-
1. Novidades
zoom_out_map
1/12 (Divulgação)
São Paulo – Depois de acompanhar o Salão de Paris, os aficionados por
carros vão poder matar a vontade de ver de perto os grandes lançamentos do mercado automobilístico no
Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. A feira começa no dia 24 de outubro e vai até dia 4 de novembro, com cerca de 500 veículos expostos e mais de 40 marcas confirmadas, que produzem de carros populares até veículos de alto
luxo. Confira a seguir alguns dos grandes lançamentos das montadoras previstos para o evento.
-
2. Audi A3 Sportback
zoom_out_map
2/12 (Divulgação)
Apresentado no Salão do Automóvel de Paris, o mais recente modelo da Audi será apresentado aos brasileiros no Salão de São Paulo. O A3 Sportback tem cinco portas, motores 1.4 de 122 cv e 1.8 de 180 cv e o preço inicial de 121 mil reais. Essa versão tem 4,29 metros de comprimento, 1,76 metro de largura e porta-malas de 380 litros na configuração básica (10 litros acima do A3 atual). O novo carro é ainda 90 quilos mais leve do que o modelo atual e traz uma redução de emissões de gás carbônico. O A3 Sportback vem com 13 opções de cores, sendo três acabamentos sólidos, oito metálicos e dois com efeito perolizado. Sua chegada ao mercado europeu está marcada para fevereiro de 2013 e as vendas no Brasil devem começar em junho do mesmo ano.
-
3. Ford Fusion 2013
zoom_out_map
3/12 (Getty Images)
Um dos grandes destaques que a Ford está trazendo para o Brasil é o Fusion 2013, já revelado no Salão de Detroit. O modelo tem motor EcoBoost 2.0 (com turbocompressor e injeção direta de gasolina) e 237 cavalos de potência. O início das vendas deve acontecer em novembro deste ano e o preço vai girar em torno de 113 mil reais. Também chega ao país o modelo equipado com o motor bicombustível 2.5 Duratec, mesmo da picape Ranger, cuja potência varia de 168 a 173. As vendas dessa versão estão previstas para o primeiro semestre do ano que vem. No que diz respeito a design, o Ford Fusion 2013 traz uma dianteira semelhante à dos modelos da Aston Martin, com uma grade de tamanho e formato parecidos.
-
4. Lexus ES350
zoom_out_map
4/12 (Divulgação)
A linha de luxo da Toyota apresentará, no Salão do Automóvel de São Paulo, o novo Lexus ES350, que chega ao mercado brasileiro no final deste mês. A potência máxima do modelo é de 277 cv, garantida pelo motor V6 de 3.5 litros Dual VVT-i. Além disso, o carro tem transmissão automática de seis velocidades controlada eletronicamente. O visual mostra a nova identidade da Lexus, com grade tipo Spindle. O interior traz bancos dianteiros com regulagem elétrica, ar-condicionado digital de duas zonas, destravamento de portas por aproximação e outras regalias.
-
5. Toyota Prius
zoom_out_map
5/12 (Divulgação)
A versão deste ano do Toyota Prius chega às lojas no final de outubro e também é outra novidade apresentada pela companhia no Salão do Automóvel. O veículo híbrido combina dois motores, um elétrico e outro de combustão (1.8 movido a gasolina), que resultam em uma potência de 138 cv. Na versão de 2012, além da carga feita por meio de sistema regenerativo (quando o carro é desacelerado e freado), há a opção de recarregar as baterias por meio de tomadas comuns. Até os 40 quilômetros por hora, é p motor elétrico que domina, fazendo com que o automóvel seja bastante econômico. O preço estimado é de 110 mil reais.
-
6. Novo Kia Cerato
zoom_out_map
6/12 (Divulgação)
O sedã Cerato foi totalmente repaginado pela Kia e o resultado estará presente no evento, em São Paulo. A nova geração do modelo é mais longa, baixa e larga do que a anterior, tem uma distância entre-eixos maior e nova estrutura de carroceria. A previsão de chegada ao mercado brasileiro é fevereiro de 2013. O motor que deve ser trazido para o país é o 1.6 litro, com potência de 126 cv. Do lado de fora, o carro traz faróis de LED e grade colmeia.
-
7. Jaguar F-TYPE
zoom_out_map
7/12 (Divulgação)
O Jaguar F-TYPE foi apresentado pela primeira vez no Salão de Paris e, agora, viaja para o Brasil. Esse conversível é a grande estrela da marca no Salão de São Paulo, com dois lugares, carroceria feita em alumínio e tração traseira. Além disso, ele ainda tem três opções de motor: dois 3.0 V6 (com potências de 340 e 380 cv) e um 5.0 V8 com 495 cv. As vendas no país só começam no ano que vem. Outro carro que a Jaguar apresenta no evento é o coupé XKR-S, considerado o mais rápido já produzido pela companhia para as ruas, com motor V8 5.0 de 550 cv e velocidade máxima de 300 quilômetros por hora.
-
8. Novo Range Rover Vogue
zoom_out_map
8/12 (Divulgação)
Também recém-lançado em Paris, o Novo Range Rover Vogue tem o chassi totalmente produzido em alumínio e, por isso, é até 420 quilos mais leve do que a versão anterior, dependendo da configuração do modelo. Assim, o SUV produzido pela Land Rover é mais econômico em relação ao combustível e tem um índice menor de emissões de gás carbônico. O motor mais potente presente no modelo é o 5.0 V8 Supercharged a gasolina, de 510 cv de potência. A venda no Brasil está prevista para começar no primeiro trimestre de 2013.
-
9. Novo Clio
zoom_out_map
9/12 (Divulgação)
Um dos lançamentos da Renault durante a feira em São Paulo será o Novo Clio, que teve sua identidade visual renovada (principalmente na parte dianteira) e bem diferente da mostrada na mostra em Paris. O motor deve permanecer do tipo 1.0 16V Hi-Flex, de potência de 77 cv. O hatch que será vendido no país será produzido na Argentina.
-
10. Mercedes-Benz GLK 300
zoom_out_map
10/12 (Divulgação)
Com várias mudanças na parte dianteira – dentre elas os faróis de LED e a grade, o novo modelo Mercedes-Benz GLK 300 chega agora ao mercado brasileiro. O carro estará disponível na versão GLK 300 BlueEfficiency, que traz motor mais possante (tipo V6, com 252 cv de potência), tecnologia avançada e equipado com diversos apetrechos para garantir a segurança e o conforto.
-
11. Hyundai i30
zoom_out_map
11/12 (Marco Pinto/Quatro Rodas)
Com vendas marcadas para janeiro de 2013, o novo Hyundai i30 chega ao salão paulistano com mecânica e visual novos para priorizar eficiência de energia e segurança. O motor dessa geração é o GAMMA 1.6 flex, com 128 cv de potência com etanol e 122 com gasolina. A transmissão automática de seis marchas também é nova, permitindo trocas suaves e dando mais conforto ao motorista. No que diz respeito a design, o hatchback apresenta mudanças que seguem o conceito "Escultura Fluida", com linhas e vincos fortes e grade em forma de hexágono.
-
12. Veja, agora, modelos de bicicletas nada comuns
zoom_out_map
12/12 (Divulgação)