São Paulo – Repleta de museus, boa culinária e, claro, a famosa Torre Eiffel, Paris é uma das capitais mais visitadas no mundo por turistas.
Segundo levantamento recente realizado pela MasterCard, a cidade recebeu no último ano mais de 16 milhões de turistas internacionais.
O TripAdvisor, um dos maiores sites de viagens do mundo, elencou, com ajuda dos próprios turistas que já estiveram na cidade, 10 dicas do que não se fazer por lá.
Veja abaixo as sugestões:
1 - Você não deve ficar pouco tempo em Paris, afinal a cidade é maravilhosa. Após programar todo o seu roteiro, adicione um ou dois dias, pois é óbvio que você vai querer esticar sua estadia na Cidade Luz.
2 - Quando for ao Louvre, não admire a “Mona Lisa” por apenas um ângulo. Uma curiosidade é que olhando a pintura de um lado, a mulher misteriosa parece sorrir, já de outros pontos ela assume uma expressão mais séria.
3 - Você não precisa comprar garrafas de água. Há uma abundância de fontes em toda a cidade onde a água é potável e gratuita. O jeito mais fácil e econômico de matar a sede na capital francesa é sempre andar com uma garrafinha e enchê-la a cada vez que se deparar com uma dessas fontes.
4 - Não se esqueça de agradecer os garçons, vendedores ou pessoas a quem você pedir indicações na rua. Para os franceses, os costumes são muito importantes e, em muitos casos, eles estarão mais dispostos a ajudar se você começar a dizer palavras como "bonjour, excusez –moi madame ou monsieur".
5 - Nunca trate um francês de maneira informal e nunca os cumprimente com dois beijos, a menos que vocês já tenham se encontrado antes.
6 - Você não deve recusar uma boa refeição francesa, coma um delicioso bolo ou saboreie um refrescante sorvete na ponte da Ile St. Louis, aproveite também para ouvir o silêncio desta pequena ilha no coração de Paris.
7 - Não deixe de visitar um mercado de rua parisiense. Cada bairro tem um deles e esses centros não são exclusivamente voltados para turistas. Muitos parisienses realmente vão até esses mercados para fazer compras, comer um lanche ou beber uma garrafa de vinho. Se você quiser ter uma experiência de um verdadeiro parisiense, saia de um desses mercados com uma baguete embaixo do braço.
8 - Não tenha medo de pedir ajuda. Você já deve ter ouvido dizer que os parisienses são hostis, mas isso não é verdade. Haverá sempre alguém disposto a ajudar, mesmo se você não fale francês . Você só precisa ser educado e tratá-los com respeito.
9 - Não deixe para comprar os bilhetes para as principais atrações no mesmo dia da visita. Experimente comprá-los on-line com antecedência para todos os passeios que você pretende fazer. Isso pode te poupar muito tempo em filas de espera.
10 - Você não deve andar por Paris de cabeça baixa olhando para um mapa ou um guia, aproveite para ver a cidade, ela é maravilhosa e única.
-
1. Cidades pouco exploradas
zoom_out_map
1/9 (Wikimedia Commons/Tobi 87)
São Paulo – O que Poznan, Trieste e Cádis têm em comum? As três são
cidades europeias e as três são ainda pouco exploradas pelos turistas. São regiões lindas e com infinitas opções de lazer e pontos turísticos para conhecer, ideais para quem quer fugir do óbvio em uma viagem pela
Europa. O
Kayak, site especializado em pesquisas de
viagem on-line, reuniu sete cidades na Europa que ainda não foram descobertas, mas que valem muito a pena conhecer. Veja nas imagens quais são elas.
-
2. Poznan
zoom_out_map
2/9 (Neirfy/Shutterstock.com/Kayak)
Onde: Polônia Quem acha que a Polônia se resume em Cracóvia e Varsóvia, se engana. Poznan é uma opção de destino ainda pouco explorado no país, mas que vale a pena conhecer. Todos os anos, a cidade recebe o Festival Malta de teatro Internacional. O Lago Malta é um ponto turístico obrigatório para qualquer um que goste de atividades ao ar livre.
-
3. Trieste
zoom_out_map
3/9 (Dieter Hawlan/Shutterstock.com/Kayak)
Onde: Itália Trieste é uma cidade localizada na Costa Adriática e isolada do restante da Península Itálica. Ela está quase completamente cercada pela Eslovênia. A cidade possui uma história singular de nacionalidades e culturas interconectadas. Para conhecer, o Castello di Miramare, lar neogótico do arquiduque Maximiliano da Áustria, é uma excelente opção de lazer. Para comer, o Circus é um café extravagante decorado com cores brilhantes e objetos de cinema.
-
4. Cádis
zoom_out_map
4/9 (Matt Trommer/Shutterstock.com/Kayak)
Onde: Espanha Madri e Barcelona sempre estão no roteiro de quem visita a Espanha, mas Cádis também pode ser uma fantástica opção de destino. Localizada no litoral sudoeste do país, a cidade é parte da província de Andaluzia. A Catedral de Cádis e a Torre Tavira são pontos turísticos que valem a pena conhecer na cidade.
-
5. Jersey
zoom_out_map
5/9 (Gail Johnson/Shutterstock.com/Kayak)
Onde: Reino Unido Situada perto do litoral da Normandia, na França, e originalmente parte do Ducado da Normandia, Jersey é uma região ainda pouco explorada no Reino Unido. É na cidade que está o Mont Orgueil, um dos castelos mais antigos da Inglaterra. Os túneis de guerra de Jersey, uma relíquia da ocupação alemã na cidade durante a Segunda Guerra, também são parada obrigatória por lá.
-
6. Carcassonne
zoom_out_map
6/9 (Leonid Andronov/Shutterstock.com/Kayak)
Onde: França Paris não é o único destino na França e, para quem vista o país, Carcassonne também pode entrar no roteiro. A cidade possui monumentos históricos com alguns de seus muros internos datando da era romana. O porto do canal também pode ser um ótimo lugar para alugar um barco em um fim de semana.
-
7. Leipzig
zoom_out_map
7/9 (Jorg Hackemann/Shutterstock.com/Kayak)
Onde: Alemanha Conhecida por sua vibrante vida artística e cultural, Leipzig é uma cidade para quem deseja conhecer um pouco mais da Alemanha. Anualmente, a cidade recebe o Bach Festival, que celebra a obra do famoso compositor, e um festival internacional de balonismo, além de ser o lar do jardim botânico mais antigo do país.
-
8. Ancara
zoom_out_map
8/9 (M DOGAN/Shutterstock.com)
Onde: Turquia Ancara é a capital da
Turquia e a segunda maior cidade do país. Para quem busca enriquecimento cultural em suas viagens, pode ser um excelente destino turístico. Situada no nordeste da Turquia, a cidade abriga relíquias dos impérios Otomano, Romano e Bizantino. Ela também tem diversos museus para explorar, como o Museu das Civilizações da Anatólia.
-
9. Falando em viagem...
zoom_out_map
9/9 (Freeimages)