Carreira

5 dicas com exemplos para escrever uma boa bio para LinkedIn

Personalize seu perfil para refletir suas habilidades, conquistas e personalidade

Inclua termos relevantes à sua área de atuação para melhorar a visibilidade (Getty Images/Getty Images)

Inclua termos relevantes à sua área de atuação para melhorar a visibilidade (Getty Images/Getty Images)

Publicado em 16 de julho de 2024 às 08h11.

Uma bio eficaz no LinkedIn pode atrair recrutadores e potenciais parceiros de negócios. Aqui estão cinco dicas para criar uma bio de destaque, segundo a Forbes:

1. Seja claro e conciso

Dica: Resuma quem você é, o que faz e o que busca em poucas frases. Mantenha a simplicidade e vá direto ao ponto. Exemplo: "Especialista em marketing digital com 10 anos de experiência, focado em aumentar a presença online de pequenas empresas."

Desenvolvimento: Evite jargões e termos técnicos complicados. Use linguagem simples e clara para que qualquer pessoa, independentemente da familiaridade com sua área, entenda suas competências principais. Foque nos aspectos mais relevantes de sua carreira e o que você espera alcançar.

2. Destaque suas conquistas

Dica: Mencione realizações específicas e quantificáveis. Demonstre seu impacto em posições anteriores. Exemplo: "Aumentei as vendas online em 50% em seis meses através de campanhas de marketing direcionadas."

Desenvolvimento: Utilize números e resultados para dar credibilidade às suas conquistas. Detalhe como você atingiu esses resultados, que estratégias utilizou e quais habilidades foram essenciais para seu sucesso. Isso mostra aos recrutadores que você tem um histórico comprovado de realizações.

3. Use palavras-chave relevantes

Dica: Inclua termos relevantes à sua área de atuação para melhorar a visibilidade. Exemplo: "SEO, marketing de conteúdo, análise de dados, gestão de campanhas."

Desenvolvimento: Faça uma pesquisa sobre as palavras-chave mais buscadas na sua indústria e inclua-as naturalmente em sua bio. Isso aumenta as chances de seu perfil ser encontrado em pesquisas realizadas por recrutadores e profissionais da área. Além disso, mantém sua bio alinhada com os requisitos das vagas que você está buscando.

4. Adicione um toque pessoal

Dica: Mostre um pouco de sua personalidade e interesses. Isso humaniza seu perfil e torna mais fácil a conexão com outras pessoas. Exemplo: "Apaixonado por tecnologia e fotografia, sempre em busca de novas tendências digitais."

Desenvolvimento: Compartilhar hobbies ou interesses pessoais pode criar pontos de conexão com recrutadores ou futuros colegas. Isso mostra que você é uma pessoa completa e que tem interesses diversos, além do trabalho. Mas mantenha o equilíbrio para que sua bio continue profissional.

5. Termine com uma chamada para ação

Dica: Encoraje os leitores a entrar em contato com você. Facilite a interação. Exemplo: "Procurando novas oportunidades para colaborar? Vamos conectar!"

Desenvolvimento: Deixe claro que você está aberto a novas oportunidades e disposto a se conectar. Adicione links para suas outras redes sociais ou portfólio online. Uma chamada para ação eficaz pode ser o incentivo necessário para que alguém entre em contato com você para discutir uma oportunidade de emprego ou colaboração.

Por que você deve ter uma boa bio no LinkedIn?

Seguir essas dicas pode ajudar a criar uma bio no LinkedIn que se destaque e atraia as conexões certas para avançar na sua carreira. Personalize seu perfil para refletir suas habilidades, conquistas e personalidade, e maximize suas chances de ser notado por recrutadores e parceiros de negócios.

Acompanhe tudo sobre:LinkedInDicas de carreiraGuia de Carreira

Mais de Carreira

3 coisas que você pode aprender com Jeff Bezos sobre como tomar decisões inteligentes

Coach de CEOs revela truque número 1 para tomar melhorar decisões: 'Requer poucos minutos por dia'

"O segredo para ter sucesso é ver a profissão como uma missão", afirma Celso Kamura

“Passei, mãe!". Ela pagou cursinho com mãe vendendo lanche na rua e é aprovada em medicina na UERJ