Carreira

O rival silencioso da OpenAI que conquistou as empresas com IA “menos chamativa”

Enquanto a OpenAI domina o noticiário com sua aposta no grande público, a Anthropic avança com estratégia e tem ampliado sua fatia entre empresas e redefinido como a inteligência artificial impulsiona resultados de negócio

Anthropic cresce ao priorizar IA voltada ao uso corporativo (Rafael Henrique/Getty Images)

Anthropic cresce ao priorizar IA voltada ao uso corporativo (Rafael Henrique/Getty Images)

Publicado em 14 de novembro de 2025 às 12h01.

A Anthropic, desenvolvedora do modelo Claude e apoiada por Amazon e Google, ganhou relevância ao escolher um caminho bem diferente de sua principal rival, a OpenAI.

Em vez de mirar o consumo de massa, a empresa apostou em um modelo de negócios centrado no uso corporativo da inteligência artificial estratégia que tem se mostrado mais estável e previsível. As informações foram retiradas de The Wall Street Journal.

Embora ambas criem sistemas avançados de IA, a forma de gerar receita difere.

A OpenAI construiu uma base de usuários com mais de 800 milhões por semana e opera com forte presença no mercado consumidor, apoiada na integração dos seus modelos ao ecossistema Microsoft.

Já aAnthropic avançou de forma consistente entre empresas: cerca de 80% de sua receita vem do setor corporativo, que já soma aproximadamente 300 mil clientes ativos.

Se deseja aprender as maiores ferramentas de IA do mercado, clique aqui para garantir vaga em curso gratuito sobre o tema

Esse foco produziu resultados expressivos.

Um relatório da Menlo Ventures mostrou que o Claude alcançou 42% de participação em ferramentas de IA para programação, superando os 21% atribuídos à OpenAI.

A consultoria também estimou que a Anthropic lidera o uso geral de IA entre empresas, com 32% do mercado, enquanto a rival aparece com 25%.

O crescimento é impulsionado por casos de uso claros para empresas: automação de código, revisão de documentos, apoio jurídico, análise financeira e operações de back office.

EXAME libera 2 mil vagas para curso gratuito e virtual para quem quer aprender IA do zero. Garanta sua vaga clicando aqui.

 Nesse movimento, a Anthropic ganhou força a ponto de ver seu modelo Claude incorporado ao Copilot da Microsoft, mesmo com a big tech sendo parceira direta da OpenAI.

A decisão reforça a demanda por soluções capazes de entregar desempenho confiável em tarefas críticas e consolida a Anthropic como um dos nomes mais influentes da nova geração de IA voltada ao ambiente empresarial.

Domine a inteligência artificial para sair na frente da concorrência

De olho nos recentes movimentos do mercado e nas perspectivas para o futuro do trabalho, a EXAME desenvolveu um curso virtual e gratuito sobre inteligência artificial.

O curso será transmitido ao vivo e terá duração de duas horas.

O treinamento vai revelar as principais ferramentas de IA que todo profissional – independente do setor de atuação – precisa dominar. Essas ferramentas podem ser úteis para otimizar as tarefas no trabalho, criar um plano de carreira estruturado, ter reuniões mais assertivas e até mesmo conquistar aquela posição dos sonhos.

O que você vai aprender?⁣

  • Automatizar tarefas repetitivas. ⁣
  • Personalizar sua abordagem profissional. ⁣
  • Tomar decisões inteligentes com base em dados. ⁣
  • Conectar-se melhor com clientes e colegas. ⁣
  • Aumentar sua produtividade e credibilidade. ⁣

Para garantir a sua vaga, clique aqui.

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing IA

Mais de Carreira

É o fim do PowerPoint? Conheça a plataforma rival da Microsoft – e que já vale US$ 2,1 bilhões

O fim do navegador tradicional? Começa a ascensão dos browsers com inteligência artificial

Eles enviaram um e-mail para Sam Altman pedindo empréstimo – hoje a empresa deles vale US$ 8 bilhões

Por que entender a lógica interna da IA virou uma habilidade estratégica, segundo especialista