Satisfação: conceito subjetivo mas quantificável (phototechno/Thinkstock)
Bússola
Publicado em 21 de dezembro de 2022 às 18h00.
Última atualização em 22 de dezembro de 2022 às 06h57.
Medir a satisfação dos franqueados é um dos maiores desafios do setor de franquias. Pensando nisso, a Sults, empresa brasileira de tecnologia para gestão de redes de franquias e negócios, acaba de lançar um método exclusivo que mede a satisfação emocional dos clientes. O Net Emotional Score (NES), avalia de forma analítica o nível de satisfação dos franqueados e produz notas percentuais e informativas para facilitar a gestão da rede.
O cálculo do NES é obtido de forma simples e confiável. Com base em emoções positivas, neutras e negativas, o sistema calcula o percentual e gera os resultados. As informações são incluídas no sistema e geram dados traduzidos em cinco diferentes emoções: nervoso, triste, normal, feliz e encantado. O índice se flexibiliza entre 0% e 100%, sendo 0% muito negativo e 100% muito positivo.
De acordo com o CEO da Sults, Rodrigo Caetano, o método é totalmente inovador no mercado de gestão de franquias. “O NES foi desenvolvido de uma análise minuciosa das necessidades dos clientes da Sults, queríamos entender o nível de satisfação do franqueado com relação à rede de forma mais abrangente e real. Sabemos que é difícil traduzir a emoção através de números, mas o NES ajuda a chegar bem perto dessa compreensão,” afirma.
A nova funcionalidade aponta o nível geral de satisfação do cliente atribuindo um perfil em porcentagem, que mostra os dados gerais das unidades franqueadas, mas também possibilita visualizar a pontuação em cada unidade. Outro diferencial é que o nível de satisfação avalia cada setor, seja o de expansão, comercial ou financeiro. As áreas avaliadas são totalmente personalizáveis e também podem ter pesos diferentes para a pontuação. A novidade foi lançada em setembro e já pode ser utilizada pelos mais de 300 clientes Sults em todo Brasil.
“Ter o entendimento claro do que o franqueado está sentindo sobre o seu negócio é fundamental para o nosso crescimento, por isso uma ferramenta como o NES pode ajudar a resolver dores que não conseguimos detectar com as métricas tradicionais de análise de resultados”, diz a diretora da ABC da Construção, Ana Cristina Teixeira, que já utiliza o sistema Sults há mais de um ano.
A utilização do NES pode alertar a rede e apontar as áreas que estão sendo muito bem geridas e outras que demandam soluções imediatas, partindo do sentimento dos franqueados. O NES é o primeiro módulo de um pacote amplo que tem foco na satisfação do cliente, os outros módulos — Net Promoter Score (NPS) e o Health Score — têm previsão para serem lançados até o fim de 2022.
Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube
VEJA TAMBÉM: