Carreira

Como desenvolver habilidades verdes: saiba o que são green skills

O mercado ESG exige mais que conhecimento técnico sobre práticas ambientais, mas também à capacidade de aplicá-las em diferentes contextos.

 (Freepik/Freepik)

(Freepik/Freepik)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 16 de março de 2024 às 08h00.

O conceito de ESG (Environmental, Social, and Governance) ganha cada vez mais relevância no cenário corporativo global, indicando uma tendência que se estenderá por décadas. Nesse contexto, as habilidades verdes, ou green skills, competências para executar trabalhos seguindo as boas práticas de ESG.

Importância do ESG no mercado de trabalho

A sustentabilidade tornou-se um pilar essencial nos modelos de negócio, refletindo na emergência de um novo perfil profissional demandado pelo mercado. Essa transformação está alinhada com o aumento da necessidade das habilidades voltadas para a implementação de práticas de ESG.

Ascensão das habilidades verdes

Entre 2015 e 2021, a presença de talentos com competências verdes subiu de 9,6% para 13,3%, segundo o Global Green Skills Report 2023 do LinkedIn. Este crescimento de 38,5% sinaliza uma valorização crescente dessas habilidades. Adicionalmente, observou-se um aumento de 22,4% nas vagas de emprego que requerem green skills no último ano, com o Brasil destacando-se nesse cenário global.

Tipos de habilidades verdes (green skills)

As green skills englobam valores, percepções e atitudes voltadas para a sustentabilidade, abrangendo não somente o conhecimento técnico sobre práticas ambientais, mas também a habilidade de aplicá-las em diversos contextos. As principais incluem:

  1. Gestão de Resíduos: Capacidade de manejar resíduos sólidos, líquidos e gasosos de maneira eficiente, visando reduzir a pegada de carbono e o impacto ambiental.
  2. Educação Ambiental: Habilidade de comunicar e educar sobre a importância da conservação ambiental.
  3. Tecnologias Sustentáveis: Conhecimento em tecnologias e soluções inovadoras para monitoramento e tratamento de poluição, água e ar.
  4. Avaliação de Impacto Ambiental: Competência para analisar o impacto ambiental de produtos e processos em todo o ciclo de vida.
  5. Práticas Agrícolas Sustentáveis: Conhecimento em métodos de cultivo que minimizem o uso de pesticidas, fomentem a biodiversidade e reduzam a degradação do solo.
  6. Políticas Ambientais: Domínio sobre legislações ambientais e desenvolvimento de políticas de sustentabilidade.
Acompanhe tudo sobre:Guia de Carreira

Mais de Carreira

"O segredo para ter sucesso é ver a profissão como uma missão", afirma Celso Kamura

“Passei, mãe!". Ela pagou cursinho com mãe vendendo lanche na rua e é aprovada em medicina na UERJ

“Se as empresas não mudarem, no futuro deixarão de existir”, afirma professor dos EUA

Vale a pena mesmo amar seu trabalho?