Responder com firmeza e confiança aumentam as chances de sucesso na seletiva (Weekend Images Inc./Getty Images)
Publicado em 10 de janeiro de 2025 às 11h08.
Última atualização em 10 de janeiro de 2025 às 11h09.
Durante entrevistas de emprego, é comum enfrentar perguntas que exploram a experiência passada do candidato e sua visão sobre melhorias organizacionais. Uma delas é: “Se você pudesse reformular um processo em sua função anterior, qual seria e por quê?”. A resposta para essa pergunta revela muito sobre as habilidades de análise, proatividade e resolução de problemas. Saber como respondê-la pode ser decisivo para avançar no processo seletivo.
Para se sair bem, é essencial chegar à entrevista com uma preparação sólida. Para isso:
Para dar uma boa resposta ao recrutador é preciso ser assertivo e equilibrado. Você deve identificar um ponto de melhoria sem desvalorizar a empresa ou o trabalho anterior. Aqui estão exemplos de respostas que podem ser adaptadas para diferentes contextos:
Resposta:
"Na minha função anterior, notei que a comunicação entre o time de vendas e o departamento de marketing nem sempre era alinhada. Isso causava atrasos em campanhas e perda de oportunidades de vendas. Eu sugeriria a implementação de reuniões semanais entre os dois times, além de uma plataforma compartilhada para troca de informações em tempo real, como um CRM integrado. Isso teria agilizado os processos e aumentado a eficácia das campanhas."
Resposta:
"Em minha posição anterior, o fluxo de aprovação para projetos passava por muitas etapas, o que às vezes atrasava entregas importantes. Eu reformularia o processo para delegar mais autonomia aos líderes de equipe em decisões operacionais, mantendo apenas aprovações finais para projetos estratégicos. Essa mudança teria reduzido o tempo de execução e aumentado a eficiência da equipe."
Resposta:
"Trabalhei em um setor que ainda utilizava muitos processos manuais, como o preenchimento de planilhas para controle de estoque. Isso não só consumia muito tempo, mas também aumentava a margem de erro. Eu sugeriria a implementação de um sistema automatizado de gestão, como um ERP, que integrasse os dados e permitisse atualizações em tempo real. Acredito que essa reformulação teria melhorado a produtividade e minimizado os erros operacionais."
Outra situação comum em entrevistas são perguntas amplas que deixam os candidatos inseguros. Felizmente, existem diferentes maneiras de lidar com isso. A primeira é ganhar tempo para pensar. Diga algo como: “Essa é uma ótima pergunta. Preciso de um momento para organizar minha resposta.”, mas esteja atento para não demorar e nem enrolar demais.
Outra dica é ser honesto. Caso não tenha uma experiência específica, explique como você lidaria com a situação. Exemplo: “Embora eu não tenha vivenciado algo semelhante, acredito que minha abordagem seria [sua estratégia].” Mentir para os recrutadores é antiético e pode deixar uma impressão ruim nos mesmos.
Por último, reforce sua disposição para aprender e mostre que está aberto a desenvolver competências para lidar com situações desafiadoras.
Além da pergunta título, outras questões comportamentais costumam aparecer nos processos de seleção. Algumas das mais frequentes incluem:
Para se preparar para elas, a dica é investir em autoconhecimento e usar as experiências aprendidas em outros processos para melhorar a o poder de argumentação.
Uma boa alternativa, é escrever as respostas em um papel para decorá-las e, aos poucos, torná-la menos robótica. Também vale pedir dicas para amigos e colegas da área e até mesmo dedicar um tempo no dia para treinar cada uma delas.
Para evitar constrangimentos e respostas vagas ou incoerentes, é preciso se preparar para os processos de seleção. Para isso, algumas dicas podem ser úteis. Veja:
Entrevistas de emprego são uma das etapas mais decisivas em um processo seletivo, e responder perguntas complexas de forma assertiva pode diferenciar você de outros candidatos.
Além disso, saber como reformular processos ou identificar melhorias demonstra que você é um profissional que agrega valor e está alinhado com as necessidades da empresa. Estar preparado para abordar esses temas com confiança e estratégia pode aumentar significativamente suas chances de conquistar a vaga.