Bússola

Um conteúdo Bússola

Varejo digital cresce 20,1% no primeiro semestre de 2023, aponta Linx

Segundo empresa, compras online com retirada em loja cresceram 37%

O cartão de crédito aparece como responsável por 49% das compras realizadas no primeiro semestre de 2023 (filo/Getty Images)

O cartão de crédito aparece como responsável por 49% das compras realizadas no primeiro semestre de 2023 (filo/Getty Images)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 27 de julho de 2023 às 18h00.

As vendas no varejo digital cresceram 20,1% no primeiro semestre de 2023, quando comparadas com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Linx, empresa do grupo StoneCo. e especialista em tecnologia para o varejo. Um dos destaques foi a busca por retirada em lojas, com aumento de 37% em média no período, chegando a 32% de representatividade.

Meios de pagamento

Na hora de pagar, o cartão de crédito segue sendo o meio de pagamento mais utilizado, representando 49% das compras realizadas nos 6 primeiros meses do ano.  O cartão de débito aparece em segundo lugar, seguido pelo QR Code/Pix e por outras formas de pagamento, como boleto bancário e vouchers. Apesar da menor representatividade, vale destacar que os pagamentos digitais, como PIX, cresceram 354% em relação ao primeiro semestre de 2022.

Análise

Para Tiago Mello, CMO e CPO da Linx, o balanço deste primeiro semestre mostra que as lojas que investem na digitalização tiveram uma melhor performance especialmente investimentos em omnichannel que integram os estoques das lojas físicas dentro do e-commerce “O omnichannel é uma das principais alavancas que o varejo possui neste momento, pois inclui a equipe de vendas da loja física dentro do e-commerce, reduz o custo de frete e aumenta a taxa de conversão do varejista, já que os sites possuem mais variedade para vender. Segundo dados da nossa base, durante o Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o setor, as vendas em comércios omnichannel cresceram 13% em relação a 2022, totalizando 26% dos pedidos”. Tiago também explica que os comerciantes que adotaram esse tipo de estratégia observaram um crescimento no ticket médio na primeira metade do ano, tanto em lojas físicas (19%), digitais (25%) ou omnichannel (15%).

Datas comemorativas

Carnaval, Dia das Mães e Dia dos Namorados, participaram ativamente no crescimento desses resultados. Durante a folia em março, as transações via Pix cresceram 202%. Já na comemoração do Dia dos Namorados, houve um aumento de 117% no faturamento e 52% na quantidade de pedidos (frente a uma segunda-feira comum) na mesma base comparativa.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

Veja também

Braza Bank lidera ranking de bancos exclusivos de câmbio do Brasil

Leo Madeiras celebra 80 anos com projeção de movimentar R$ 4 bi em vendas

O futuro do e-commerce e da jornada phygital

Acompanhe tudo sobre:VarejoIndústria digitalVendasCiência de Dados

Mais de Bússola

Climatechs: o setor emergente que pode transformar a resposta do Brasil à crise climática

Brasil recebe congresso de educação ambiental para países falantes da língua portuguesa

Distribuição pode ser fator determinante no crescimento do mercado de seguros na América Latina

Com educação, agronegócio pode acelerar modernização causando impacto social positivo