Casual

10 conselhos para cuidar bem dos seus pés

Um pé maltratado pode atrapalhar muito a sua performance em uma corrida

Não deixe que uma bolha ou mesmo uma unha quebrada atrapalhe o seu treino (Stock.XCHNG)

Não deixe que uma bolha ou mesmo uma unha quebrada atrapalhe o seu treino (Stock.XCHNG)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de abril de 2012 às 10h53.

Última atualização em 7 de maio de 2020 às 15h30.

São Paulo - O cuidado com os pés é muito mais importante do que os corredores costumam pensar. As bolhas, calos, feridas etc. podem atrapalhar nossa melhor corrida em um momento mais inoportuna, quando você menos espera.

Quem já não soube de uma história ou mesmo nunca viveu um momento desses, no final de uma maratona, quando uma bolha ou mesmo uma unha quebrada impediram o atleta de manter o ritmo? Quantos treinamentos já não foram perdidos por causa de machucados produzidos na planta do pé?

Nas próximas linhas daremos uma série de conselhos para que isso não ocorra mais. São os ’10 mandamentos’ para que você cuide de seus pés como eles merecem.

1 A vaselina deve fazer parte de seu material cotidiano de treinos. É aconselhável aplicar vaselina por todo o pé antes de começar a correr: na planta, entre os dedos e também na parte superior.

2 Se você costuma suar muito nos pés, use um pouco de talco em que você não for treinar. Se a vaselina não for para você, tente se adaptar com o talco para correr.

3 Corte bem as unhas, porém, nunca em excesso: você pode correr o risco, neste caso, de que ao crescer, a unha fique incrustada na pela.

4 Use esparadrapos, gaze ou fitas próprias para proteger partes sensíveis de seus pés, além de escolher meias bem secas e adequadas para seus pés.


5 Para endurecer a planta dos pés ou secar pequenas feridas que você possa ter, é bacana usar álcool. Você pode colocar um pouco de álcool em um balde e introduzir os pés dentro ao mesmo tempo que assiste a televisão, por exemplo.

6 Se usa palmilhas feitas por um podólogo ou médico, use-as pouco a pouco. Não saia para correr com elas no primeiro longão que aparecer, por exemplo. É necessário deixar que o pé de adapte paulatinamente.

7 Assegure-se de que os tênis não estejam muito colados à pele para não gerarem feridas ou assaduras.

8 Se apareceu uma bolha você pode extrair a água de seu interior furando-a com uma agulha. Depois faça um rasgo maior e deixe as bordas voltadas para fora a fim de que a bolha não volte a se fechar.

9 Se o talco ou a vaselina não forem úteis a você ou caso não tenha tempo de aplicar estes produtos, existe um spray, vendido nas farmácias, que evita a sudorese do pé.

10 Nunca descuides de alguma ferida ou bolha, por mais pequena que seja. O pé é um dos lugares do corpo onde a higiene é mais importante e uma infecção pode ter consequências mais prejudiciais do que em princípio poderia se imaginar.

Acompanhe tudo sobre:Bem-estarSaúde

Mais de Casual

Bad Bunny e Bia Haddad: os maiores lançamentos de tênis em janeiro

LVMH Watch Week: os lançamentos das marcas que combinam legado e luxo

LVMH Watch Week: o ano da Serpenti para a Bvlgari

Lounge da Air France em Paris ganha fragrância com inspiração no lendário Concorde