Carreira

Melhor matemático do Brasil explica como atingiu o sucesso

Artur Avila comenta sobre o esteriótipo da genialidade e o papel da sorte no sucesso, e fala sobre a perspectiva de carreira para pesquisador no Brasil

Artur Avila: vencedor do maior prêmio mundial de matemática (Reprodução)

Artur Avila: vencedor do maior prêmio mundial de matemática (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de setembro de 2016 às 19h00.

Artur Avila se tornou conhecido entre pesquisadores por sua capacidade de resolver operações matemáticas de grande complexidade, o que lhe valeu a Medalha Fields, o Nobel da Matemática, a primeira para a América Latina e maior prêmio já conquistado por um cientista brasileiro. Considerado prodígio desde o ensino fundamental, ele teve uma carreira meteórica. Ganhou sua primeira medalha de ouro aos 16 anos, na Olimpíada Internacional de Matemática. Um ano depois entrou e concluiu o mestrado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

Ao mesmo tempo que obtinha o diploma de graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), defendeu o doutorado, em 2001, quando pode validar os diplomas de pós-graduação. Tornou-se o profissional mais novo a assumir a direção de pesquisa no conceituado Centro Nacional de Pesquisas Científicas de Paris, aos 29 anos. O foco de seu trabalho é uma área da matemática conhecida como sistemas dinâmicos. Mais especificamente, ele usa equações para compreender sistemas quânticos.

Ao remontar a trajetória que o levou a ser considerado um dos maiores matemáticos do mundo, ele não tenta contar uma história linear. Muito do que deu certo, ele admite, não veio a partir de decisões muito conscientes ou embasadas. No cenário ideal, claro, teriam sido fruto de planejamento… Mas nem sempre funciona assim. No fundo, a questão principal é estar pronto. Você tem que ter se colocado em uma posição de aproveitar as oportunidades, estar preparado quando elas aparecerem, conta.

Na entrevista a seguir, ele fala sobre o esteriótipo da genialidade e o papel da sorte no sucesso, e dá sua opinião sobre a perspectiva de carreira para um pesquisador no Brasil. Confira:

1. Qual o papel da genialidade, do esforço e da sorte no sucesso?

yt thumbnail

2. Como você explica o seu sucesso?

yt thumbnail


3. Como você decidiu ser pesquisador e qual sua visão dessa carreira no Brasil?

yt thumbnail

* Este artigo foi originalmente publicado pelo Na Prática, portal da Fundação Estudar

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosMatemáticaMatemáticosSucesso

Mais de Carreira

Medicamento usado para tratamento de esquizofrenia pode revolucionar tratamento do Alzheimer

Baleia assassina criou estratégia para caçar maior peixe do mundo, diz estudo

10 aplicativos para aprender inglês de graça

Super Terra? Este planeta de 3 milhões de ano pode mudar o curso da ciência