-
1. Volkswagen Beetle: de carro do povo a besouro descolado
zoom_out_map
1/10 (Divulgação)
A
Volkswagen foi buscar nas linhas curvas do antigo Fusca a inspiração para criar a sua nova versão, que também já não é lá tão jovem. Lançado em 1998, o New Beetle foi substituído por sua terceira geração, chamada simplesmente de Beetle e programada para chegar ao Brasil em 2012. Apesar de ter emprestado o nome em inglês e os traços do “carro do povo”, o Novo Fusca nunca teve nada de popular, e certamente se parece pouco com o carro lançado em 1935. Sua primeira geração já tinha motor 2.0, airbag, ar condicionado, CD player e direção hidráulica, e foram produzidas, inicialmente, apenas 100.000 unidades por ano. A geração atualmente comercializada no Brasil custa em torno de 60.000 reais.
-
2. MINI Cooper: Lorde Inglês mantém visual dos primórdios
zoom_out_map
2/10 (Divulgação)
O simpático carrinho de mais de 50 anos manteve, ao longo de todas essas décadas, o seu charme de Lorde Inglês. Nascido em 1959 e logo apelidado de Mini, devido às dimensões reduzidas, o Cooper só passou a ter esse nome depois que o piloto John Cooper convenceu a então fabricante BMC a lançar uma versão esportiva do carro. A partir de então o Mini Cooper passou a ser caracterizado pelo bom desempenho e algumas versões ganharam até as pistas de corrida. Hoje pertencente à BMW, a MINI possui diversas versões para o Cooper, incluindo uma conversível, todas com design baseado nos primórdios do modelo. A versão de entrada, o MINI One, custa quase 70.000 reais, mas algumas versões podem chegar aos 150.000 reais.
-
3. Fiat 500: releitura do popular vira compacto de luxo
zoom_out_map
3/10 (Marco de Bari/Quatro Rodas)
O compacto de luxo da
Fiat foi bastante fiel ao modelo de inspiração em matéria de design. O Fiat 500 atual foi lançado exatamente 50 anos depois do original, mantendo os faróis redondos acima das lanternas e o capô curto e arredondado. A diferença brutal está no posicionamento. Se o primeiro 500 foi feito para ser um carro popular, o atual dedica-se à tarefa de competir com o Smart e o MINI Cooper, ainda que o preço seja mais acessível. No Brasil, o 500 é vendido desde 2009, em versões nas faixas dos 40.000, 50.000 e 60.000 reais.
-
4. Volkswagen Gol Vintage: séries limitadas homenageiam clássicos
zoom_out_map
4/10 (Divulgação)
O carro mais vendido do Brasil, outro clássico da Volkswagen, foi ganhando ares mais modernos a cada repaginação. Na geração atual, não sobrou nada daquele Gol quadradão inicial. Mas para comemorar os 30 anos do modelo, a Volks criou, em 2010, o Gol Vintage, uma edição limitada a 30 unidades, apenas para colecionadores. Ao contrário do que possa parecer, o uso do termo “vintage” não significa que o carro tenha sido inspirado em designs antigos do Gol, mas é, segundo a Volks, “uma referência a produtos de forte tradição e personalidade, com características que transcendem o tempo”, como o próprio Gol. Mesmo assim, o modelo de 52.180 reais traz sim a inspiração retrô no seu design. Com faixas pretas nas laterais e no capô, o modelo bicolor é branco, com teto e tampa do porta-malas pintados de preto. As rodas de liga leve de 16 polegadas também foram pintadas de branco, assim como alguns detalhes do interior. Até mesmo os bancos, em couro, trazem as duas cores. O maior chamariz da edição limitada, porém, é uma guitarra Tagima Stratocaster, desenhada especialmente para o modelo. O instrumento vem conectado ao carro, que é dotado de um sistema de amplificação embarcado no porta-malas.
-
5. Chrysler PT Cruiser: mesmo fora de linha, um ícone retrô
zoom_out_map
5/10 (Divulgação)
Ele já saiu de linha, mas conquistou inúmeros fãs no Brasil desde que foi lançado, no ano 2000. O PT Cruiser, da Chrysler, foi um dos precursores da onda retrô da última década, com desing inspirado em modelos das décadas de 1930 e 1940. O carro foi concebido para ser estiloso e era comercializado na faixa dos 60.000 reais. Em 2010, foi lançada uma série especial, a Decade Edition, que comemorava os dez anos do modelo.
