemas, entre 2001 e 2004.

Mas é possível visitar lugares do universo de “O Senhor dos Anéis”? Sim, pelo menos os cenários mostrados nos filmes – eu mesmo fiz isso, em junho deste ano. É que a trilogia foi gravada na Nova Zelândia. Ou seja, se você viu as produções e achou os lugares bonitos, provavelmente vai gostar desse país perdido do outro lado do mundo.

Desde o lançamento da trilogia nos cinemas, milhares de pessoas fizeram viagens para a Nova Zelândia só para conhecer a Terra-média, o nome do lugar fictício onde ocorre a trama criada por Tolkien. E o interesse deve aumentar em dezembro, quando ocorre o lançamento mundial do primeiro filme da trilogia “O Hobbit”, que conta o que aconteceu antes das aventuras mostradas em “O Senhor dos Anéis”. Centenas de lugares do país são mostrados nos longas-metragens – tanto na primeira trilogia quanto na que será lançada em breve. Veja três deles.

O Condado

Sabe o lugar que aparece no começo do filme “A Sociedade do Anel”, onde moravam os hobbits? O cenário para representar o “Condado” não só ainda existe como voltou a ser set de gravação e vai aparecer no primeiro da trilogia “O Hobbit”. O condado real se chama Hobbiton e fica perto Auckland, maior cidade da Nova Zelândia. E sim, está aberto para a visitação.

Mordor

A Mordor do Tolkien é um lugar desolado onde vive o Sauron, o vilão da história e dono do tal anel do poder. Já a Mordor real fica numa reserva ecológica e não é nada desolada. É que muitas das cenas foram gravadas no Parque Nacional Tongariro. Se Mordor tem a Montanha da Perdição, o único lugar onde o Um Anel pode ser destruído, Tongariro conta com três vulcões ativos e até algumas estações de esqui.

Rio Anduin

Você provavelmente nunca ouviu falar do rio Waiau, mas já o viu. Esse rio, que fica perto de Wellington, capital da Nova Zelândia, apareceu no final do filme “A Sociedade do Anel”. Nas telonas era chamado de rio Anduin. Frodo (Elijah Wood) e Sam (Sean Astin) se separaram dos seus companheiros de viagem ali.

Rafael Sette Câmara, jornalista e blogueiro do 360meridianos Rafael Sette Câmara é formado em jornalismo pela UFMG e também escreve para o blog 360meridianos

Acompanhe tudo sobre:viagens-pessoaisViagensCinemaFilmesdicas-de-viagemO Senhor dos Anéis

Mais de Casual

Rio de Janeiro conquista quatro prêmios no 'Oscar do Turismo'

Netflix anuncia sequência de 'Peaky Blinders' em duas novas séries

Ano do vinho branco? ProWine mostra as tendências do setor — e vê crescimento do mercado brasileiro

O esporte que inaugura três novas quadras por dia — e não é o beach tênis