Bússola

Um conteúdo Bússola

Vacinações são, antes de tudo, campanhas de saúde pública

Coluna de Alon Feuerwerker destaca que, apesar de problemas pontuais, vacinas contra covid-19 são fundamentais para a proteção coletiva

Profissional de saúde recebe vacina contra coronavírus Sinovac (COVID-19) no Hospital das Clínicas de São Paulo, Brasil, em 18 de janeiro de 2021.  (Amanda Perobelli/Reuters)

Profissional de saúde recebe vacina contra coronavírus Sinovac (COVID-19) no Hospital das Clínicas de São Paulo, Brasil, em 18 de janeiro de 2021. (Amanda Perobelli/Reuters)

Mariana Martucci

Mariana Martucci

Publicado em 19 de janeiro de 2021 às 18h54.

Com o início da vacinação em larga escala mundo afora, começam a aparecer alguns problemas. Nada muito grave por enquanto, mas a situação naturalmente merece atenção. Há casos de efeitos colaterais importantes, possíveis achados de reinfecção pelas novas cepas, mais contagiosas, em quem já tinha anticorpos, e dúvidas sobre a efetividade anunciada pelos fabricantes.

É absolutamente esperado que essas circunstâncias deem a cara quando a vacina de fato começa a rodar em grandes populações. Afinal, estamos terminando de montar o avião em pleno voo. Mas vale a pena. Vacinas não precisam ser infalíveis. Precisam reduzir significativamente o número de infectados; e, portanto, de hospitalizados; e, portanto, de falecidos.

É isso que interessa. Pois vacinas são importantes para proteger o indivíduo, e mais fundamentais ainda para proteger populações. E indivíduos tomados isoladamente estão tão mais protegidos quanto mais protegida está a população no seu conjunto. Vacinações são antes de tudo campanhas de saúde pública. Essa é a ideia que nunca deveria ser esquecida.

*Analista político da FSB Comunicação

Siga Bússola nas redes:  InstagramLinkedin  | Twitter  |   Facebook   |  Youtube 

Acompanhe tudo sobre:VacinasCoronavírusPandemiavacina contra coronavírus

Mais de Bússola

Como a inteligência artificial está transformando treinamentos corporativos

Varejista investe em formação dos colaboradores com plataforma de conteúdo diversificado

Setor de energia elétrica avança na redução de passivo histórico

Rede social ESG aposta no Rio Innovation Week para ampliar sua presença