Site de empregos Indeed destaca as habilidades que ajudam a crescer profissionalmente (Getty Images)
Site de empregos
Publicado em 4 de janeiro de 2025 às 15h22.
Última atualização em 4 de fevereiro de 2025 às 15h22.
Ter conhecimento especializado é imprescindível para o crescimento profissional, contudo, existem habilidades que elevam o desempenho de qualquer funcionário, independente da área de atuação. São competências técnicas e interpessoais que podem ser adquiridas durante a formação acadêmica, experiências práticas de trabalho, vivências em ações voluntárias e até mesmo interações pessoais com amigos e familiares.
Existem três tipos de habilidades para ser bem-sucedido. A primeira delas é técnica, como manusear máquinas ou computadores. A segunda é profissional, que inclui questões comportamentais, como falar em público e fazer apresentações. A última é interpessoal, como comunicação eficaz e escuta ativa, que ajudam a melhorar a qualidade das interações.
“Dominar todos os três tipos principais de habilidades cria uma base mais poderosa para avançar na carreira. Elas podem ajudar a ter um melhor desempenho no trabalho e mostrar competência para liderança, ajudando a melhorar o ambiente de trabalho além das estatísticas dos resultados”, diz Lucas Rizzardo, Diretor de Vendas do Indeed no Brasil.
Pensando nisso, o Indeed identificou seis habilidades essenciais que podem ajudar os profissionais a se destacarem no mercado de trabalho.
Cada vez mais a tecnologia faz parte da rotina dos colaboradores, que precisam aprender a dominar softwares para desempenhar suas funções. O colaborador que está a par das ferramentas de sua área, aprendendo não só sobre seu uso, mas também atualizado sobre as diretrizes e regulamentos, tem mais chances de ter uma alta performance ou auxiliar novos colegas que ainda não estão familiarizados.
Uma pesquisa do Indeed¹ mostrou que um em cada quatro trabalhadores acredita que suas habilidades estarão obsoletas até 2029, sendo que 68% dos participantes colocaram aprender a usar novas tecnologias no topo da lista de necessidades que vão exigir atualização nos próximos anos.
Manter um bom relacionamento com a equipe ajuda a eliminar possíveis distrações, como conflitos de convivência. Quando todos colocam os objetivos da empresa na frente de seus objetivos pessoais, o time inteiro sai ganhando e a produtividade aumenta. O apoio entre colegas de trabalho também cresce, tornando o ambiente mais próspero em termos de saúde mental.
Tanto no cenário nacional quanto mundial, o bem-estar dos trabalhadores é cada vez mais valorizado, e os números mostram que isso é necessário. Segundo o Relatório Global de Bem-Estar no Trabalho de 2024 do Indeed, quase 60% dos colaboradores se sentem estressados na maior parte do tempo. O Indeed também descobriu que um terço dos trabalhadores brasileiros coloca o bem-estar no trabalho como prioridade para os próximos cinco anos, já que a piora do equilíbrio entre vida pessoal e profissional continua sendo uma preocupação para 39% dos entrevistados.
Saber resolver problemas é uma característica indispensável. Um profissional que sabe se organizar de forma eficaz e administrar seu tempo, priorizando tarefas mais urgentes, ganha mais confiança e menos supervisão dos coordenadores para realizar o trabalho. Para melhorar habilidades de gerenciamento de tempo, o colaborador pode investir em programas de agendamento que monitorem tarefas diárias e permitam acompanhar como o tempo é gasto no trabalho. Assim, é possível identificar tendências na agenda e implementar estratégias para combater o tempo desperdiçado.
A integridade é outra característica importante para conquistar a confiança dos supervisores. Ela é conquistada a partir de diversas pequenas ações consistentes, como ser pontual, cumprir demandas dentro do prazo, ser honesto, respeitar os padrões legais da empresa e relatar más condutas.
Ter flexibilidade e mente aberta também pode ajudar o trabalhador a crescer profissionalmente e contribuir mais para o desenvolvimento de todos. A rigidez pode dificultar a melhoria, mas a flexibilidade pode fazer um colaborador descobrir estratégias mais eficientes e eficazes para sua função ou para toda a equipe. Os empregadores valorizam quem abraça mudanças e adota novos processos, procedimentos e tecnologias que beneficiem a empresa.
Inteligência emocional é a capacidade de reconhecer sentimentos com facilidade, proporcionando meios para acolhê-los ou corrigi-los, se necessário. Isso requer observação, escuta ativa e boas habilidades de comunicação. Profissionais que têm bom domínio da inteligência emocional conseguem identificar quando um colega está chateado ou frustrado e oferecem soluções proativas para reduzir conflitos, evitando também desperdiçar tempo no trabalho.
Por fim, ser positivo pode fazer toda a diferença. Colaboradores alegres e otimistas tornam o trabalho mais agradável para os colegas e melhoram a autoconfiança. Ter confiança também significa confiar nas próprias decisões e ser capaz de defendê-las. Em situações estressantes, as pessoas geralmente recorrem a membros da equipe que são capazes e calmos sob pressão.
“O crescimento profissional não é garantido apenas com conhecimentos especializados e é resultado de uma série de comportamentos que ajudam não só o próprio funcionário, como os colegas de trabalho e a empresa como um todo. No fim do dia, somos pessoas trabalhando com outras pessoas, então o fator humano é essencial e não pode ser deixado de lado no ambiente de trabalho", conclui Rizzardo.
¹Metodologia: A pesquisa foi realizada pelo Indeed com 1.000 trabalhadores no Brasil para investigar como eles se sentem em relação ao futuro do trabalho, incluindo que aspectos desejam mudar no trabalho nos próximos cinco anos, que habilidades acreditam que vão precisar adquirir e o quão confiantes estão em adquirí-las, que formato de treinamento gostariam de ter e se eles têm feito treinamentos para adquirir novas habilidades, e como encaram ter mais de um emprego. A pesquisa foi realizada por meio de um painel online em maio de 2024.