Casual

12 lições de vida que o mundo pode aprender com os havaianos

Os moradores do Havaí vivem e respiram o espírito do aloha, mas o que isso quer dizer realmente?


	Havaí: "Aloha" é um modo de vida - orientação moral que une o Havaí todo e seus moradores
 (Wikimedia Commons)

Havaí: "Aloha" é um modo de vida - orientação moral que une o Havaí todo e seus moradores (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de maio de 2014 às 20h20.

A experiência havaiana começa e termina com "aloha", palavra que assinala amor, afeto e misericórdia.

"Aloha" tornou-se uma saudação, usada para dizer "oi" e "tchau". "Alo" quer dizer "presença", e "ha" significa "respiração" - a presença da respiração.

Se você olhar mais além dos resorts turísticos prestigiosos e perfeitos, dos dias intermináveis de tempo maravilhoso e dos coloridos coquetéis de frutas, verá que o Havaí é mais do que aparenta à primeira vista.

Os moradores do Havaí vivem e respiram o espírito do aloha, mas o que isso quer dizer realmente?

"Aloha" é um modo de vida. Basicamente, é uma orientação moral que une o Havaí todo e seus moradores.

A Mãe Terra não poupou esforços neste arquipélago: vegetação tropical verdejante, maravilhas naturais intocadas e mar azul-turquesa com o qual nenhum outro destino no mundo se compara.

Mas não pense que os havaianos enxergam tudo isso como normal e garantido: eles sabem que são abençoados por possuir algumas das maravilhas naturais mais intocadas do mundo.

Por isso, a gratidão é o elemento fundamental do coração havaiano.

O resto do mundo poderia aprender algumas coisas com a cultura havaiana. Ponha um pouco de "aloha" em seu dia e espalhe-o pelo mundo.

Veja a seguir 12 lições de vida que o mundo pode aprender com os havaianos:

1. Menos é mais

No Havaí, menos é mais. Isso diz respeito a tudo, desde o drama e as atitudes negativas até os equipamentos que você leva à praia e as roupas que você veste. Não é preciso estar numa ilha para livrar-se de coisas desnecessárias; jogar fora o que você não precisa e simplificar sua vida pode ajudar a libertá-lo emocional, espiritual e fisicamente.

(AFP/Joe Raedle)

2. Sorria

Chega de drama! Falando a sério, o sol ainda vai se levantar amanhã, e tudo se resolverá com o tempo. Não é preciso levar as coisas tão a sério e guardar ressentimentos no coração. Aprenda com os moradores do Havaí, onde um ditado popular é "never mind". Basicamente, significa "deixe para lá".

(Dreamstime)

3. Saia de casa e se divirta ao ar livre 

"Holoholo" significa sair de casa por simples curtição. Quando foi a última vez que você foi passear a pé só pela diversão, que assistiu ao pôr do sol ou simplesmente ficou sentado em silêncio em sua praia favorita? No Havaí, a natureza é terapia, mas não é preciso embarcar num avião para o meio do Oceano Pacífico para tomar uma boa dose de natureza. Saia de casa e vá brincar com o mundo. Você se sentirá mais ligado à terra.

(Getty Images)

4. Faça o que você gosta todos os dias

Os havaianos são conhecidos por planejarem seus dias de modo a incluir as coisas que mais gostam de fazer, quer seja surfar, comer ou andar de bicicleta. Qualquer outra coisa fica em segundo lugar - a primazia é dos seus desejos. Deixe sua paixão guiá-lo e você sentirá alegria interna.

(Mario Tama/Getty Images)

5. Coma alimentos locais

Todo o mundo reclama dos preços altos dos alimentos no Havaí, mas os habitantes do arquipélago e alguns turistas sabem que comer comida local significa alimentar-se de iguarias saudáveis e de preço superacessível. No Havaí, paga-se menos para comer o que vem do próprio Havaí. E seu corpo o agradecerá por isso.

(Andrés Virviescas / Stock Xchng)

6. Olhe as pessoas nos olhos 

As ilhas são pequenas, e qualquer coisa que uma pessoa fizer acabará repercutindo para ela, mas não é por isso que os havaianos sorriem uns para os outros. O espírito do "aloha" é acolhedor, e tratar seu vizinho de modo amigável, quer você o conheça ou não, é de praxe nas ilhas.

(Andrew C. / Stock Xchng)

7. Relaxe mais

Em outros lugares pode ser difícil se descontrair, mas não é preciso viajar até o paraíso para conseguir seu descanso mais que merecido. Mire-se no exemplo dos havaianos e crie um espaço para a descontração em cada dia. Assista ao pôr do sol, mergulhe no mar ou sente-se na rede - relaxar quer dizer tirar tempo da agitação e dos afazeres da vida e focar sua atenção sobre viver a vida nesse momento.

(Divulgação)

8. Guarde seus aparelhos digitais

Resista à tentação de fotografar tudo e curta o momento plenamente. Você não verá havaianos na praia brincando com seus aparelhos - a inspiração deles vem do sol e da areia. Na realidade, muitos havaianos não mandam SMS. Se querem falar com você ou vê-lo, eles o procuram pessoalmente.

(Divulgação/VEJA)

9. Mexa seu corpo

Você não verá muitos havaianos sentados dentro de casa ou malhando em lugares cobertos. Eles não ficam sócios de academias. O lugar onde cuidam do fitness é o mundo. Eles movimentam o corpo todos os dias, seja de que modo for! Podem ser caminhadas, natação, surfe ou "paddle boarding" (surfar deitado na prancha, remando com os braços) - o importante é levantar e movimentar o corpo para ganhar clareza mental e autoconfiança.

(Getty Images)

10. Respeite a Mãe Natureza. 

Os havaianos passam a infância ao ar livre e têm vínculos fortes com a natureza. Ainda crianças, são ensinados que o mar e a terra são a frágil fonte de toda a vida. Não importa onde você resida, a Mãe Natureza é a espinha dorsal da vida. Cuide dela e proteja-a ao máximo.

(Getty Images)

11. Abra mão das expectativas.

Esqueça seu planejamento e deixe o dia rolar naturalmente. Muitos havaianos acordam sem despertador e deixam o dia avançar do jeito que ele quiser. Além disso, vivendo em um clima tropical é preciso estar preparado para tudo e abrir mão das expectativas em relação a tudo. Não é necessário viver no meio do Oceano Pacífico para aprender essa lição de vida: abrir mão das expectativas é o caminho mais rápido para a felicidade.

(Stock.xchng)

12. Arrisque-se mais. 

As ilhas havaianas são lugares propícios para se correr riscos e empurrar a vida ao limite. Ali onde nasceu o surfe de ondas grandes, a asa-delta motorizada, a natação com golfinhos selvagens e o paddle boarding, a aventura está presente em todo lugar.

Para a alma de quem ama a aventura, o Havaí representa a busca da felicidade. E, como comprova a vida nas ilhas, correr riscos pode render recompensas memoráveis.

(Sxc.hu)

Acompanhe tudo sobre:Comportamentoqualidade-de-vidaHavaíHuffington Post

Mais de Casual

Udo Kier, ator de 'O Agente Secreto', morre aos 81 anos

CEO do Oscar vê na cinematografia brasileira um momento oportuno para prêmios

Salão do Automóvel de São Paulo hoje; conheça principais atrações

Leveza na taça: a ascensão dos vinhos brancos