Carreira

5 conselhos de Charlie Munger para quem quer trabalhar no mercado financeiro

De reconhecer suas limitações e evitar erros, os princípios de Munger são fundamentais para tomar decisões inteligentes

Munger acredita que imitar a maioria leva a resultados medianos (Montagem Felipe Alves/Shutterstock)

Munger acredita que imitar a maioria leva a resultados medianos (Montagem Felipe Alves/Shutterstock)

Publicado em 20 de setembro de 2024 às 16h42.

Última atualização em 20 de setembro de 2024 às 17h48.

Charlie Munger, parceiro de longa data de Warren Buffett na Berkshire Hathaway, foi uma das mentes mais brilhantes no mundo dos investimentos. Conhecido por sua abordagem racional e sua capacidade de simplificar conceitos complexos, deixou lições valiosas que vão além do mercado financeiro. Ele morreu em 2023, aos 99 anos.

Para quem deseja se destacar no mercado financeiro, suas lições são essenciais. Aqui estão cinco conselhos de Munger que podem ser fundamentais para quem quer ter sucesso nessa área.

Transforme seu conhecimento em finanças em uma vantagem competitiva. Participe do pré-MBA em Finanças Corporativas da EXAME; inscreva-se

1. Sabedoria e círculos de competência

Munger enfatizava a importância de saber o que você não sabe. Para ele, reconhecer suas limitações é mais útil do que tentar ser brilhante o tempo todo. Essa abordagem é o que ele e Buffett deram o nome de Círculo de competência.

"Reconhecer o que você não sabe é o começo da sabedoria."

No mercado financeiro, é vital focar nas áreas em que você tem verdadeiro conhecimento e evitar assuntos que estão fora do seu domínio. Como Munger dizia, evitar a estupidez é mais fácil do que buscar a genialidade. Ou seja, a chave do sucesso muitas vezes está em não cometer erros graves.

"É notável o quanto de vantagem de longo prazo pessoas como nós obtivemos ao tentar ser consistentemente não estúpidos, em vez de tentar ser muito inteligentes."

2. Seja diferente

Outro conselho de Munger é não seguir o rebanho. Ele acreditava que imitar a maioria leva a resultados medianos. Para se destacar no mercado financeiro, é necessário divergir do senso comum e, claro, estar certo em suas divergências.

"Imitar o rebanho convida à regressão à média."

Se você fizer o que todos fazem, vai obter os mesmos resultados. Para superar a média, é preciso tomar decisões diferentes e melhores que a dos outros.

3. Saiba quando desistir

Munger comparava a vida a um jogo de pôquer. Em certos momentos, mesmo que você tenha uma mão que ama, é necessário saber quando desistir. No mercado financeiro, isso significa lidar bem com os erros e aceitar novas informações que podem mudar o cenário.

"A vida, em parte, é como um jogo de pôquer, onde você precisa aprender a desistir às vezes, mesmo quando gosta muito da sua mão."

Reconhecer quando é hora de abandonar uma estratégia ou decisão pode ser a chave para evitar maiores prejuízos e crescer com os erros.

4. Cuidado com modelos falsos

Munger também alertava sobre a importância de não confiar cegamente em modelos quantitativos. Ele aprendeu com Buffett que, embora os números sejam importantes, nem tudo o que conta pode ser contado.

"Nem tudo que pode ser contado conta, e nem tudo que conta pode ser contado."

No mundo financeiro, isso significa que, além dos números, é fundamental entender o contexto e a qualidade dos negócios que você está analisando. Nem sempre o barato, baseado em métricas quantitativas, é um bom negócio.

5. Paciência e preguiça produtiva

Por fim, Munger foi um defensor da paciência. Ele acreditava que, muitas vezes, a melhor estratégia é "sentar e esperar". Isso significa ser preguiçoso de forma produtiva, evitando ações impulsivas e deixando o tempo agir a favor de bons investimentos.

"Sente-se. Você paga menos aos corretores, ouve menos bobagens e, se der certo, o sistema tributário ainda te dá uma vantagem de alguns pontos percentuais por ano."

No mercado financeiro, muitas vezes o tempo é o melhor aliado de um bom investimento. Em vez de correr atrás de novidades ou movimentar sua carteira constantemente, dar tempo para que bons negócios cresçam é uma estratégia poderosa.

Garanta sua vaga por R$ 37: pré-MBA em Finanças Corporativas revela as habilidades mais importantes para controlar o orçamento

Por que você deve saber sobre isso

Durante sua vida, Charlie Munger deixou conselhos simples, porém poderosos, para quem quer ter sucesso no mercado financeiro. De reconhecer suas limitações e evitar erros, até ser paciente e saber quando desistir, seus princípios são fundamentais para tomar decisões inteligentes e garantir bons resultados a longo prazo.

Acompanhe tudo sobre:Guia de Carreira

Mais de Carreira

10 habilidades que um bom líder deve ter para avançar na carreira

Como o CEO da Nvidia usa a técnica de 'primeiros princípios' para tomar decisões

Quer fazer um intercâmbio ou trabalhar em outro país? Veja as feiras deste ano

12 citações sobre desigualdade para usar em redações