Em 2012, Sara Blakely foi nomeada a mulher mais jovem a se tornar bilionária (Getty Images)
Publicado em 19 de novembro de 2024 às 17h00.
A história de Sara Blakely, fundadora da Spanx, é um exemplo de criatividade, resiliência e visão empreendedora. O que começou com uma ideia simples – cortar os pés de uma meia-calça para criar uma peça mais adequada – tornou-se um império bilionário no setor de lingerie. Seu sucesso não veio por acaso, mas sim pela combinação de uma ideia inovadora, muito trabalho e estratégias inteligentes.
Segundo informações do site Fundable, tudo começou quando Sara, então com 27 anos, trabalhava vendendo máquinas de fax. Incomodada com a falta de opções de roupas íntimas que oferecessem conforto e modelagem discreta, ela teve a ideia de criar uma meia-calça sem os pés para usar sob calças brancas e vestidos.
Apesar de não ter experiência no setor de moda ou negócios, ela decidiu apostar na ideia. Investiu US$ 5.000 de suas economias para desenvolver o primeiro protótipo, enfrentando diversos desafios, como encontrar uma fábrica disposta a produzir sua peça. Após muitas tentativas e rejeições, Sara conseguiu convencer uma fábrica a fabricar seus primeiros produtos, enfatizando o potencial da ideia. Ela mesma criou a embalagem, estudou o mercado e até negociou pessoalmente com varejistas para que vendessem sua marca.
A virada aconteceu quando a Spanx foi destaque na lista de "Favoritos de Oprah" em 2000, apenas um ano após o lançamento da marca. A exposição trouxe um aumento significativo nas vendas e colocou a Spanx no mapa global. Desde então, a empresa cresceu exponencialmente, expandindo sua linha de produtos para incluir leggings, sutiãs, roupas esportivas e muito mais.
Em 2012, Sara Blakely foi nomeada a mulher mais jovem a se tornar bilionária por conta própria pela Forbes.
Hoje, o sucesso da Spanx é atribuído à sua capacidade de entender as necessidades do mercado, inovar constantemente e construir uma marca que ressoe com mulheres de todo o mundo. A história de Sara Blakely não é apenas sobre criar um produto, mas sobre transformar uma ideia simples em uma marca icônica.
Reforçando o seu compromisso com a democratização da educação, a Faculdade EXAME apresenta uma nova edição do Pré-MBA em Finanças Corporativas – um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação. Dessa vez, serão 2 mil vagas disponíveis.
O treinamento é voltado para quem deseja aprimorar a gestão financeira e se destacar num mercado cada vez mais competitivo. Por isso, ao longo de quatro aulas virtuais, os participantes terão acesso a um conteúdo robusto que inclui temas como análise financeira, planejamento estratégico e gestão de riscos.
Ao final do curso, que totaliza três horas de conteúdos teóricos e práticos, os participantes receberão um certificado de participação exclusivo. Para quem busca complementar o currículo, esse pode ser um diferencial competitivo para avançar na carreira ou buscar novas oportunidades de emprego.
Mas é preciso correr. Não apenas porque as inscrições estão abertas e as vagas são limitadas, mas também porque o programa está com condições especiais. Por tempo limitado, é possível garantir o acesso às aulas por apenas R$ 37.