-
6. DeLorean: o visual do passado e o motor do futuro
zoom_out_map
6/10 (Divulgação)
A mítica máquina do tempo da trilogia “De volta para o futuro” é um clássico que agora está fazendo jus ao nome dos famosos filmes estrelados por Michael J. Fox na década de 80. A fabricante do famoso DeLorean iniciará, em 2013, a produção de uma versão totalmente elétrica do esportivo. Mas se por dentro o carro estará totalmente antenado com o presente e o futuro, por fora, garante a DeLorean Motor Company, o veículo manterá o design assinado pelo escritório italiano Italdesign Giugiaro, com as emblemáticas portas estilo “asa de gaivota”. O propulsor elétrico que equipará o novo modelo proporcionará, ao veículo, alcançar uma velocidade máxima de 200 quilômetros por hora. O interior também será modernizado, com revestimento em couro e sistemas de alta tecnologia. Seu valor está estimado entre 90.000 e 100.000 dólares.
-
7. Dodge Challenger: esportivos inspiram-se na primeira geração
zoom_out_map
7/10 (Divulgação)
O atual Dodge Challenger estreou no mercado em 2008, inspirado no carro homônimo fabricado entre 1970 e 1974. De seu parente, o cupê da marca da Chrysler manteve elementos como os faróis duplos e a grade dianteira retangular, tão característicos dos carros da época. As versões disponíveis são caracterizadas pela potência do motor, um V6 3.6 nas versões mais básicas e um V8 HEMI 5.7 na versão topo de linha, a SRT8. O Challenger é comercializado no Brasil apenas por importação direta.
-
8. Chevrolet Camaro: do cinema para as ruas
zoom_out_map
8/10 (Quatro Rodas)
Após uma geração de design mais suave, que em nada lembrava suas origens como muscle car, o Camaro atual resgata o visual agressivo dos primeiros modelos, fabricados nos anos 60: capô longo e traseira curta - para sugerir a grande potência do motor - grade pontuda, faróis quadrados e lanternas redondas. O esportivo é praticamente uma celebridade desde as suas primeiras versões, já tendo estrelado videoclipes de nomes como Madonna, Gorillaz e até uma canção dos Ramones. A quinta geração do Camaro já nasceu, aliás, na mídia. O protótipo começou estrelando o filme “Transformers”, como o robô Bumblebee, e apenas depois disso ganhou as ruas. Comercializado a partir dos 185.000 reais, o importado compete, no Brasil, com esportivos da Ferrari, da Lamborghini e da Porsche, além dos clássicos rivais Ford Mustang e Dodge Challenger.
-
9. Ford Mustang: mito entre os carros musculosos
zoom_out_map
9/10 (Divulgação)
O rival do Camaro em “Transformers” e na vida pode não oferecer o mesmo conforto e espaço interno que o rival, mas é um mito entre os esportivos potentes de visual agressivo. Pioneiro dos muscle cars, o Ford Mustang estreou em 1964, e foi nesse primeiro modelo que a atual quinta geração foi buscar inspiração. As semelhanças aparecem em equipamentos como os faróis, o capô longo com traseira curta e a vigia traseira. Até as lanternas da parte de trás, com três lentes de tamanhos diferentes cada, se assemelham à versão original ao piscarem em sequencia quando o indicador de direção é acionado. Depois da pressão sobre a indústria automotiva americana para a produção de veículos menos poluentes, o Mustang retrô tenta se adaptar aos tempos modernos. A Ford passou a produzir motores mais econômicos e ainda mais potentes para equipar até a versão mais topo de linha. Um brinquedo desses não sai por menos de 200.000 reais.
-
10. Honda EV-N: design retrô até nos protótipos mais tecnológicos
zoom_out_map
10/10 (Divulgação/EXAME.com)
O EV-N, da Honda, foi um carro-conceito apresentado pela Honda no Salão do Automóvel de 2010, como ícone da mais alta tecnologia na qual a montadora japonesa está trabalhando. Ironicamente, seu visual traz elementos retrô que casam bem com a proposta futurista do protótipo ecologicamente correto. Prova de que, no passado, o design já tentava encontrar o futuro. A adorável “geladeirinha” deve inspirar um compacto urbano, equipado com motor elétrico recarregável na tomada, painéis solares para geração de energia e um “banquinho inteligente” – um dispositivo de mobilidade que obedece aos movimentos de quem está sentado, inspirado em um robô humanoide desenvolvido pela própria Honda.