Anthropic cresce ao priorizar IA voltada ao uso corporativo (Rafael Henrique/Getty Images)
Redatora
Publicado em 14 de novembro de 2025 às 12h01.
A Anthropic, desenvolvedora do modelo Claude e apoiada por Amazon e Google, ganhou relevância ao escolher um caminho bem diferente de sua principal rival, a OpenAI.
Em vez de mirar o consumo de massa, a empresa apostou em um modelo de negócios centrado no uso corporativo da inteligência artificial estratégia que tem se mostrado mais estável e previsível. As informações foram retiradas de The Wall Street Journal.
Embora ambas criem sistemas avançados de IA, a forma de gerar receita difere.
A OpenAI construiu uma base de usuários com mais de 800 milhões por semana e opera com forte presença no mercado consumidor, apoiada na integração dos seus modelos ao ecossistema Microsoft.
Já aAnthropic avançou de forma consistente entre empresas: cerca de 80% de sua receita vem do setor corporativo, que já soma aproximadamente 300 mil clientes ativos.
Esse foco produziu resultados expressivos.
Um relatório da Menlo Ventures mostrou que o Claude alcançou 42% de participação em ferramentas de IA para programação, superando os 21% atribuídos à OpenAI.
A consultoria também estimou que a Anthropic lidera o uso geral de IA entre empresas, com 32% do mercado, enquanto a rival aparece com 25%.
O crescimento é impulsionado por casos de uso claros para empresas: automação de código, revisão de documentos, apoio jurídico, análise financeira e operações de back office.
Nesse movimento, a Anthropic ganhou força a ponto de ver seu modelo Claude incorporado ao Copilot da Microsoft, mesmo com a big tech sendo parceira direta da OpenAI.
A decisão reforça a demanda por soluções capazes de entregar desempenho confiável em tarefas críticas e consolida a Anthropic como um dos nomes mais influentes da nova geração de IA voltada ao ambiente empresarial.
De olho nos recentes movimentos do mercado e nas perspectivas para o futuro do trabalho, a EXAME desenvolveu um curso virtual e gratuito sobre inteligência artificial.
O curso será transmitido ao vivo e terá duração de duas horas.
O treinamento vai revelar as principais ferramentas de IA que todo profissional – independente do setor de atuação – precisa dominar. Essas ferramentas podem ser úteis para otimizar as tarefas no trabalho, criar um plano de carreira estruturado, ter reuniões mais assertivas e até mesmo conquistar aquela posição dos sonhos.
Para garantir a sua vaga, clique aqui.