Para indústria do cimento, descarbonização é questão de responsabilidade (Urbanscape/Getty Images)
Plataforma de conteúdo
Publicado em 20 de maio de 2025 às 07h00.
Globalmente, a indústria do cimento é responsável por cerca de 7% de todo o gás carbônico emitido por ano. No Brasil, essa participação é de quase um terço da média mundial – ou 2,3% – segundo o último Inventário Nacional de Gases de Efeito Estufa.
Para os grandes players do setor, a participação e criação de ações voltadas para a descarbonização é uma questão de responsabilidade.
Com este pensamento, a indústria criou, em 2019, o Roadmap Tecnológico do Cimento, em parceria com a Agência Internacional de Energia (IEA), a Corporação Financeira Internacional (IFC) - braço do Banco Mundial, o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD).
“Entendemos que é preciso avançar em todas as frentes para eliminar ou mitigar as emissões, oferecendo soluções tecnológicas de forma orientada para o futuro. Isso requer ações inovadoras, engajamento ativo e colaboração de muitos atores”, diz Paulo Camillo Penna, presidente da Associação Brasileira de Cimento Portland - ABCP e Sindicato Nacional da Indústria do Cimento – SNIC.
Na esteira das ações voltadas para a descarbonização, a indústria do cimento organiza o 9º Congresso Brasileiro do Cimento (CBCi) e a ExpoCimento focando no tema Plano Clima, instrumento chave que será apresentado da COP 30.
Na lista dos convidados de destaque encontram-se:
As perspectivas da indústria do cimento para alcançar a neutralidade climática serão apresentadas por aquele que é considerado maior autoridade no assunto: o presidente da Global Cement and Concrete Association (GCCA), Thomas Guillot.
“ Nosso setor é responsável por cerca de 82 mil empregos, com receita de aproximadamente R$ 26,5 bilhões ao ano. Desempenhamos um importante papel na sustentabilidade, principalmente no que tange à questão da substituição de combustíveis fósseis por fontes alternativas”, conclui Penna.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube