Da Redação
Publicado em 5 de outubro de 2011 às 17h34.
São Paulo – Pela primeira vez, um dos grandes nomes da arte contemporânea mundial, o dinamarco-islandês Olafur Eliasson expõe suas obras no país. A exposição "Seu Corpo da Obra" faz parte do 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea Sesc Videobrasil.
Essa também é a primeira vez que o evento recebe, além de vídeo, produções de artes plásticas, arquitetura e instalações. A escolha por Eliasson para estrelar o evento não é por acaso.
O artista de 44 anos, natural de Copenhagen utiliza diversas plataformas para expressar sua arte. Ele coloca o público em contato com materiais naturais como luz e água, mas procura oferecer uma experiência nova. Ao instalar uma cachoeira em meio a um cenário urbano, por exemplo. Esse é o caso da obra "Waterfall", em exposição no Sesc Pompéia, anteriormente exposta em Nova York, em 2008.
Atualmente, é professor na Universidade de Artes de Berlim, cidade onde mora e desenvolve projetos ligados à pesquisa espacial. Na última década, expôs no MoMA, em Nova York, no Tate Modern, em Londres e na 50ª Bienal de Veneza.
A exposição do artista está espalhada por três locais em São Paulo: Pinacoteca, Sesc Pompéia e Sesc Belenzinho.
Além dele, o festival também abriga obras de artistas da América Latina, África, Leste Europeu, Ásia e Oriente Médio.
Ao todo, 1.295 artistas se submeteram ao processo de seleção para participar do festival. Desses, 101 foram selecionados. Confira uma prévia nas fotos ao lado.
Normal
0
21
false
false
false
PT-BR
X-NONE
X-NONE
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:"Tabela normal";
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:"";
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin:0cm;
mso-para-margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:10.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";
mso-bidi-font-family:"Times New Roman";}