Sociedade da Carne: peças de frigoríficos renomados entregues pelo correio (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 6 de junho de 2016 às 15h39.
Com um mercado que movimentou cerca de um bilhão de reais em 2015, os clubes de assinatura se estabeleceram como uma alternativa de negócio que tem atraído muitos empreendedores.
“A assinatura de produtos em si é uma coisa antiga, há muito tempo já tinha assinatura de leite em casa, por exemplo. O leiteiro levava todo dia as garrafinhas e deixava na frente da casa das pessoas”, aponta Gabriel Ribeiro, fundador da Associação Brasileira de Clubes de Assinatura. “A ideia ressurgiu com forte amparo tecnológico e oferecendo uma experiência bem mais completa”, explica.
Para Ribeiro, o mercado vai crescer ainda mais: “Quando a gente fala que nos Estados Unidos um clube tem quatro vezes o tamanho de todos os clubes brasileiros somados, dá para ver que tem espaço”, diz. “Já tem clubes fortes em diversos setores, e tem um espaço enorme para clubes de nicho”, completa.
A Sociedade da Carne, por exemplo, entrega todo mês um corte especial de carne, proveniente de frigoríficos renomados. A peça vem congelada e em embalagens térmicas, o que garante a conservação do produto. Picanha argentina, bife ancho, paletas e carrés e outros cortes que não são encontrados, normalmente, em supermercados estão entre os envios.
Em meio a tantas possibilidades – já são mais de mil empresas do ramo só no Brasil – uma das tarefas mais importantes dos novos players passa a ser como se destacar dos demais e conquistar clientes. “O grande desafio dos clubes é manter seus sócios interessados, entregando valor e conteúdo”, afirma Mauricio Salvador, presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.
A Sociedade da Carne representa um dos vários nichos atendidos pelas assinaturas. Confira, a seguir, outras nove ideias curiosas e surpreendentes de clubes de assinatura que estão conquistando clientes no país e no mundo:
“Festa do Tupperware” ganhou um novo significado com o clube. Os fãs da marca de utensílios culinários podem receber uma caixa com produtos originais todo mês. São quatro tipos de plano – colecionador, cozinha para um, dona de casa e exagerada – que oferecem itens de acordo com o perfil do associado, além de brindes exclusivos.
Essa é para os que adoram provar comidas diferentes. Todo mês, a caixa vem recheada com guloseimas específicas de um país, sempre com a curadoria de um especialista – Alex Atala está entre os que contribuíram para o clube. Além da edição brasileira, os assinantes já foram contemplados com comidas de países como Suécia, Marrocos, Portugal e Tailândia.
Todo mundo precisa, mas ninguém gosta de comprar. E, se todas forem iguais, não há necessidade de separar os pares de meias depois da lavagem. Esse é o raciocínio da "Sockscription" da Black Socks, que entrega meias pretas em intervalos escolhidos pelo cliente. “Resolva seus problemas com meias”, é o que promete o serviço.
O clube apresenta seleções especiais de obras, prensadas exclusivamente para os membros do clube. Aproveitando o revival das bolachas, a ideia é descobrir novos discos e artistas e completar coleções com obras consideradas essenciais. Além do vinil, a caixa vem também com a arte do álbum impressa em um pôster.
O Guaraná Jesus é o refrigerante desconhecido mais conhecido do país, mas que tal o Ducaju, de Teresina? E o Abacatinho, de Ubá, em Minas Gerais? A proposta do Clube Refri é justamente viajar pelo Brasil por meio dos refrigerantes que fazem sucesso regionalmente, mas não são conhecidos ou vendidos em outras localidades. Cada entrega conta com seis marcas e sabores diferentes.
Na onda dos regionalismos, o Oh! Minas oferece a seus assinantes produtos típicos da culinária mineira: Cachaças, doce de leite, pimentas e molhos, por exemplo. Um Todo mês um tema diferente ajuda a compor a seleção – a caixa “Belo Horizonte”, a primeira, foi montada com itens encontrados em bares. artesanato regional completa a caixa.
A bebida clássica do sul tem adeptos em todo o país. O Clube do Matchê “nasceu da constatação de que nem sempre é fácil conseguir uma erva-mate de qualidade”, segundo seus criadores. Para resolver o problema, todo mês o clube envia diferentes tipos de mate, além de uma revista com informações sobre os produtos, receitas e a cultura do Rio Grande do Sul.
Master System, Super Nintendo, Game Boy estão entre os consoles de videogame que fizeram sucesso em décadas passadas. A Retro Game Treasure apela para a vontade dos saudosistas e colecionadores: cada “baú de tesouros” contém de três a cinco games clássicos, selecionados de acordo com as preferências do assinante.
O foco da The Bride Box está no tema: todos os produtos estão relacionados a casamento. Ou melhor, à noiva. Camisetas, cartões, bijuterias, projetos de artesanato, jogos e itens para auxiliar no planejamento da festa. Tudo cabe na caixa, contanto que seja destinado a ajudar e divertir a noiva.