Carreira

Como usar inteligência artificial para se destacar em processos seletivos

rofissionais podem potencializar suas candidaturas com estratégias inteligentes e o uso da IA como ferramenta de análise, aumentando suas chances de entrevistas e mostrando que dominar essas tecnologias é essencial para avançar na carreira

Usar IA para otimizar candidaturas e garantir entrevistas

Usar IA para otimizar candidaturas e garantir entrevistas

Publicado em 12 de novembro de 2025 às 11h11.

Profissionais podem se destacar no mercado de trabalho com estratégias focadas e personalizadas. Enviar um currículo que destaque como você resolve os desafios da vaga aumenta as chances de ser notado pelos recrutadores. Identificar pontos críticos na descrição da vaga e mostrar como suas experiências atendem a essas necessidades é uma estratégia. As informações foram retiradas de CNBC Make It.

Kaleah Mcilwain, 28 anos, digital editor na Filadélfia, destaca que, em meio à popularização da inteligência artificial, muitos candidatos usam essas ferramentas para gerar automaticamente currículos e mensagens de candidatura, frequentemente com resultados genéricos.

Deixe de procurar emprego e se torne alvo dos recrutadores: veja como se tornar um dos profissionais mais requisitados do mercado aqui

Ela prefere escrever seu próprio conteúdo e usar IA apenas para revisar e comparar seu texto com a descrição da vaga, garantindo que todos os pontos e palavras-chave relevantes estejam alinhados.

“Eu escrevo tudo sozinha, e então peço à IA para analisar se corresponde à vaga. Isso permite checar se atingi todos os pontos da descrição da vaga e usei as palavras-chave de forma significativa”, explica.

Além disso, a profissional investe em contato direto com os gestores da vaga. Ela envia e-mails curtos com uma apresentação e três pontos que destacam sua qualificação, sem exigir análise imediata do currículo.

Quer conhecer os caminhos profissionais na área de IA? Esse treinamento introdutório de quatro aulas mostra as possibilidades por apenas R$ 37

Essa abordagem já garantiu pelo menos três entrevistas, mostrando que, mesmo com a tecnologia, a interação humana continua sendo um diferencial.

“Você nunca sabe se quem revisa as candidaturas é humano, sistema ou IA. Então, ao invés de tentar contornar tudo isso, vou direto às pessoas”, afirma Mcilwain.

A experiência de Mcilwain evidencia que, na era da inteligência artificial, dominar ferramentas de análise e revisão automatizada pode transformar a forma como profissionais de qualquer área se apresentam no mercado, aumentando a eficiência, destacando competências estratégicas e abrindo portas para novas oportunidades de carreira.

O uso inteligente da IA aliado à estratégia pessoal permite que candidatos se diferenciem e atinjam patamares profissionais mais altos, sem depender apenas da sorte.

 Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$ 37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de três horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA;
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia;
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA;
  • Principais formas de atuação do especialista em IA;
  • Como construir um plano de carreira prático.

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, os interessados devem clicar aqui. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

QUERO PARTICIPAR DO PRÉ-MBA EM IA PARA NEGÓCIOS DA EXAME E SAINT PAUL

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing IA

Mais de Carreira

Use esses comandos na IA para ter uma rotina mais equilibrada entre vida e trabalho

 Mercado em crescimento: SoftBank aposta bilhões na OpenAI

'Profissional mais afetado pela IA será aquele com diploma que pensava estar seguro', diz CEO

Você deveria usar essa palavra em todo comando no ChatGPT — e não é 'por favor', nem 'obrigado’