íderes empresariais, gestores e estrategistas dependem de habilidades que vão além da análise de dados (Thinkstock/Robert Churchill)
Publicado em 19 de novembro de 2024 às 17h17.
A ascensão da inteligência artificial (IA) tem transformado o mercado de trabalho, substituindo tarefas repetitivas e otimizando processos. No entanto, há áreas que, devido à natureza criativa, emocional ou estratégica de suas atividades, estão mais protegidas da automação. Profissionais que atuam nesses setores continuam indispensáveis, mesmo em um cenário cada vez mais tecnológico. Confira abaixo as principais áreas consideradas à prova da IA, segundo a Forbes:
A IA pode replicar padrões e criar conteúdos básicos, mas a originalidade e a capacidade de pensar fora da caixa permanecem como atributos exclusivamente humanos. Áreas como design, escrita, artes visuais e publicidade dependem da visão artística e da conexão emocional que os profissionais criativos proporcionam.
Setores como saúde, psicologia, educação e assistência social são altamente dependentes da empatia e da conexão interpessoal. Embora a IA possa auxiliar no diagnóstico ou na gestão de processos, o atendimento humano continuará essencial.
Líderes empresariais, gestores e estrategistas dependem de habilidades que vão além da análise de dados. Decisões estratégicas envolvem criatividade, ética e compreensão do comportamento humano, áreas em que a IA pode auxiliar, mas não substituir.
Profissões que exigem destreza manual, criatividade e personalização, como artesanato, chefs de cozinha e certos serviços de reparo, permanecem protegidas da automação. A personalização e o toque humano são elementos que a IA não consegue replicar em escala.
De olho nessa tendência, a EXAME desenvolveu o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento composto por quatro aulas introdutórias ao MBA que prometem preparar profissionais para se tornarem verdadeiros especialistas em IA. As aulas serão apresentadas por Miguel Lannes Fernandes, pioneiro em tecnologia com uma trajetória marcada por inovações, e vão ao ar de forma 100% virtual.
Outra boa notícia é que não é necessário possuir conhecimento prévio em tecnologia ou habilidades de programação – basta graduação completa em qualquer área de formação. Ao final das aulas, os participantes receberão um certificado de participação exclusivo para adicionar o currículo.