Bússola

Um conteúdo Bússola

TRENDS: Referral Marketing é novo boca a boca entre marca e consumidores

O marketing de referência é uma das formas mais eficazes de divulgação de um produto ou de uma marca, partindo de experiências em comum

Consumidores são impulsionados a participar das marcas quando se sentem parte delas (Jasmin Merdan/Getty Images)

Consumidores são impulsionados a participar das marcas quando se sentem parte delas (Jasmin Merdan/Getty Images)

B

Bússola

Publicado em 22 de setembro de 2021 às 08h00.

Por Alexandre Loures e Flávio Castro*

Quem nunca pediu a um amigo ou familiar indicação para encontrar um produto ou serviço? O marketing do boca a boca acontece, naturalmente, a partir de nossas experiências em comum. Pessoas são motivadas a divulgar o que gostam e o que as faz se sentirem inspiradas.

Grupos de WhatsApp são lugares onde essa troca acontece o tempo inteiro. Mídias sociais, também. Os consumidores já estão acostumados a detectar propagandas e, por isso, a recomendação de um amigo, pessoa próxima ou mesmo de um influencer, parece altamente confiável.

Neste contexto, plataformas de avaliações na internet atraem cada vez mais a atenção dos consumidores e já existem aplicativos e lojas online que, inclusive, pontuam clientes que deixam avaliações sobre os produtos comprados.

Clientes leais são eficazes na divulgação de qualquer marca.

Conectividade social é o novo boca a boca. Consumidores falam, compartilham e postam sobre marcas e isso não pode, nem deve ser descartado.

A plataforma TikTok é um bom exemplo disso.

O Washington Post transformou suas notícias em vídeos curtos e engraçados, atraindo públicos diferentes de sua presença na web. Resultado? 40,9 milhões de curtidas no aplicativo.

A estratégia? Fazer com que o público consuma notícias, de uma maneira diferente e ainda as compartilhem. Atrair pessoas para lerem, de uma forma mais rápida, um conteúdo que está no jornal mas muitas vezes não é acessado.

O marketing de referência, quando bem explorado, é uma das formas mais eficazes de divulgação de um produto ou de uma marca. O negócio é fazer com que as pessoas falem sobre as suas experiências de forma genuína e, de preferência, orgânica.

Boas histórias são gatilhos para as pessoas terem vontade de compartilhar. Informações e conselhos também. É necessário pensar em uma troca de informações que possa repercutir seja incutindo uma inovação de seu site, mudança de relacionamento com o cliente, centros de colaboração, produção de conteúdo de qualidade, incentivo a depoimentos e comentários, e assim por diante.

Consumidores são impulsionados a participarem das marcas quando se sentem parte delas. Portanto, qualquer ação que o inclua e o integre, mostrando a ele que sua presença é fundamental para o desenvolvimento da marca, até como co-criador de algum produto ou serviço, o faz se sentir inspirado a compartilhar dessa experiência.

À medida que fãs de uma marca compartilham seus produtos e serviços com contatos de seus círculos de influência, suas vendas aumentam.

Recomendações positivas serão sempre fortalecedoras para qualquer empresa. Uma arma poderosa, mais eficaz do que qualquer estratégia tradicional.

Leia mais:

*Alexandre Loures e Flávio Castro são sócios da FSB Comunicação

Este é um conteúdo da Bússola, parceria entre a FSB Comunicação e a Exame. O texto não reflete necessariamente a opinião da Exame.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | LinkedIn | Twitter | Facebook | Youtube

 

Acompanhe tudo sobre:ComunicaçãoConsumidoresmarketing-digitalRedes sociais

Mais de Bússola

Quais foram as cinco marcas mais comentadas no Rock in Rio 2024?

O marketing brasileiro não funciona por falta de investimento nas ferramentas certas

Como a paridade de gênero nas Olimpíadas e o sucesso das Paralimpíadas inspiram mudanças sociais

Healthtech brasileira mais que dobra faturamento e capta R$ 110 mi em Série B